Demanda turística faz prefeitura de João Pessoa focar ações de qualificação profissional

Mais vagas
Demanda turística faz prefeitura de João Pessoa focar ações de qualificação profissional

O crescimento da demanda de turistas na cidade de João Pessoa tem sido proporcional ao número de vagas de emprego com carteira assinada nos últimos cinco meses – novembro e dezembro de 2022 e no primeiro trimestre de 2023. A afirmação é do secretário executivo de Desenvolvimento Econômico da capital paraibana, João Bosco, que participou, nesta quarta-feira (04), da reunião do Conselho Municipal de Turismo. Atualmente, João Pessoa tem um estoque de 183 mil empregos com carteiras assinadas, um número que tem se mantido em crescimento nos últimos dois anos, em especial, em decorrência das atividades relacionadas com o turismo.

Os dados relacionados entre oferta de vagas e qualificação profissional no Turismo, foram temas discutidos durante a reunião no Conselho. De acordo com Daniel Rodrigues, secretário de Turismo de João Pessoa, o setor tem apresentado crescimento constante e aberto vagas de emprego em diversos segmentos e, por conta dessa demanda, existe a necessidade de capacitar e qualificar a mão de obra que estará sendo colocada no mercado de trabalho.

“A prefeitura tem acompanhado de perto essa evolução e desenvolvido uma série de ações que atendam a esse mercado”, afirmou o secretário, que destacou a atuação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico nesse processo. “As ações em parceria com toda a estrutura municipal tem permitido que a prefeitura atue diretamente para a melhoria do atendimento e dos serviços prestados aos turistas e à própria população”, enfatizou Daniel Rodrigues.

Nesse sentido, o diretor de Qualificação e Projetos, Dante Tomei, afirmou que a Sedest tem procurado desenvolver cursos de capacitação para suprir o que o mercado necessita, como, quais as ocupações são mais carentes ou melhoria dos currículos profissionais. A secretaria, em parceria com a Setur, tem promovido cursos de capacitação como atendimento na prestação de serviços aos turistas; marketing pessoal para prestadores de serviços; como gerar conexão de vendas com os turistas, entre outros.

Está na pauta das duas secretarias promover nos próximos meses cursos de técnicas de atendimento, gestão de reclamação, atendimento multilingue e culturalmente acessíveis, além de gestão financeira e sustentabilidade ambiental. “Estamos em um processo de construção de conteúdos que visa tornar João Pessoa em excelência no atendimento aos turistas e aos cidadãos que residem em nossa capital”, afirmou Daniel Rodrigues.

Fotos: Pedro Ivo

Rolar para cima