Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Covilhã receberá a Nona Edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal” nos dias 29,30 e 31 de maio

“Família do Turismo” reúne-se na Covilhã no 9.º Fórum Vê Portugal

  • Cidade da Serra da Estrela recebe nos últimos dias de maio o maior evento nacional sobre turismo interno, para “tecer novos caminhos”.



Turismo Centro de Portugal recebeu hoje(8) no espaço do hotel Montebelo Vista Alegre do Chiado, que em breve será inaugurado e será um hotel boutique 5 estrelas, durante uma conferência de imprebsa para lançar as mais recentes novidades no programa da nona edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, que vai decorrer na cidade da Covilhã nos dias 29, 30 e 31 de maio.

 Estiveram presentes, Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal (TCP), José Miguel Oliveira, vereador da Câmara Municipal da Covilhã, Jorge Costa, administrador da Visabeira Turismo, e Adriana Rodrigues, chefe do núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da TCP.

O Fórum Vê Portugal é uma iniciativa anual do Turismo Centro de Portugal, que junta especialistas nacionais e internacionais para uma discussão alargada sobre o presente e o futuro do turismo interno. Covilhã sucede a Viseu, Aveiro, Coimbra, Leiria, Guarda, Castelo Branco, Caldas da Rainha e Tomar, as cidades da região que acolheram as edições anteriores, sempre com grande sucesso. Este ano, o tema central do evento é “Tecer Novos Caminhos para o Turismo Interno”.
 
Entre as novidades hoje anunciadas, destacam-se a introdução de novos oradores para os vários painéis do evento, que irão apresentar temas relevantes para a discussão do turismo interno.

Na conferência de imprensa, o anfitrião Jorge Costa agradeceu a presença de todos num espaço privilegiado no coração de Lisboa que nas próximas semanas irá ser o primeiro hotel 5 estrelas do grupo Visabeira em Lisboa. Os convidados tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do hotel. Serão 58 quartos, todos no mais alto padrão do luxo, com detalhes e desenhos da Vista Alegre.

José Miguel Oliveira considerou ser “uma honra para a Covilhã receber o Fórum Vê Portugal”. “A Covilhã é uma cidade que se destaca no interior do país, tendo registado 300 mil dormidas em 2022. É a porta de entrada para a Serra da Estrela e dispõe de uma oferta turística diversificada. Estou certo de que o Vê Portugal será um evento memorável para os visitantes e para os moradores. Quem se deslocar à Covilhã irá ter uma experiência inesquecível”, acrescentou.

Pedro Machado destacou a importância da realização do Fórum Vê Portugal no contexto atual. “Temos registado, nos últimos anos, ao crescimento da procura interna dos destinos de interior. O interior do Centro de Portugal, de que a Covilhã é exemplo, é cada vez mais o destino preferido de muitos portugueses, ajudando, em muitos casos, a compensar a diminuição da procura externa provocada pela pandemia. O interior da região está a ser redescoberto pelos portugueses e constitui, como dizemos há muito, um verdadeiro luxo do século XXI, onde se podem gozar férias com tempo, espaço e qualidade. É mais do que justo, por isso, termos escolhido a Covilhã para este Fórum Vê Portugal”, considerou.

“Desde o início do Vê Portugal que trazemos para a discussão a importância do turismo interno, que é injustamente desvalorizado por muitos. Tenho a certeza que este vai ser o fórum da família do Turismo em Portugal”, disse ainda Pedro Machado.
 

Muito para debater em três dias intensos
Durante os três dias de Fórum Vê Portugal, não vão faltar os motivos de interesse.

Coube a Adriana Rodrigues apresentar com maior detalhe o programa do Fórum Vê Portugal, que durante três dias vai tornar a Covilhã a capital do turismo interno. O programa pode ser consultado em https://bit.ly/3yCiYU2 ou www.facebook.com/forumveportugal.

