Cinco tendências do marketing e da tecnologia para os negócios em 2024

Cinco tendências do marketing e da tecnologia para os negócios em 2024

O ano de 2024 promete trazer avanços significativos no cenário do marketing e da tecnologia, moldando a maneira como os negócios impulsionam resultados. Neste contexto dinâmico, diversas tendências emergem, impulsionadas pela evolução tecnológica e pelas mudanças nas expectativas do consumidor.

CMO da Portão 3, uma plataforma de gestão de despesas e viagens corporativas para empresas da América Latina, Eduarda Camargo, destaca que com a rápida evolução do cenário tecnológico, as tendências apresentam oportunidades empolgantes. “A integração de tecnologias avançadas, como IA, se destaca como catalisador para oferecer experiências personalizadas e aprimorar a eficiência operacional. Além disso, a utilização de dados em tempo real possibilita uma compreensão mais profunda do comportamento do cliente, permitindo campanhas mais direcionadas e impactantes. A segurança também assume um papel crucial, dada a crescente preocupação com fraudes, exigindo inovações constantes para proteger os dados financeiros dos usuários. Além disso, a colaboração entre instituições financeiras e fintechs surge como uma tendência-chave, promovendo ecossistemas mais robustos e acessíveis aos consumidores. Essas perspectivas delineiam um cenário emocionante para o setor, onde a inovação tecnológica e estratégias de marketing alinhadas são cruciais para o sucesso e crescimento sustentável,” diz.
 

Abaixo, confira cinco tendências do marketing e tecnologia

  • Integração de IA como ferramenta de produtividade: a adoção de inteligência artificial para impulsionar a eficiência nas estratégias de marketing.
  • Comunicação direcionada para gerações: personalização das mensagens de marketing para atender às características e preferências específicas de diferentes gerações.
  • Marketing ágil: a implementação de abordagens ágeis para se adaptar rapidamente às mudanças no mercado e nas preferências do consumidor.
  • Data-driven decision making: a utilização intensiva de dados para tomar decisões mais precisas e influenciar diretamente as estratégias de marketing.
  • Canais de mensagem direta: a ênfase no uso de canais de mensagem direta, como chatbots e mensagens instantâneas, para uma comunicação mais direta e personalizada com os clientes.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!