Como está o Turismo da maior capital do Brasil, São Paulo? .Saiba mais com os porta vozes: Orlando Faria, secretário municipal de Turismo e Andre Sanches, presidente da São Paulo Turismo, em entrevista exclusiva para o Portal Turismo por Cristina Lira

Legenda: Andre Sanches e Orlando Faria

1- Como está o ranking de São Paulo no Turismo nacional e internacional?
ORLANDO: A cidade de São Paulo é o destino brasileiro que mais recebe turistas, tanto nacionais como estrangeiros. em 2017, recebemos 15,4 milhões de visitantes, sendo 2,7 internacionais e 12,7 domésticos.

2-Como São Paulo se classifica no setor MICE de eventos?
ORLANDO:  Segundo o ranking da ICCA (International Congress and Convention Association) a cidade de São Paulo está em primeiro lugar no Brasil, quinto na América Latina e oitavo nas Américas na quantidade de eventos internacionais que recebe. Isso demonstra nosso protagonismo no setor quando comparamos com outros destinos nacionais e até internacionais: São Paulo certamente está na rota dos eventos mundiais.

ANDRE: A São Paulo Turismo recebe muitos desses eventos no Anhembi, um dos principais espaços da América Latina. Certamente contribuímos para alavancar o setor na cidade de São Paulo, bem como o turismo, que se beneficia muito com todos os acontecimentos da cidade. Shows musicais, feiras, congressos, convenções, entre outros que acontecem em nossa casa, contribuem para a vocação da capital paulista em receber os principais eventos do país. Além, é claro, dos demais centros de exposições, casas de espetáculo, espaços para eventos em hotéis, que juntos formam o setor MICE paulistano.

3- Como o senhor analisa o turismo brasileiro hoje ?
ORLANDO: Sem dúvidas, o turismo brasileiro passa por uma transformação importante. A chegada das novas tecnologias e novas formas de pensar o negócio são o principal desafio dos gestores públicos e os empresários. Precisamos trabalhar para “vender” bem nossos destinos, oferecendo aos turistas uma experiência inesquecível, seja qual for sua motivação.

4- Como o senhor vê a tecnologia , as midias sociais e a inteligência artificial no setor do turismo?
ORLANDO: Tecnologia, novos aplicativos, mídias sociais, só facilitam a experiência no turista, pois derrubam barreiras como mobilidade, idioma, e falta de informação em tempo real. Desta forma, o turista pode focar 100% na visita, sem se preocupar com a “parte operacional” da viagem! Um turista com um smartphone e alguns aplicativos vira um cidadão do mundo, ou melhor, um cidadão paulistano!

ANDRE: É exatamente o que vemos nos turistas que participam de nossos eventos no Anhembi ou mesmo os que são produzidos pela São Paulo Turismo: eles querem ser parte da cidade de São Paulo, querem se misturar com os residentes e experimentar o que nós fazemos. Sem dúvida a tecnologia e as mídias sociais auxiliam e muito neste sentido, pois é fácil encontrar avaliações reais sobre atrativos, bares, restaurantes, espaços de eventos… muitos deles feitos por paulistanos.

5- Quantos turistas por ano, São Paulo recebe e quais os principais emissores?

ORLANDO: Segundo estudos do nosso Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo, núcleo de pesquisas e inteligência de mercado da SPTuris, os principais emissores nacionais são as cidades do próprio Estado de São Paulo, em seguida Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Dentre os turistas internacionais, Estados Unidos, Argentina, Alemanha, França e Espanha hoje são nossos principais emissores de turistas internacionais.

6- Quantos voos nacionais e internacionais, a cidade de São Paulo tem? Qual o volume de passageiros?

ORLANDO: Hoje, nossos aeroportos atendem, com voos diretos, 41 cidades nacionais e 45 internacionais. Somos o principal portão de entrada nacional e internacional para visitantes.

ANDRE: É importante ressaltar que nosso Aeroporto Internacional de Guarulhos é o principal hub da América Latina. Se unificarmos o volume de passageiros dos 3 aeroportos que atendem a capital paulista (Guarulhos, Congonhas e Viracopos), passamos mais de 64 milhões de embarques e desembarques em 2017, representando o maior volume de passageiros da América Latina.

7- Além de ser a capital dos negócios e dos eventos do Brasil, o Que a cidade tem a oferecer como atrativos?

ORLANDO: São Paulo é a capital dos negócios e dos eventos, e esta é a nossa principal vocação. Mas a cidade tem muito mais para oferecer! Temos 158 museus, 145 teatros e casas de espetáculos, 109 parques e áreas verdes, mais de 20 mil restaurantes e 30 mil bares. Recebemos os principais musicais e shows internacionais produzidos no Brasil. O turista que visita São Paulo por qualquer motivação, sempre vai encontrar tempo para realizar alguma atividade ou visitar um atrativo, esteja ele em qualquer bairro da cidade!

ANDRE: A Secretaria Municipal de Turismo, juntamente com a SPTuris, oferece inúmeras opções de roteiros e atrativos que são disponibilizados aos turistas em nossas Centrais de Informação Turística espalhadas pela cidade, bem como em nosso site cidadedesaopaulo.com. Lá é possível encontrar o atrativo ou roteiro que se encaixa melhor na necessidade e desejo de experiência de cada turista. 

Além disso, nosso Observatório de Turismo e Eventos tem um material com os principais números e dados da capital paulista atualizados: http://www.observatoriodoturismo.com.br/dados-e-fatos-2018/

8- Quais as perspectivas no setor do turismo de São Paulo e o papel dos eventos nesta evolução?

ORLANDO: O turismo de São Paulo acompanha a própria evolução da cidade: quanto mais competitiva e atraente ela fica, maior o número de visitantes. O nosso turista, seja ele nacional ou internacional, é o visitante global: muito focado em bons serviços, novidades, tecnologia, boa infraestrutura, eventos interessantes e experiências. É para onde o turismo paulistano caminha.

ANDRE: Neste sentido, o setor de eventos tem muito a somar! Quanto mais congressos, convenções, shows e feiras acontecem, mais profissionais a cidade produz, gerando novos conhecimentos e aprendizado. Desta forma, o nosso segmento coloca São Paulo entre outras grandes cidades do mundo, pois aqui encontra-se tudo em um só lugar!

Rolar para cima