Adriana Rodrigues destacou que “a 9.ª edição do Vê Portugal assume uma forte componente de inspiração e criatividade, alinhada com a cultura que se vive na cidade anfitriã, a Covilhã, cidade criativa do Design. Pretende-se, com isso, dar-se um impulso à reflexão sobre o tema do turismo interno, que fuja à norma. Simultaneamente, pretende-se propiciar uma experiência, na primeira pessoa, de alguns dos principais produtos turísticos da Covilhã e da Serra da Estrela: cultura, historia, património, natureza, gastronomia e vinhos. São todos bem-vindos, e necessários, no ‘Vê Portugal’, o maior forum de discussão do turismo interno que se realiza em Portugal”.

Os trabalhos do encontro começam na tarde de dia 29 de maio. Entre as 17h00 e as 19h00, o espaço do New Hand Lab recebe a segunda edição das “Reuniões B2B”. Esta é uma iniciativa que tem como objetivo juntar os agentes da oferta turística da sub-região Beiras e Serra da Estrela com operadores turísticos e agentes de viagens nacionais. Estão já confirmados 23 buyers e 22 suppliers.

Segue-se um Welcome Drink no Pena D´Água Boutique Hotel, reservado aos participantes nestas reuniões B2B.

O dia seguinte, 30 de maio, tem uma manhã preenchida com debates e apresentações no Teatro Municipal da Covilhã.

A Sessão de Abertura do evento terá a participação de Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, Mário Raposo, reitor da Universidade da Beira Interior, Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, e Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços.

Seguem-se dois momentos que seguramente deixarão a audiência conquistada. Jorge Sequeira, um dos mais conhecidos “motivational speakers” nacionais, fará uma preleção a todos os presentes, com o tema “Dar ao Pedal – Destino e Partida Sem Igual”; e Luís Osório, escritor e jornalista, cronista diário na TSF, apresentará um “Postal do Dia” especial.

Às 12h00 tem lugar mais um momento alto do dia, com o debate “Turismo Interno – Desafios para Portugal”. Moderada pelo jornalista Paulo Baldaia, a conversa junta um painel alargado, que inclui Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, e quatro presidentes de regiões de turismo: Pedro Machado, do Centro de Portugal; Luís Pedro Martins, do Porto e Norte de Portugal; Vítor Silva, do Alentejo; e João Fernandes, do Algarve.

A tarde do segundo dia desafia todos os participantes no “Vê Portugal” a “Inspirar para Criar, na Covilhã”. Esta iniciativa, em parceria com o Município da Covilhã, o Museu de Lanifícios da UBI e o New Hand Lab, pretende estimular a criatividade dos participantes e promover os principais ativos turísticos do concelho. Os participantes podem escolher entre cinco atividades, todas gratuitas mas limitadas ao número de vagas. As hipóteses são as seguintes:

Roteiro pela Arte Urbana da Covilhã – Um passeio pelo centro histórico da cidade, onde o passado se cruza com o presente nos murais de conceituados artistas, como Vhils ou Bordalo II.
Visita ao Museu de Lanifícios da UBI – A visita percorre a história dos lanifícios e dá a conhecer os saberes-fazer que lhe estão associados. Revela uma indústria que, sendo das mais antigas, continua hoje bem viva na região.
Percurso pedestre pela Rota da Floresta – Em pleno Geopark Estrela, um momento de exploração do património natural que liga a Covilhã ao Parque Natural da Serra da Estrela, fará as delícias dos amantes da natureza.
Percurso Caminho de Santiago no Concelho da Covilhã – Percurso secular entre cerejais, onde se respira natureza, história e hospitalidade. Usufruir das belas paisagens, enchendo os pulmões de ar puro, é o desafio.
Oficinas de Criação no New Hand Lab – Uma oficina, com orientação de Ana Paula Almeida, que consiste em criar uma peça decorativa revestida a crochet, com fios de lã produzidos na própria fábrica.
 
Jantar Oficial distingue personalidades do Turismo
A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, preside ao Jantar Oficial “Vê Portugal”, na noite de dia 30. Um dos momentos mais altos do programa, este jantar já é uma tradição instituída em edições anteriores deste fórum. É a ocasião em que a Turismo Centro de Portugal homenageia empresas e personalidades que se destacam no setor turístico nacional e regional, nomeadamente ao nível da Sustentabilidade, Restauração e Hotelaria, assim como a marca e a personalidade do ano.

Durante o Jantar Oficial, serão também entregues os Prémios do Concurso de Empreendedorismo Turístico José Manuel Alves, instituído pela Turismo Centro de Portugal e que distinguem projetos inovadores no setor do Turismo, e os Prémios de Teses Académicas, que incidem igualmente sobre o Centro de Portugal. As informações sobre estes prémios e as candidaturas estão disponíveis em https://bit.ly/3ZqEIy5.

Ainda haverá tempo para a atribuição dos prémios “Best of Responsible Trails”. Estes são promovidos pela A2Z Consulting e distinguem anualmente os percursos ao ar livre (walking e cycling) que se destacaram no ano anterior pelas melhores práticas, com a atribuição dos “Best of Responsible Trails”, em três categorias (Inteligente, Conservação e Comunidade).

A participação no Jantar Oficial “Vê Portugal”, tal como no Fórum, é gratuita e limitada, com obrigatoriedade de inscrição e sujeita a confirmação.

A manhã do dia 31 é integralmente dedicada a debater o turismo interno. Começa com o painel “Inspirar para Garantir a Sustentabilidade do Turismo”, mais uma vez moderado por Paulo Baldaia e que terá como oradores Luigi Cabrini, presidente do Conselho de Administração do Conselho Global de Turismo Sustentável; Alfredo Vasconcelos, Co-Owner e Produtor Executivo do Boom Festival; João Leitão, professor e diretor da UBIExecutive Business School e do MBA@UBI e Presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional; e Nuno Lacasta, Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente.

Segue-se o painel “Marketing Territorial: como (re)criar e vender (bem) um destino”, com dois grandes especialistas no tema: Edson Athaíde, CEO & diretor criativo na FCB Lisboa; e Luís Paixão Martins, consultor de comunicação.

Depois, Augusta Carvalho, Gestora de Desenvolvimento e Sucesso Comercial do Cliente em Espanha e Portugal da Amadeus, fará uma apresentação sobre “Escassez de Recursos Humanos no Turismo: É a Transição Digital a Solução?” e Roberto Antunes, Diretor Executivo do Nest Portugal – Tourism Innovation Center, abordará “A Importância da Inovação e o Uso da Tecnologia na Cadeia de Valor do Turismo”.

O painel “Turismo no Interior do País – Desafios e Oportunidades” marca o arranque da tarde do terceiro dia. Para esta conversa, moderada pela jornalista Sara Tainha, contribuem Maria Regina Gouveia, vereadora da Câmara Municipal da Covilhã; Dulcineia Catarina Moura, Coordenadora Executiva da Territórios do Côa; Jorge Pessoa, empresário, e Miguel Martins, presidente da Associação Ibérica do Turismo do Interior.

Já a caminhar para o final do encontro, haverá outro momento alto, que juntará quatro protagonistas no painel “Caminhos para o Futuro do Turismo Interno”. São eles Cecília Meireles, advogada e ex-secretária de Estado, Adolfo Mesquita Nunes, advogado e ex-secretário de Estado, e Ana Jacinto, Secretária-Geral da AHRESP. Ainda por confirmar está a participação da Ministra da Habitação, Marina Gonçalves.

Ainda antes da Sessão de Encerramento haverá tempo para a apresentação do livro “Nenhum Turista Vai a Tucson – Viagens na América”, com a presença do autor, Alberto Gonçalves, e a editora do mesmo, Zita Seabra, pela Alêtheia Editores.

A Sessão de Encerramento do Fórum Vê Portugal estará a cargo de Pedro Machado, Presidente da Turismo Centro de Portugal, Vítor Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Francisco Calheiros, Presidente da Confederação do Turismo de Portugal e, ainda por confirmar, António Costa e Silva, Ministro da Economia e do Mar.

As inscrições, gratuitas, no Fórum “Vê Portugal” podem ser feitas em https://bit.ly/3FjOEBq.

Sobre o Turismo Centro de Portugal:

O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

Depois das apresentações seguiu-se de um almoço personalizado com os apresentadores e convidados da Imprensa.

Sobre Covilhã

Covilhã, uma cidade serrana muito especial

Na encosta sul da Serra da Estrela, a Covilhã abre caminho para chegar aos 1.993 metros de altitude da Torre, o topo da serra mais alta de Portugal Continental.

Chegar à Covilhã traduz-se em, pelo menos, seis vantagens: conhecer a indústria dos lanifícios e o património judaico de grande valor deixado na região, vestir um casaco de lã fabricado aqui mesmo, respirar fundo o bom ar da Serra, aproveitar as águas termais e praticar atividades ao ar livre, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela.

Terra transfronteiriça e das lãs

A Covilhã foi a região da Beira Interior mais afamada pela sua produção de tecidos. Aqui passava a Estrada da Lã, por onde almocreves levavam lãs de Espanha até Tomar. Após a Reconquista, várias pessoas se instalaram na região, nomeadamente judeus que abriram o leque de contactos comerciais, fomentando o artesanato e a indústria dos lanifícios, muito afamada no século XVI.

No tempo de Marquês de Pombal (1764), esta indústria foi reforçada com a instalação da Real Fábrica de Panos, junto à Ribeira da Degoldra (uma das que desce da Serra), onde os seus teares, tintureiras e tecedeiras trabalhavam horas a fio, enriquecendo a história desta terra transfronteiriça até aos nossos dias.

Visitar o MUSLAN, o Museu da Lã da Universidade da Beira Interior, é conhecer o passado mais vincado desta região, através da sua indústria mais antiga, inicialmente funcionando como escape e complemento às fontes de rendimento habituais (agricultura, pesca nos ribeiros, lenhas), mas gradualmente aumentando a sua qualidade e expressão além-cidade. Assista a conferências e a exposições temporárias, sem deixar escapar os apontamentos sobre a história, património e achados arqueológicos locais.

Passeie também pela ponte pedonal sobre a ribeira da Carpinteira (a outra que desce da Serra), a 52 m de altura; suba no funicular de Santo André para aceder gratuitamente à zona antiga da cidade, nomeadamente às muralhas e suas bonitas Portas e fique a conhecer a história de algumas pessoas ilustres da Covilhã que contribuíram para o avanço do país e melhor conhecimento do mundo, através das Descobertas Marítimas.

E por falar em experiências, a que lhe sabe o ar da Serra?

A um voo de parapente para avistar de cima as lagoas e amplos rochedos? À frescura de uma pescaria na Lagoa do Viriato ou de uma aula de esqui a partir da Torre, enquanto cai a neve nas Penhas da Saúde, ou apetece-lhe mais aquela noite tranquila e aconchegante junto à lareira, com vista para as montanhas? As temperaturas médias da Covilhã variam entre os 6º e os 22º, nos meses mais frios e mais quentes, respetivamente, janeiro e agosto.

À mesa, os queijos não podem faltar. O presunto também não. Nem a broa de milho. E a acompanhar, os azeites e vinhos da região. Porque tudo faz parte da tradição.

Para prato principal, opte pelas migas ou pelo pastel de molho, pela dobrada ou as infindáveis opções dos menus. Para sobremesa, que tal o doce de marmelo, as cavacas de Pinhel ou as tigeladas da Beira? A cereja, a maçã de bravo esmolfe ou o pêssego são opções locais também gulosas mas mais saudáveis.

7*Esta jornalista participou do evento a convite do Turismo do Centro de Portugal.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem