Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

DEU HOJE NO JORNAL FOLHA DO TURISMO RN SOFRE QUEDA NO NÚMERO DE VISITANTES ESTRANGEIROS

O Rio Grande do Norte amargou em 2008 uma queda de 20% no número de visitantes estrangeiros em comparação com 2007. Segundo Gina Robinson, gerente de Promoções Internacionais da Emprotur, a crise econômica foi um dos principais fatores para a diminuição. E de acordo com ela, para 2009, as perspectivas não são as melhores, já que houve diversos cancelamentos de voos para o Nordeste: “A Tam cancelou há cerca de dois meses o voo direto Paris-Recife e a Tap parou de operar em cada estado do Nordeste uma de suas frequências”, explicou.

Para Gina, um dos motivos da falta de passageiros é o preço praticado pelas companhias aéreas: “Não consigo entender como um voo que é mais longo pode ser bem mais barato do que um cerca de três horas mais perto. A Tap cobra 593 euros para o Rio e 762 euros para Natal. Sei que não há concorrência para o Nordeste, mas eles poderiam ganhar em quantidade”, critica a executiva. Gina Robinson disse que as principais reivindicações da Emprotur são para que as companhias aéreas baixem as tarifas e ofereçam melhores conexões.

O Rio Grande do Norte, que divulga na Top Resa o ecoturismo e o turismo de aventura, recebeu em 2008 cerca de dois mil franceses. Segundo Gina, o mercado francês não é muito forte no estado pois as operadoras francesas não fazem charteres para Natal: “Para eles é muito arriscado fechar um avião, sendo mais interessante bloquear assentos nos voos regulares. Dessa forma ficamos nas mãos das cias aéreas”, lembra.

Gina Robinson adintou que assim que a Copa do Mundo de 2010 terminar a Enprotur começará a divulgação do Natal internacionalmente, já que a capital é uma das sedes da Copa de 2014 no Brasil: “Vamos direcionar nossa promoção aos países que jogarão em Natal, mas para isso dependemos do calendário”, contou ela a estratégia.

Boa Viagem