Blog Turismo por Cristina Lira, entrevista com exclusividade, o secretário de Turismo de Canela(RS), Ângelo Sanches e ele fala do diferencial da cidade, conhecida como “Canela, seu destino natural na Serra Gaúcha”

O secretário de Turismo de Canela (RS), Ângelo Sanches , também presidente da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur) se disponibilizou a responder algumas perguntas em pleno final de semana, sobre essa cidade encantadora que é Canela, nas Serras Gaúchas, no sul do Brasil, e que recebeu no ano passado junto com toda a região, quase 5 milhões de turistas . Já pensou!

Como foi a retomada pós pandemia para Canela?

Ângelo Sanches- A cidade de Canela está num processo de retomada muito seguro. Foi a primeira cidade do Brasil que já em abril do ano passado, quando a pandemia estava em alta, recebemos uma certificação internacional da Safe Travels, sob a chancela da Organização Mundial do Turismo, onde se certificou como uma cidade de destino turístico seguro. Porque desde que começou a pandemia, nós nos preocupamos em primeiro lugar com o cidadão. Primeiro em capacitá-lo, em fazer com que ele tivesse conscientização de tudo que estava acontecendo. Todo o trade turístico se preparou para poder estar preparados quando a retomada começasse e com isso, quando começou a vinda de novos turistas a cidade já estava pronta e mesmo assim em plena pandemia, a cidade de Canela no ano passado recebeu junto com toda a região quase 5 milhões de turistas. Então, a nossa retomada é segura, é uma retomada que a cidade toda está preparada para cuidar do seu cidadão e receber muito bem o turista. Os nossos 53 atrativos que encontram na cidade, além de todos os hotéis, restaurantes e pousadas, nossas ruas todas elas estão preparadas. porque nos preocupamos de ter uma comunicação transparente igual a todos e ao mesmo tempo capacitar o municipio para que ele entendesse a importancia da questão da nossa retomada e que o nosso destino continuasse a ser referência.

Quantos atrativos a cidade tem a oferecer?

Ângelo Sanches– Os nossos atrativos são mais de 53, entre parques temáticos, parques de natureza na sua maioria,  museus, museus culturais, museus só de exibições, parques indoors, além de muitas cascatas, muitos campos, muitas trilhas .A cidade é um grande parque a céu aberto. Possui atrações para todos os gostos, para todos os gêneros e para todas as idades, inclusive atrativos internacionais.

Quantos turistas recebe por ano?. Quantos leitos e hotéis possui?

Ângelo Sanches -A cidade de Canela possui 45 mil habitantes , e recebe anualmente 6 milhões de turistas, junto com toda a região das hortênsias, incluindo os municípios de  São Francisco de Paula, Petropólis e Canela nossos hotéis passam de 180 hoteis e estamos em 10 mil leitos e cada vez mais novos hotéis com bandeiras internacionais. Inclusive daqui há um ano e meio será inaugurado um dos hotéis mais luxuosos da América Latina

Qual o turismo prevalece em Canela?

Ângelo Sanches– O segmento  que prevalece na nossa cidade é o turismo de natureza,  é o turismo de aventura, o turismo sensorial, aquele que o turista é tocado o tempo todo , ao enxergar, ao sentir, ao se alimentar,  aprendemos desde sempre aqui  a receber, hospedar, alimentar , entreter e despedir-se, este é o diferencial , da questão do nosso segmento. Tanto que temos o titulo “Canela, seu destino natural na Serra Gaúcha”

Quais as expectativas para este ano e para 2022?

Ângelo Sanches -As expectativas são as melhores possiveis. O “Nosso sonho de Natal”  começa dia 22 de outubro e termina dia 09 de janeiro e estamos esperando em torno de 2 milhões de  turistas. Desde que a retomada veio , a nossa cidade não parou. Nao existe baixa temporada . O turismo de experiência provoca essa conexão com o turista que se sente a vontade , e isso está nos ajudando muito. ” Cada dia aumenta o fluxo de turistas e todos sabendo que para fazer um turismo seguro tem que cada um fazer sua parte”.

Quanto o turismo representa para a cidade de Canela?

Ângelo Sanches – Mais de 85% como nossa principal matriz econômica da economia da cidade, cada vez mais se prepara para receber novos investimentos. Como recebe todos os dias, todos os meses desde 2017e virou um grande fomentador de grandes negócios.

E se você não conhece, contacte seu agente de viagens e programe sua viagem para esse destino maravilhoso, nas serras gaúchas, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.