Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

COMEÇA NESSA TERÇA, 21 O VI SEMINÁRIO DO MUSEU DA GASTRONOMIA BAIANA

 

Terá início nessa terça-feira, 21, e segue até a sexta, 24, no Senac Pelourinho, o VI Seminário do Museu da Gastronomia Baiana que este ano tem como tema a farinha de mandioca. Com curadoria do antropólogo e museólogo Raul Lody, o evento anual realizado pelo Senac Pelourinho propõe a valorização da culinária local e suas matérias-primas e é dirigido a culinaristas, nutricionistas, historiadores, turismólogos e demais interessados em gastronomia. 
 
A programação do seminário inclui palestras e oficinas que pretendem debater o valor patrimonial e gastronômico da farinha de mandioca, além de ensinar receitas tradicionais à base do ingrediente. As inscrições custam R$ 40,00 e podem ser feitas no Senac, nas unidades Pelourinho, Aquidabã, Casa do Comércio e Pituba. As vagas são limitadas.
 
Realizados desde a criação do Museu da Gastronomia Baiana, em 2006, os seminários têm como foco discutir a culinária como um patrimônio imaterial da cultura da terra. Suas edições anteriores já debateram a relação entre a gastronomia e as identidades culturais (2007), o dendê e a cultura baiana (2008), a doçaria tradicional brasileira (2009), as rotas gastronômicas, o turismo e alimentação (2010) e as receitas tradicionais da Bahia (2011).
 
Em 2012 o seminário vai explorar a farinha de mandioca, alimento consumido em toda a extensão do território brasileiro e, portanto, um dos grandes símbolos da cozinha nacional, cujas diferentes misturas com ingredientes europeus, orientais e africanos deram origem a uma diversidade de pratos típicos em todas as regiões do país.
 
As atividades do VI Seminário do Museu da Gastronomia Baiana terão início com a tarde de conferências na terça, 21, quando serão explorados alguns dos diversos aspectos da farinha. Entre os palestrantes estão os professores Joselito da Silva Motta, pesquisador dos usos da mandioca, e Asdrubal Vieira Senra, que estuda cultura e alimentação brasileira. Os dias 23 e 24 estão reservados para as oficinas, nas quais os participantes vão aprender receitas de alguns pratos que têm a farinha como principal ingrediente, como pirão de leite com queijo coalho e paçoca de carne seca.
 
Raul Lody
A curadoria do VI Seminário do Museu da Gastronomia Baiana está a cargo do antropólogo e museólogo Raul Lody, um dos idealizadores do projeto do museu junto com o Senac. Lody representa, no Brasil, a International Commission on the Anthropology of Food (ICAF) e também é criador e coordenador do Grupo de Antropologia da Alimentação Brasileira da Fundação Gilberto Freyre. Autor de inúmeras pesquisas sobre tecnologias tradicionais e comida, Lody coordenou para o IPHAN o Projeto de Registro Patrimonial Imaterial dos Ofícios das Baianas de Acarajé. Além disso, atua em diferentes grupos latino-americanos na área de comida e cultura.
 
SERVIÇO:
O quê: VI Seminário do Museu da Gastronomia Baiana
Quando: Dias 21, 23 e 24 de agosto
Local: Senac Pelourinho
Inscrições: R$ 40,00 (quarenta reais)
 
PROGRAMAÇÃO:
21 de agosto:
14h – abertura
14h15 – conferência Farinha Boa, com o Prof. Joselito da Silva Motta
14h55 – conferências Farinha no Prato, com o Prof. Odilon Castro, eFarinha na Gastronomia Brasileira, com o Prof. Asdrubal Vieira Senra
16h15 – painel com alunos de gastronomia e nutrição
17h30 – comunicados: Qualidade, identidade e notoriedade da farinha de mandioca de Nazaré das Farinhas: uma contribuição a indicação geográfica, com a Prof.ª Janice Izabel Druzian, e Salve a Casa de Farinha, com Fernanda Cabrine e Marcelo Terça-Nada (líderes do Slow Food em Salvador)
18h – debates
 
23 de agosto:
Oficina I: das 13h às 16h
•Farofa de Sabiá
•Pirão de Leite com Queijo Coalho
•Paçoca de Carne Seca
 
Oficina II: das 16h30 às 19h30
• Paçoca da Vovó
• Pirão Praieiro (com caldo de peixe)
• Farofa Oswaldo Aranha
 
24 de agosto:
Oficina I: das 13h às 16h
•Farofa de Sabiá
•Pirão de Leite com Queijo Coalho
•Paçoca de Carne Seca
 
Oficina II: das 16h30 às 19h30
•Paçoca da Vovó
•Pirão Praieiro (com caldo de peixe)
•Farofa Oswaldo Aranha
 
 
Notícias

BWT Operadora integra seleto grupo de convidados para evento da Aruba Tourism Authority Caroline Juliani Souza, analista de Marketing da BWT Operadora; Beatriz Yumi Santos, da Aruba Tourism Authority; Cecile Pontes, analista de Produtos Internacionais da BWT Operadora, e Carlos Henrique Barbosa, representante Brasil de Aruba Tourism Authority O Forneira Copacabana Restaurante, em Curitiba (PR), foi o endereço escolhido pelo Aruba Tourism Authority para realização encontro que reuniu na capital paranaense nesta terça-feira (20), as principais agência e operadoras do trade turístico do estado. Na pauta do encontro, os executivos que representam o destino no Brasil apresentaram mais detalhes sobre os diferenciais do território caribenho, além das belas e reconhecidas praias. O evento também contou com a participação dos principais representantes e fornecedores do destino. “Participar de um evento, exclusivo como este, é uma ótima oportunidade para BWT” afirma Gabriel Cordeiro, gerente-geral da BWT Operadora. “Além de nos aproximarmos do destino, estreitamos relacionamento e abrimos caminho para possíveis parcerias” conclui o executivo, antecipando que “nossa expectativa é ter, em breve, novidades”. Sobre a BWT Operadora Criada em 1998 e com sede em Curitiba (PR), a BWT Operadora é referência em credibilidade e diversidade em serviços turísticos. Especializada em roteiros nacionais e internacionais, está presente nos principais polos do setor. A BWT Operadora participa dos maiores eventos turísticos do mundo em busca das principais novidades do segmento mantendo, assim, a qualidade e a variedade do seu amplo portfólio. Com base no conceito “A BWT TEM!”, oferece as melhores opções de negócios para as agências de turismo do país. A BWT Operadora de Turismo pertence à Holding Higi Serv e tem como diretor geral Adonai Aires de Arruda Filho. O executivo é primeiro vice-presidente do Curitiba Região e Litoral Convention & Visitors Bureau e presidente do Núcleo de Turismo Receptivo de Curitiba. Mais informações: www.bwtoperadora.com.br.

Boa Viagem