Com ‘velitas’ acesas, Colômbia pede paz ao mundo e dá início aos festejos natalinos

Data que faz parte do calendário cultural do país latino-americano também será celebrada em São Paulo


7 dezembro é uma data muito especial na Colômbia. Dando início às celebrações do Natal, os colombianos saem às ruas para enchê-las de luz no “Dia de las velitas”. Nos vilarejos e grandes cidades do país, como Medellín, Villa de Leya, Corrales e Quimbaya, milhões de velas e lanternas de todas as cores são acesas para celebrar a festa da Imaculada Conceição da Virgem Maria e pedir paz ao mundo.


A data foi proclamada pelo Papa Pio IX, na Bula Ineffabilis Deus, em 8 de dezembro de 1854 e a história diz que, após a decisão, fiéis de várias partes do mundo acenderam velas para celebrar o momento.


Na Colômbia, país predominantemente católico, esta tradição se mantém e hoje é uma das festividades mais tradicionais da cultura local. Crianças e adultos se reúnem em família, aproveitando o fato de o dia seguinte ser feriado.


No Brasil, o Consulado Geral da Colômbia, em parceria com o Museu da Imigração do Estado de São Paulo, comemora a Noche de las Velitas, nesta quarta-feira (7), a partir das 17h30, em um evento cultural que valoriza as raízes africanas do povo colombiano.


O encontro será realizado nos jardins do Museu e incluirá degustação gastronômica, feira de empreendedores do setor têxtil, artesanato e cosméticos e um show musical da região do Pacífico (Chocó), que concentra a maior população afrodescendente da Colômbia.


A partir das 18h30 o público será convidado a participar da tradicional cerimônia das velitas. Espalhadas pelo jardim, iluminando a noite, as luzes farão desenhos por todo o espaço, criando uma atmosfera mágica.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.