Blog Turismo por Cristina Lira entrevista em Portugal, Miguel Quintas, CEO da Consolidador.com e Airmet

  1. Gostaria de saber sobre o grupo Airmet em Portugal e suas novidades?

O grupo de agências de viagens Airmet em Portugal tem vindo a crescer substancialmente, em particular neste período pós-pandemia. Operamos no setor corporativo e de lazer com uma faturação superior a 400 milhões de euros/ano. Temos sempre como objetivo apostar em formação e novas tecnologias que permitam aumentar a eficiência do trabalho diário das nossas agências assim como a sua própria rentabilidade. As novidades neste campo para este ano prendem-se com uma ferramenta de consulta e emissão de bilhetes de aviação automática para toda a rede, assim como um sistema de sofisticado de identificação da melhor tarifa na hotelaria mundial, escolhendo o mais adequado de entre mais de 10 fornecedores internacionais. Estas são as duas maiores novidades para 2023.

  1. Quantas agências o grupo atende em Portugal?

Em Portugal a Airmet é uma rede de mais de 300 agências de viagens e é o grupo que mais cresce em Portugal, organicamente.

  1. E no Brasil?

No Brasil atendemos 200 agências de viagens, também elas no setor corporativo e lazer.

  1. Como analisa o turismo de Portugal e qual o maior desafio?

O maior desafio para Portugal no curto prazo é a construção de um novo aeroporto em Lisboa. O atraso desta decisão tem gerado impactos negativos brutais na imagem do País no estrangeiro, em particular nos viajantes de negócio e lazer. É igualmente, um estrangulador do crescimento do turismo em Portugal. Adicionalmente, a formação dos recursos humanos assim como a estabilização da fiscalidade e legislação turística são fatores que urge solucionar a fim de termos um destino cada vez mais competitivo e pronto para crescer nos próximos anos. Finalmente, como recomendação de carater generalista, faz falta um diálogo mais aproximado entre o poder político e as necessidades empresariais do setor, nomeadamente no que diz respeito às PME’s.


Miguel Quintas 

Graduado em Administração e MBA com especialização em marketing. Estudante de Empreendedorismo no MIT, EUA. Pai de 3 filhos.

Começou a aventura empreendedora em 1997 com a primeira agência de viagens online. Inicialmente em Portugal e Espanha e posteriormente em mais 15 países. A startup não deu certo mas o know-how, a vontade, a resiliência e o desejo de construir novos negócios mantiveram-se intactos. A partir desse primeiro fracasso surgiram outras 7 empresas. Atualmente, Miguel é CEO de um grupo de empresas com presença em 5 países e operação em 4 continentes, incluindo Consolidador.com (3 vezes premiado como o melhor do mundo nos “World Travel Awards”), Airmet (um consórcio de agências de viagens com mais de 500 agências de viagens) e Parcela Já, a nova startup dedicada ao parcelamento.

“É o desafio que me move” podia ser o seu moto.”

Rolar para cima