Câmara Municipal de Lisboa INAUGURA EXPOSIÇÃO AVENIDAS DA MEMÓRIA DIA 7 DE JANEIRO NO ESPAÇO LIVRARIA BARATA – LUGAR DE CULTURA

Até dia 24 de fevereiro com entrada livre

A partir do dia 7 de janeiro, o espaço Livraria Barata – Lugar de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, acolhe a exposição Avenidas da Memória, um projeto fotográfico, participativo e comunitário desenvolvido pelo MEF – Movimento de Expressão Fotográfica e pelo Grupo Vidas e Memórias do Bairro de Alvalade/Biblioteca dos Coruchéus. 

Avenidas da Memória apresenta-se em dois polos expositivos: Livraria Barata – Lugar de Cultura e Biblioteca dos Coruchéus, sendo a inauguração deste último no dia 14 de janeiro.

A Câmara Municipal de Lisboa desafiou um conjunto de treze artistas, entre os residentes do bairro de Alvalade e os fotógrafos do MEF, a captarem atrás de uma lente, as suas vivências e memórias de um dos bairros mais emblemáticos da cidade de Lisboa, com enfoque nas suas avenidas: a Avenida de Roma e a Avenida da Igreja. 

Esta mostra fotográfica integra o novo ciclo de programação do projeto Livraria Barata – Lugar de Cultura que convida todos a participar nas atividades culturais e educativas desenvolvidas para os meses de janeiro e fevereiro, que incluem conversas, encontros, leituras, ateliês para famílias e concertos. 

A inauguração da exposição Avenidas da Memória tem lugar no dia 7 de janeiro às 15h00 e no dia 14 de janeiro à mesma hora, podendo ser visitada por todos até ao dia 24 de fevereiro, no piso -1 do espaço Livraria Barata – Lugar de Cultura e na sala multiusos da Biblioteca dos Coruchéus. A entrada é gratuita e destina-se a todas as idades. Paralelamente a este núcleo expositivo, foram ainda pensadas algumas iniciativas paralelas, desde visitas guiadas e comentadas a conversas, que procuram aproximar os visitantes às diferentes fases do processo criativo dos artistas envolvidos neste projeto fotográfico. 

O público poderá ainda usufruir de diferentes propostas culturais acessíveis a todos, que vão desde o espetáculo musical com o “Senhor Vulcão”, a música de um homem só com um repertório intimista e de folk rap de intervenção, até aos concertos comentados com Ricardo Parreira ou Bernardo Couto, dois músicos portugueses exímios na divulgação das sonoridades e especificidades da guitarra portuguesa. 

A rubrica Orquestra de Papel, integrada nos ateliês para famílias, está de regresso a esta programação com a participação dos artistas Catarina Anacleto e Francisco Van Epps, os quais, acompanhados por uma guitarra e por um violoncelo, desafiam todos a viajar pelo universo do som, tendo como ponto de partida o papel. Para além deste momento de improvisação musical, as famílias podem ainda inscrever-se na iniciativa Solidó – Música em Família, um momento lúdico e de riqueza musical. 

Os encontros com os cidadãos, os instantes de cultura, o clube de leitura com moderação de Adelaide Bernardo, centrado na análise e discussão livre das obras de Raquel Ochoa ou Hugo Gonçalves e a leitura do livro “Gadunhas” com Inês Leitão são algumas das propostas que prometem animar os meses de janeiro e fevereiro nestes dois espaços culturais. 

INAUGURAÇÕES: 

POLO EXPOSITIVO “LIVRARIA BARATA-LUGAR DE CULTURA” > SÁBADO, 7 JAN ÀS 15H00 

Avenida de Roma, 11 A, Piso –1 

POLO EXPOSITIVO BIBLIOTECA DOS CORUCHÉUS > SÁBADO, 14 JAN ÀS 15H00 

Rua Alberto Oliveira, Palácio dos Coruchéus

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.