Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Gastronomia

Da gastronomia mediterrânea para o mundo: vinhos são alimentos que podem ser consumidos sozinhos ou acompanhar qualquer tipo de prato

Desde o preparo dos pratos até a sobremesa, em países como a Espanha, a bebida acompanha as refeições por se tratar de um alimento nutritivo, acolhedor e saboroso

Em alguns países como a Espanha, o vinho é considerado e consumido como um alimento – inclusive tributado como tal.

Além de ser valorizado como um produto repleto de benefícios à saúde, o vinho integra pratos (de carnes e massas até diferentes tipos de doces) realçando sabores e despertando prazeres palatáveis.

“O vinho é considerado uma comida aqui na Espanha por se tratar de um elemento da nossa cultura e parte essencial da nossa dieta mediterrânea”, cometa Ana Saenz, diretora de marketing, comunicação e exportação da vinícola espanhola Finca Valdeguinea, produtora do Joven Finca Valdeguinea – um vinho que pode acompanhar o aperitivo até o prato principal. “Ele pode sair do prato principal e ir direto para a sobremesa já que é um vinho que ressalta o seu componente frutal”, completa Saenz.

De acordo com Sandra Zottis, responsável Técnica da Magnum Importadora, que comercializa os espanhóis da vinícola Lan, o vinho possui mais de 800 componentes entre sais minerais, vitaminas e antioxidantes, que, somados a outros alimentos e, quando ingerido moderadamente, faz muito bem ao organismo. Ele dá energia, acelera o metabolismo e propicia a absorção de nutrientes presentes em outros alimentos. “Por isso a dica de beber duas taças ao dia, que é cerca de 240 ml junto com as refeições”, recomenda.

Sobre a Campanha Vinhos de Espanha

A campanha “Wines from Spain” (“Vinhos de Espanha”, no Brasil) é uma idealização do ICEX (España Exportación e Inversiones), e começou em mercados aonde o vinho espanhol contava com uma presença especial, como Reio Unido e Alemanha.

Ao longo dos anos, as atividades foram se estendendo a praticamente todos os mercados consumidores. Nos últimos anos, a atenção está voltada para os mercados emergentes, como os BRICS (formado por: Brasil, Rússica, Índia, China e África do Sul), por exemplo.

Este ano a campanha chega à sua segunda edição no Brasil com a proposta de continuar divulgando no mercado nacional a qualidade dos vinhos espanhóis e sua diversidade.

 

Ao todo 12 vinícolas Espanholas que participam da Promoção dos Vinhos Espanhóis no Brasil:

 

BODEGA MATARROMERA

BODEGAS ARZUAGA NAVARRO

BODEGAS BLEDA

BODEGAS FRANCO ESPAÑOLAS

BODEGAS LAN

BODEGAS MURIEL

BODEGAS ONTAÑON

BODEGAS SONSIERRA

BODEGAS WILLIAMS & HUMBERT

FINCA  VALDEGUINEA

GRUPO COMERCIAL FREIXENET

VEGA TOLOSA

 

O ICEX –

España Exportación e Inversiones é uma entidade pública, presente em mais de cem países e em todos os continentes, que tem como missão promover a internacionalização das empresas espanholas no mundo a fim de contribuir para as suas competitividades, assim como impulsionar parcerias com empresas internacionais que queiram se instalar na Espanha.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem