Dia Internacional da Mulher: produtos digitais oferecem oportunidade no empreendedorismo feminino


Mais da metade dos novos usuários na plataforma em janeiro deste ano são do

gênero feminino. Conheça alguns exemplos de mulheres que já empreendem na Creator Economy


Segundo a Hotmart, empresa global de tecnologia e líder na Creator Economy, mais da metade (64%) dos novos usuários cadastrados na plataforma em janeiro deste ano se identificam com o gênero feminino, com um crescimento de 11% nos últimos dois anos. O dado revela o crescente interesse deste público pelo mercado digital, que oferece uma série de vantagens para o empreendedorismo feminino.

Empreender na Creator Economy significa lidar com menos barreiras de entrada. Não há limitações geográficas ou de tempo e é possível começar com investimento baixo. Então, é uma oportunidade acessível para quem quer compartilhar conhecimento e fazer negócios”, explica Nathalia Cavalieri, General Manager na Hotmart.

Desde sua criação, a Hotmart já registrou mais de 100 mil produtos em português voltados para o público feminino. Mas as oportunidades de vendas não se limitam a clientes mulheres. “A Creator Economy gera não só a possibilidade de mulheres dialogarem com outras mulheres, mas também de se tornarem referências em seus nichos e áreas de atuação, independente do gênero, vendendo para qualquer público”, explica Nathalia. 

O levantamento revelou ainda que os nichos com mais produtos criados voltados a mulheres são: carreira e desenvolvimento pessoal (1º); relacionamentos (2º); saúde e esportes (3º); ensino e estudo acadêmico (4º); moda e beleza (5º); educação infantil e família (6º); finanças e negócios (7º). “Esse dado nos comprova a diversidade de abordagens e interesses. Ao mesmo tempo, evidencia como os produtos digitais têm cumprido papel importante no aprimoramento do conhecimento para quem quer investir na própria carreira ou no desenvolvimento pessoal”, completa a executiva da Hotmart.
 

Outra pesquisa feita em 2021 pela Hotmart corrobora com esse dado. Na época, dois terços do público consumidor de cursos livres online (68%) se identificava com o gênero feminino e algumas das motivações para os cursos também eram ligadas a algum movimento de carreira, como aumentar a renda ou salário atual (38%); gerar nova renda/renda extra (35%), mudar de área de atuação (15%) ou trocar de carreira (9%).

Conheça alguns exemplos de criadoras de conteúdo que empreendem na Hotmart:


Nícia Nuss é um exemplo de sucesso no empreendedorismo feminino. A chef foi pioneira ao transformar seus conhecimentos culinários em produtos digitais. A criadora do “Curso de Tábuas de Frios” já tem mais de 5 mil alunos em sete países, somando todos seus produtos. “A maioria são mulheres, então eu converso com pessoas que são praticamente iguais a mim, que tem a ambição de trabalhar para si e não ficar trabalhando pros outros”.
 


Outra representante é Haifa Magidman, que trabalhava com Tecnologia da Informação e começou a produzir conteúdo sobre limpeza e restauração de tênis na pandemia. Foi quando começou a receber pedidos de outras pessoas e passou a ensinar seus conhecimentos no curso de Higienização e Restauração de Tênis. “Sempre gostei de ensinar e quando começou a dar certo as pessoas começaram a pedir dicas. Eu não sabia tanto, mas comecei a estudar mais a fundo até ver que tinha embasamento para criar um curso. Analisei esse mercado que estava entrando e vi que meus concorrentes não faziam o que faço”, revela Haifa Magidman.
 


Fabricia Geandra transformou um nicho de mercado em sua carreira. “Por conta do crescimento, muitas pessoas me pediam para oferecer cursos. Depois de uns seis meses decidi entrar nesse ramo do mercado digital e só no lançamento lucramos mais de R$40 mil em poucas horas”, relata Geandra. A criadora do curso Resinando com a Ge começou a trabalhar no ramo da resina através do TikTok. Hoje a empreendedora tem mais de um milhão de seguidores na plataforma e mais de 3 mil alunos na Hotmart.


Já a nutricionista e criadora do projeto Meu Bebê Bom de Garfo, Milene Henriques, transformou sua própria experiência com a maternidade e sua especialização na nutrição para ajudar os outros. Milene tem mais de 23 mil alunos na Hotmart, onde ensina pais e mães a melhorarem seus cuidados com a alimentação dos filhos. Ela destaca o papel que a tecnologia da Hotmart teve na facilidade para empreender. “Eu tinha zero entendimento de como hospedar o meu produto. Meu primo e sócio, Lucas, indicou a Hotmart. Descobri que era a maior e melhor plataforma para nos auxiliar na venda do nosso curso”, conclui a criadora do Curso de Alfabetização do Paladar.


 

Sobre a Hotmart
Fundada em 2011, pelos empreendedores João Pedro Resende e Mateus Bicalho, a Hotmart é uma das líderes globais no mercado de produtos digitais. A empresa conta com mais de 1,5 mil funcionários e fornece todo o ecossistema para a criação e venda de conteúdos digitais como cursos online, ebooks, podcasts entre outros formatos. A empresa faz parte do grupo Hotmart Company e contabiliza mais de 35 milhões de usuários, mais de 580 mil produtos cadastrados e vendas em mais de 188 países. www.hotmart.com

Rolar para cima