Beto: chatbot da Bosch já atendeu mais de 40 mil clientes

Beto: chatbot da Bosch já atendeu mais de 40 mil clientes

Em parceria com a Oracle, a marca desenvolveu uma solução revolucionária baseada em IA para atendimento ao cliente, retendo 50% das conversas realizadas no site

Para agilizar e aprimorar o atendimento aos seus clientes, a Bosch, líder em fornecimento de tecnologias e serviços, lançou uma solução de inteligência artificial conversacional acessível aos clientes Bosch 24 horas por dia, sete dias da semana.

O chatbot Beto nasceu a partir do uso do Oracle Digital Assistant, que possibilita a experiência por meio de recursos automatizados e omnichannel para interação com as áreas da empresa, como ferramentas elétricas, automotivo, aquecedores, pecuária de precisão e, até mesmo, oportunidades de emprego. Além de operar tanto por texto quanto por voz em português, Beto possui a habilidade de transferir a conversa para um agente humano quando necessário, tudo isso integrado com o Oracle B2C Services, com uma variedade de ferramentas otimizadas para atendimento no varejo.

As facilidades oferecidas pela parceria com a Oracle já trouxeram resultados. Beto já registrou mais de 20 mil conversas e atendeu mais de 40 mil clientes, com média de 3 mil contatos mensais desde sua implementação em 2020. A empresa registrou um aumento de 40% no número de atendimentos em relação ao cenário anterior, retendo 50% das conversas. Ou seja, metade dos atendimentos do Beto termina apenas com suas respostas e sem necessidade de atendimento humano.

A parceria entre a Bosch do Brasil e a Oracle demonstra o poder da integração entre tecnologias como a Inteligência Artificial e atendimento ao cliente. O Beto (ODA) veio para proporcionar aos nossos consumidores uma experiência única, lhes dando poder de escolha em qual canal de atendimento eles preferem buscar as informações”, comenta Ana Silva, supervisora MIS/BI da Bosch Service Solutions Brasil. O assistente virtual está disponível em múltiplos canais, incluindo WhatsApp, Facebook Messenger e no site oficial da Bosch.

A Oracle levou realidade da IA para a Bosch, que buscava um parceiro que embarcasse na estratégia de desenvolver um chatbot personalizado do zero, reunindo as principais informações dos produtos e podendo se relacionar com outras áreas da empresa, com um atendimento rápido, conciso e humano. Para além desse fator, a escolha do Oracle Digital Assistant, permitiu-lhes aproveitar o poder da IA na otimização das operações, interações com o cliente e crescimento geral.

A parceria entre a Oracle e a Bosch no Brasil demonstra o poder da integração entre tecnologia e atendimento ao cliente, criando experiências mais eficientes e satisfatórias e fortalecendo ainda mais a marca Bosch no mercado nacional.

Sobre a Oracle

A Oracle oferece conjuntos integrados de aplicativos e uma infraestrutura autônoma segura na Oracle Cloud. Para obter mais informações sobre a Oracle (NYSE: ORCL), visite-nos.

Marcas registradas

Oracle, Java, MySQL e NetSuite são marcas registradas da Oracle Corporation. NetSuite foi a primeira empresa na nuvem a iniciar a nova era da computação.

Sobre a Bosch


Com quase 70 nos de história com o Brasil, o Grupo Bosch oferece uma gama de produtos e serviços para os setores de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo, Energia e Tecnologia Predial. Hoje, a companhia emprega cerca de 10.000 colaboradores no país e registrou, em 2022, um faturamento líquido de R$ 7,8 bilhões.

Dentre todas as unidades de negócio do grupo Bosch, uma se destaca no fornecimento de serviço. É a Bosch Service Solutions, que é um fornecedor global, líder na Terceirização de Processos de Negócios (BPO) para serviços e processos de negócios complexos. Usando as mais recentes tecnologias e as possibilidades de IoT, esta divisão da Bosch desenvolve soluções de serviços integradas e inovadoras nas áreas de Mobilidade, Monitorização e Experiência do cliente, com cerca de 10.000 associados, em 27 locais, e em mais de 35 idiomas.

Mais informações no nosso site ,nas nossa página dedicada para IOT 

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!