Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Brasil entra na rota de estudantes estrangeiros

Em oito anos o número de vistos concedidos para estrangeiros que querem estudar no Brasil mais que dobrou, passando de 5.770 para 12.547 emissões. E diante das indicações que apontam para que o mercado continue crescendo, a indústria se aquece.

Para Carlos Robles, presidente da Belta (Brazilian Educational & Language Travel Association, sigla em inglês para Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais), um dos fatores que impulsionam o crescimento é o interesse por aprender a língua, especialmente para aqueles que visam no futuro fazer algum tipo de negócio com o Brasil, um dos mercados emergentes mais atraentes do mundo. Além disso, Robles destaca que a cultura, a natureza e o modo de vida do brasileiro também atraem estrangeiros. “Essa experiência faz com que os estudantes entendam quais são as oportunidades e dificuldades de fazer negócios com o Brasil, uma característica que é valorizada em empresas internacionais interessadas em estreitar relações com nosso país”, disse Robles.

Em 2013, o Ministério do Turismo mostrou através do estudo “Demanda Turística Internacional” que dos 4,5 milhões de turistas estrangeiros que vieram ao Brasil em 2012 quase 100 mil escolheram o país pelas oportunidades de cursos.

Pensando no mercado receptivo educacional e nas perspectivas de crescimento, a Belta criou em janeiro desse ano o departamento de Inbound, que contribuirá para o fortalecimento e promoção do Brasil no exterior.

“O crescimento do turismo receptivo aumentará o interesse dos estrangeiros em aprender português. Percebemos inclusive que no Brasil tem aumentado gradualmente o número de escolas de ensino de português, de programas ofertados por agências de intercâmbio e até mesmo as cooperações de universidades brasileiras com as internacionais”, diz Robles.

Todos os membros do departamento de Inbound têm o selo “Study in Brazil by Belta”, criado e gerido pela Belta para atestar empresas e instituições brasileira no Brasil e no exterior.

“Nesse momento, a Belta percebe a importância de assegurar a continuidade de ações como a do ‘Study in Brazil’, acreditando que é chegada a hora de fomentar o segmento de intercâmbio para o Brasil”, diz Robles.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem