Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Com dois recordes, Arremesso de celular vai repassar 7,3 toneladas para vítimas de chuva granizo

Torneio tem nova marca no feminino. Doações vão ajudar famílias do Porto Meira

A 8ª edição do Torneio Sul-Americano de Arremesso de Celular e a 7ª edição Mundial de Arremesso de Notebook, em Foz do Iguaçu, no Paraná, registrou neste domingo, 20, dois recordes, na prova e fora dela. A competição feminina tem uma nova marca e as 7,3 toneladas de alimentos – o maior volume já angariado em toda a história do evento -, doados por competidores e apoiadores da iniciativa, vão ajudar as famílias da região do Porto Meira atingidas pela chuva de granizo no último 7.

Esse ano a quebra de recordes veio com as mulheres. A veterana em arremessos, a tenente do Corpo de Bombeiros Janaina Fagundes, bateu recorde mundial ao atingir 58,05 metros, 18 a mais que a segunda colocada. “Estou muito feliz, porque este ano não treinei tanto como nos anteriores e o resultado foi surpreendente”. Em segundo lugar, ficou Nilma Cristina de Resende com a marca de 40,62 metros. Completou o pódio feminino Lorrana Mayra, com 39,02 metros.

Das 7,3 toneladas de alimentos arrecadados, 6 foram doadas por empresas parceiras e o restante, 1,3 tonelada, é referente às inscrições dos 444 participantes dos torneios. Com a arrecadação desta última edição, já são 20 toneladas de alimentos repassados pelo evento desde o início.

As disputas sempre tiveram um caráter de diversão em família, conscientização ambiental e solidariedade. Todos os anos, a organização repassa as doações para as entidades assistenciais, mas este ano decidiu repassar os alimentos doados para as famílias atingidas pelo temporal.

“É nossa forma de retribuir para a comunidade que tanto prestigia o nosso evento e está passando por um momento difícil”, diz o coordenador dos torneios, Gabriel de Campos Neto.

No último dia 7, 60 mil casas foram destelhadas em Foz do Iguaçu, 15 mil famílias foram atingidas. O município decretou estado de emergência. Para o presidente do Rotary Cataratas, Laércio Mello, a organização e os apoiadores do evento não poderiam ficar indiferentes ao flagelo que acometeu a grande Porto Meira. As disputas têm o apoio da Itaipu Binacional.
Lixo eletrônico

Os 600 quilos de lixo eletrônico, como celulares, notebooks, computadores e televisões recolhidos durante os torneios também terão destinação correta. De acordo com o presidente do Lions, Antonio Aquirino, desde o início do evento, há cinco anos integrado aos torneios, já foram recolhidas na competição 27 toneladas de lixo eletrônico.
Masculino

No torneio de celular, na categoria masculina, o grande vencedor foi Nilo Bernardes, que mandou o celular a 83,55 metros. O segundo lugar ficou com Richarleston Amaral, com 79,28 metros e Leonir Schio, com a marca de 71,37 metros.
Outras categorias

Na categoria juvenil masculino, o melhor arremesso foi de Henrique Olegini, com a marca de 40,74 metros, seguido de Gabriel Gardacho, com 34,47 metros e Ali Barakost, com 24,55.

No juvenil feminino, Julhia Murbach conquistou o primeiro lugar, com a marca de 27,31 metros, seguida de Maysa Angler, com 24 metros e Sorana da Luz, com 20,85 metros.

Participante mirim

O participante mais novo foi Vitor da Silva, de 2 anos e quatro meses. Ele arremessou o celular a 4 metros. “É muito bacana a iniciativa, pois nos divertimos e ainda ajudamos as pessoas”, disse Ivonete da Silva, mãe do garoto, que foi junto com o marido, Maxuel, e o filho mais velho, Vitório, de 12 anos.
Diversão e aprovação do público
O personal trainer Cesar Augusto Pereira participou da brincadeira e aproveitou para se livrar de um televisor antigo. “Brinquei arremessando um celular a 80 metros; fiz uma boa ação ao doar alimento e ainda tive a oportunidade de dar destinação correta a um lixo que ocupava espaço na minha casa”.
Notebook

O campeão do 7º Torneio Mundial de Arremesso de Notebook foi o comerciante Claudemir Balotin. Ele mandou o notebook a 31,74 metros. Balotin é parceiro do evento desde o início como rotariano, mas há três, resolveu não apenas cuidar da arrecadação dos alimentos, mas também brincar. “Meus resultados sempre foram péssimos, mas desta vez tive força, ou talvez, sorte”. O segundo colocado foi José Bonfin Júnior, com 31,18 metros, seguido de Jacson Andriolli, com 25,87 metros.

Para os ganhadores foram entregues o equivalente a R$ 20 mil em prêmios.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem