Imagine passear de balão por cafezais colombianos! Ou contemplar palmeiras centenárias, com mais de 60 metros (as mais altas do mundo), no Valle del Cocora. A região colombiana de Paisaje Cultural Cafetero, que concorre pelo título de Oitava Maravilha do Mundo, no concurso realizado pelo site especializado em turismo Virtual Tourist, tem centenas de atrativos e já é um dos destaques do Turismo Rural do País.
Paisaje, que reúne os departamentos de Caldas, Quindío, Risaralda e o norte do Valle del Cauca, compete com outros 330 pelos votos dos internautas, com os quais será decidido qual deverá integrar a lista das maravilhas do mundo moderno, entre as quais estão o Taj Mahal, na Índia, e Machu Picchu, no Peru.
Desde o último dia 3 de junho até o próximo dia 30 de setembro, estará aberta a possibilidade de apoiar o Paisaje Cultural Cafetero (PCC), cuja página, com mais de um milhão de usuários ativos, garante “te convida a viver o processo tradicional do café (que vai) desde a semente até a xícara, com paisagens verdes, pessoas amigáveis e experiências mágicas”.
Estas últimas são o eixo central da campanha de turismo “A Colômbia é o Realismo Mágico”, com a qual desde abril o país é promovido no exterior.
“As tendências globais indicam que cada vez mais os turistas buscam destinos onde possam fazer muitas atividades que satisfaçam vários dos seus interesses. O Paisaje Cultural Cafetero satisfaz essa exigência, pois aqueles que o visitam desfrutam de cinco dos oito produtos turísticos que o país oferece: aventura, natureza, cultural, luxo e negócios”, disse María Claudia Lacouture, presidente da Proexport.
Suas atrações e singularidade fizeram de Paisaje Cultural Cafetero um polo de recepção de turistas internacionais. Enquanto em 2009 as chegadas a Caldas, Quindío e Risaralda totalizavam 29.798, em 2012 elas chegaram aos 32.588, o que significa um crescimento de nove por cento, de acordo com informações do Ministério do Comércio, Indústria e Turismo, com dados da Migración Colombia.
Se eleito como a Oitava Maravilha pelos usuários do Virtual Tourist, este seria o segundo reconhecimento mundial recebido por este destino. Já em 2011, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) declarou-o Patrimônio Mundial da Humanidade.