Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Complexo Turístico Itaipu é vencedor do Prêmio da Organização Mundial do Turismo

CTI ganhou na categoria Pesquisa, Tecnologia e Inovação. Entrega dos troféus foi nesta quarta-feira (20), em Madri
Gilmar Piolla

O Complexo Turístico Itaipu (CTI) recebeu nesta quarta-feira, 20, em Madri, na Espanha, o Prêmio de Excelência e Inovação do Turismo, na categoria Pesquisa, Tecnologia e Inovação. Concedida pela Organização Mundial do Turismo, esta é a premiação internacional mais importante do setor. O CTI concorreu com um projeto da Croácia e outro da Coreia do Sul. No total, participaram da disputa, em quatro categorias, 16 projetos de 13 países.

 

O superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, e a gerente geral do CTI, Jurema Fernandes, receberam o troféu, entregue em evento paralelo da Feira Mundial do Turismo de Madri (Fitur). Para Piolla, o prêmio “é um reconhecimento importante pelo papel de protagonismo que Itaipu exerce no desenvolvimento do turismo regional”. Segundo ele, “é uma motivação a mais para continuarmos desenvolvendo o trabalho no CTI e também em benefício da Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu e região”. E concluiu: “Estamos muito orgulhosos com esse prêmio”.

 

O CTI foi indicado ao prêmio pelo ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, e pelo presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, em reconhecimento às ações do turismo de Itaipu como promotor do desenvolvimento sustentável da região. Em sua justificativa à Organização Mundial do Turismo, o ministro afirmou que “o gerenciamento e a operação do Complexo Turístico Itaipu mostram como atrativos turísticos podem transformar o território no qual ele está inserido”.

 

Em Madri, onde visitou o estande do Brasil na Fitur, o ministro do Turismo reafirmou que Foz do Iguaçu será a primeira Área Especial de Interesse Turístico do Brasil, quando for aprovada a proposta que prevê incentivos fiscais, tributários, ambientais, fiscais e trabalhistas para as cidades com vocação para o turismo.

 

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Notícias

PLANO LOGÍSTICO PARA TURISTAS NA COPA 2014 O ministro da Secretaria de Aviação Civil e o presidente da Embratur fizeram reunião para traçar um plano de logística para turistas na Copa do Mundo O ministro Moreira Franco recebeu, nesta quarta-feira (11), o presidente da Embratur, Flávio Dino na Secretaria da Aviação Civil. Os dois debateram o andamento do projeto de reforma dos aeroportos regionais brasileiros, como forma de estímulo ao turismo nacional e internacional e acertaram de realizar um plano logístico para turistas durante os 30 dias da Copa do Mundo 2014. Descrição: Descrição: O ministro Moreira Franco e Flávio Dino em reunião de trabalho na Secretaria de Aviação Civil O ministro Moreira Franco e Flávio Dino em reunião de trabalho na Secretaria de Aviação Civil “Em dezembro, quando houver o sorteio das chaves, saberemos as seleções que jogarão em cada cidade. Mas, somente ao final da primeira fase, o turista saberá em qual cidade sua seleção jogará as oitavas, quartas ou semifinais. Ou seja, só a partir daí poderá comprar suas passagens de avião”, lembra o presidente da Embratur, Flávio Dino. “Por isso, precisamos de um plano logístico para garantir que o estrangeiro que estiver em uma determinada cidade na primeira fase possa se deslocar tranquilamente e a preços justos de uma cidade-sede a outra”. O ministro Moreira Franco atualizou Dino do andamento das obras de modernização dos aeroportos regionais, que terão grande impacto para o turismo tanto de lazer quanto de negócios. Um plano, lançado pela presidenta Dilma Rousseff, investirá R$ 7 bilhões na modernização de 270 aeroportos regionais nos próximos anos. “Em dez anos, o transporte aéreo saltou de 30 milhões de passageiros por ano para 100 milhões de pessoas/ano. Mas depois de um avanço tão importante em tão pouco tempo surgem gargalos. O mais importante deles, na minha opinião, são as grandes dificuldades que enfrentamos para realizar viagens regionais”, avalia Dino. Descrição: Descrição: Moreira e Dino acertaram detalhes do trabalho em conjunto até a Copa Moreira e Dino acertaram detalhes do trabalho em conjunto até a Copa Dino lembrou que, em um país de dimensões continentais como o Brasil, o transporte aéreo é um modal essencial para garantir o fluxo de turistas, tanto a lazer como a negócios. “Além do ganho de qualidade de vida para milhões de pessoas, a intensificação das viagens regionais representa um incremento em diversas economias locais, graças ao fluxo turístico.” Moreira e Dino também conversaram sobre a necessidade de ampliar a competitividade do setor aéreo brasileiro, com redução do custo das empresas aéreas e aumento do número de concorrentes no mercado.

Boa Viagem