Câmara de Comércio Colombo Americana homenageia Dario Werthein por sua contribuição à educação no país

Reconhecimento é fruto de seu trabalho à frente do Programa Escola Plus, que alcança 9.700 escolas em toda a América Latina, sendo 2.900 delas na Colômbia

A Câmara de Comércio Colombo Americana (AmCham Colômbia) concedeu, na última semana, reconhecimento à Vrio Corp., presidida por Dario Werthein, por sua contribuição à educação no país, por meio de seu Programa Escola Plus, com forte atuação em escolas rurais.

A homenagem foi realizada durante o evento O papel do setor privado para o desenvolvimento e a exclusão de lacunas sociais, em que foram apresentadas e debatidas ferramentas e estratégias para o propósito coletivo do desenvolvimento econômico sustentável da Colômbia.

A Ordem do Mérito Amcham no posto de oficial foi o reconhecimento a Dario Werthein, presidente da Vrio Corp., recebido por Carlos Magariños, diretor de Estratégia Global e Relações Exteriores da empresa, das mãos do ministro do Comércio, Indústria e Turismo, Germán Umaña Mendoza, e da presidente da entidade, Maria Claudia Lacouture.
 

Escola Plus
 

O Escola Plus faz parte de um abrangente programa de sustentabilidade da empresa — o Propósito Vrio — que colabora para a redução da lacuna tecnológica. Hoje, o Escola Plus está presente em 7.140 escolas rurais e 2.623 escolas urbanas, em toda a América Latina. Na Colômbia, 2.865 instituições estão sendo beneficiadas pelo Programa. Desse montante, 55% são rurais. Aqui no Brasil, o Escola Plus está presente em 154 entidades de ensino, das quais 46 são rurais.

O Escola Plus disponibiliza recursos audiovisuais com canal exclusivo na grade da DIRECTV, materiais didáticos e propostas de formação para professores, visando ao desenvolvimento das habilidades dos alunos. “Na Colômbia, planejamos ter cerca de 3.000 escolas conectadas ao nosso programa de apoio à educação. E assim faremos no resto da América Latina”, disse Werthein, em um vídeo enviado ao evento em agradecimento pela distinção.

Werthein é um dos promotores e a maior referência do Escola Plus, desde que preside a Vrio Corp., mas seu compromisso com a educação remonta a várias décadas, com ações e programas concretos nas empresas em que liderou e com participação em organismos internacionais, como o Scholas Occurrentes USA.

“É uma filosofia de vida e de trabalho que o nosso presidente, Dario Werthein, leva para todas as áreas em que participa. A educação é a ferramenta mais poderosa para transformar a realidade, para empoderar as pessoas e torná-las mais justas e igualitárias”, falou Magariños, após receber a distinção da AmCham.
 

Inclusão digital
 

Magariños tem liderado na América Latina a discussão público-privada para regulamentações modernas sobre telecomunicações e indústria audiovisual, com o objetivo de promover a aceleração de investimentos crescentes em conectividade. A exclusão digital é um flagelo que hoje afeta um terço da população na região, cerca de 200 milhões de pessoas.

“A América Latina estará integrada ao mundo e se desenvolverá, desde que consiga enfrentar com sucesso sua transformação tecnológica. A era digital, a inteligência artificial estão revolucionando o mundo inteiro. Devemos construir rapidamente uma economia de inovação marcada por cidadãos, usuários, consumidores com habilidades para novas oportunidades”, completou o diretor.

Na visão da Vrio Corp., explicou o executivo, uma forma de tirar a incerteza sobre o futuro de milhões de pessoas e sobre a macroeconomia em geral, é fortalecer e modernizar a educação, já que ela é a ferramenta mais eficaz e sólida para reduzir o custo das oportunidades para o desenvolvimento humano.

O Banco Mundial alertou recentemente que a América Latina e o Caribe estão reduzindo seu nível de integração global. A intensidade geral do comércio estagnou, enquanto o investimento estrangeiro direto (IED) diminuiu na maioria dos países. Magariños alertou para os desafios regionais. “A agência observou que a região precisa fundamentalmente de quatro coisas: realizar reformas estruturais de longo prazo para reduzir o risco sistêmico, elevar o nível e a qualidade da educação, fazer investimento em infraestrutura e assegurar o bom funcionamento dos mercados financeiros. Na Vrio, concordamos com isso e, do nosso lado, estamos investindo em conectividade e apoiando quase 10 mil escolas diretamente porque a educação é um eixo central para se pensar o desenvolvimento da América Latina”, finalizou Magariños.

Sobre o Escola Plus

Escola Plus é um programa educacional que colabora para a redução da lacuna tecnológica, principalmente em instituições rurais da América Latina. Disponibiliza recursos audiovisuais, materiais didáticos e propostas de treinamento para professores, visando ao desenvolvimento das habilidades dos alunos. O projeto é promovido pela área de Sustentabilidade da Vrio, empresa da qual fazem parte DIRECTV, DGO e SKY. O programa é desenvolvido há 15 anos com a validação e o apoio dos Ministérios da Educação e está presente em mais de 9.700 escolas públicas da América Latina. Para outras informações, acesse aqui.

Rolar para cima