Demanda de passageiros e reservas antecipadas de outubro mantêm recuperação do setor



– – A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association) anunciou que a recuperação das viagens aéreas continuou em outubro.

  • O tráfego total (medido em passageiro pagante por quilômetro, ou RPKs) aumentou 44,6% em outubro de 2022 em relação a outubro de 2021. Globalmente, o tráfego atingiu 74,2% dos níveis pré-crise (outubro de 2019).
     
  • O tráfego doméstico caiu 0,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, pois as rigorosas restrições de viagens relacionadas à COVID na China diminuíram os números globais. O tráfego doméstico total de outubro de 2022 ficou em 77,9% do nível registrado em outubro de 2019. As reservas antecipadas de voos domésticos permanecem em cerca de 70% do nível pré-pandemia.
     
  • O tráfego internacional aumentou102,4% em relação a outubro de 2021. Os RPKs internacionais de outubro de 2022 atingiram 72,1% dos níveis de outubro de 2019. Todos os mercados relataram forte crescimento, liderados pela região Ásia-Pacífico. As reservas antecipadas para viagens internacionais aumentaram e atingiram cerca de 75% dos níveis pré-pandemia após a reabertura anunciada por várias economias da Ásia.

“Tradicionalmente, em outubro, a temporada de viagens de outono é mais tranquila no Hemisfério Norte, por isso é muito bom ver que a demanda e as reservas antecipadas continuam fortes. É um bom sinal para a temporada de inverno que se aproxima e para manter a recuperação do setor”, disse Willie Walsh, diretor geral da IATA.

Mercados internacionais de transporte aéreo de passageiros

As companhias aéreas da região Ásia-Pacífico apresentaram aumento de 440,4% no tráfego de outubro de 2022 em relação a outubro de 2021, a maior taxa de aumento ano a ano entre todas as regiões, mas é necessário levar em conta a base muito baixa de 2021. A capacidade aumentou 165,6% e a taxa de ocupação subiu 39,5 pontos percentuais, atingindo 77,7%.

As companhias aéreas da Europa apresentaram aumento de 60,8% no tráfego de outubro de 2022 versus outubro de 2021. A capacidade aumentou 34,7% e a taxa de ocupação subiu 13,8 pontos percentuais, atingindo 84,8%, a segunda maior entre as regiões.

As companhias aéreas do Oriente Médio apresentaram crescimento de114,7% no tráfego em outubro de 2022 em relação a outubro de 2021. A capacidade aumentou 55,7% em relação ao mesmo período do ano passado e a taxa de ocupação subiu 21,8 pontos percentuais, atingindo 79,5%.

As companhias aéreas da América do Norte registraram aumento de 106,8% no tráfego em outubro de 2022 versus outubro de 2021. A capacidade aumentou 54,1% e a taxa de ocupação subiu 21,4 pontos percentuais, atingindo 83,8%.

As companhias aéreas da América Latina apresentaram aumento de 85,3% em relação ao mesmo mês de 2021. A capacidade aumentou 66,6% e a taxa de ocupação subiu 8,7 pontos percentuais, atingindo 86,0%, a maior entre as regiões.

As companhias aéreas da África registraram aumento de 84,5% no tráfego de outubro em relação ao mesmo mês do ano passado. A capacidade aumentou 46,9% e a taxa de ocupação subiu 14,5 pontos percentuais, atingindo 71,3%, a menor entre as regiões.

Mercados domésticos de transporte aéreo de passageiros
 

O tráfego doméstico da Austrália quase triplicou em outubro de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado (+292,9%); o tráfego agora está 15,8% abaixo dos níveis pré-pandemia.

O tráfego doméstico da China caiu 58,7% em outubro e agora está 69,4% abaixo dos níveis de outubro de 2019.
 


Conclusão

“As pessoas estão desfrutando da liberdade de viajar e as empresas reconheceram a importância do transporte aéreo para o seu sucesso. Uma pesquisa realizada recententemente com líderes de empresas europeias que mantêm negócios internacionais mostrou que 84% deles não podem imaginar seus negócios internacionais sem o acesso ao transporte aéreo e 89% relataram que a proximidade de um aeroporto com conexões globais representa uma vantagem competitiva. Os governos precisam considerar que as viagens aéreas são fundamentais para a forma como vivemos e trabalhamos. Essa realidade deve servir de base para a criação de políticas que permitam que a avição opere da forma mais eficiente possível, além de apoiarem a meta de zero emissão líquida do setor até 2050, com incentivos significativos para a produção de combustíveis sustentáveis da aviação”, disse Walsh.
 

Veja a análise completa dos mercados de transporte aéreo de passageiros de outubro de 2022 (pdf)
 

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.