Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Brasileiros passam a viajar mais internamente

Conheça os cinco destinos que mais cresceram no interesse dos turistas

Viajar é uma das melhores formas para aproveitar as férias, folgas ou até mesmo os finais de semana. De acordo com pesquisa encomendada pela Faculdade Getúlio Vargas em parceria com o Ministério do Trabalho, 23% dos entrevistados demonstraram interesse em viajar nos próximos seis meses. Com a alta do dólar, entretanto, os destinos internacionais ficaram em segundo plano. Afinal, o que antes era palpável para os brasileiros, agora não é mais. Ainda com base no resultado da pesquisa, os que pretendem viajar, optam por roteiros nacionais. De olho neste cenário, Sandra Luck, sócia da Luck Viagens, acredita que esta é uma excelente oportunidade para o brasileiro viajar internamente e conhecer as belezas do país. “Sentimos uma procura 40% maior por destinos domésticos como Rio Grande do sul, Bahia e Rio Grande do Norte”, conta.

Por meio de pesquisas, a agência online de viagens, Hotel Urbano, percebeu aumento de 50% na procura por destinos nacionais, em relação ao mesmo período do ano passado. Sandra reforça, entretanto, que o turismo doméstico ganhará destaque neste ano, pois o viajante que se programar antecipadamente encontrará ótimas ofertas. “Sabemos aproveitar a oportunidade e por isso oferecemos pacotes especiais para contemplar os diferentes perfis de viajantes”, pontua Luck, salientando que a preferência ainda é pelo litoral, não à toa, Natal, Porto Seguro, Maceió e Balneário Camboriú, assumiram a posição de 1º, 3º, 4º e 5º, respectivamente.   Confira, então, o que as cinco cidades apontadas como de maior interesse para visita tem a oferecer.

Natal (RN) – 200%

A capital do Rio Grande do Norte é conhecida pelas praias paradisíacas, porém nem só de sol e mar vive Natal. As feiras e mercados de artesanato surpreendem pela variedade de produtos: desde as peças em argila, madeira, tecido, vidro e pintura, até as cachaças e temperos locais. Para os que desejam toalhas de mesa, passadeiras e capas de almofadas, moldadas à mão, pode conhecer a cooperativa das rendeiras da região que funciona no distrito de Campo de Santana, no município de Nísia Floresta. É no bairro de Petrópolis, porém,  que está um dos mais concorridos: o Centro de Turismo. Instalado na antiga cadeia pública, o pomposo casarão ganhou charme ao transformar as celas em lojas.

Gramado (RS) – 190%

O charme de Gramado é visível em cada canto da cidade que mais parece uma maquete de tão organizada e limpa. Sendo assim, igrejas, museus para todos os gostos, a exemplo do Museu de Automóveis, Mini Mundo e Museu de Cera, são atrativos. Sem esquecer, entretanto, do famoso passeio de pedalinho pelo Lago Negro, das fábricas de chocolate, além do tour gastronômico pela Rua Coberta e imediações. A dica, por lá é aproveitar os inúmeros bares e restaurantes e depois seguir para acompanhar as mostras. Ir à Gramado e não passar por Canela é cometer um erro, pois são cidades vizinhas, assim como Recife/Olinda, Rio/Niterói e São Paulo/Guarulhos. Por lá, o Parque do Caracol com a Cascata de 131 m de altura e que leva o mesmo nome do parque, configura-se com atração principal.

Porto Seguro (BA) – 180%

Visitar Porto Seguro vai além das praias e agitos noturnos. A Cidade Alta, parada obrigatória para quem está de passagem pelo local, oferece uma viagem ao passado, aos primórdios da colonização portuguesa no Brasil. Por lá, a Vila, uma das mais antigas do país, cultiva muitas referências da época da sua fundação, a exemplo das ruínas da primeira escolha dos jesuítas, além das igrejas de São Benedito, Matriz Nossa Senhora da Pena e da Misericórdia, onde está inserido o Museu de Arte Sacra. Para quem procura agitação, as praias mais badaladas são Mundaí e Taperapuã, pois concentram muitas barracas com shows e atrações nativas.

Maceió (AL) – 175%

Com uma orla de dar inveja, já que está entre as mais bonitas do Brasil, Maceió é o destino certo para quem busca praias de mar calmo e azul, boa culinária, artesanato e vida noturna animada. A praia de Ponta Verde é ideal para quem gosta de admirar o por do sol, já Pajuçara é perfeita para um passeio pelas piscinas naturais, pois o mar é tranquilo e quase sem ondas. As praias situadas nas proximidades da capital valem a visita, principalmente a do Francês, que chama atenção pela barreira de corais e a do Gunga, pois se destaca pelas falésias coloridas.

Balneário Camboriú (SC) – 150%

A cidade é um dos principais destinos litorâneos do sul do país. A democratização das praias permite que cada turista aproveite o local de acordo com o perfil. Famílias, por exemplo, costumam frequentar as praias Central e das Laranjeiras, cujo acesso é pelo teleférico do Parque Unipraias, os jovens, por sua vez,  preferem a badalação da Praia dos Amores, Estaleiro e Estaleirinho. E como democracia é palavra de ordem, por lá, os naturistas também têm vez. Para os adeptos, entretanto, a Praia do Pinho – oficializada como a primeira do país -, é parada obrigatória.

Serviço

www.luckviagens.com.br

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem