Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

BENCHMARKING APRESENTA MODELO DE TURISMO SOCIAL

O projeto Benchmarking em Turismo – Aprendendo com as Melhores Experiências Nacionais e Internacionais, operacionalizado pela Braztoa, em parceria com Ministério do Turismo, Embratur e Sebrae, levou sete empresários de cinco estados brasileiros para conhecer Caldas Novas e Rio Quente, em Goiás, entre os dias 30 de março e 4 de abril. 

Caldas Novas e Rio Quente têm na água termal o seu principal atrativo e juntos formam o maior destino turístico do interior do Brasil, com mais de três milhões de visitantes por ano e com um reconhecido trabalho de promoção junto ao público da melhor idade. “Eles oferecem boas alternativas para reduzir ou minimizar os efeitos da baixa temporada”, diz a consultora da viagem Anete Ferreira. Segundo ela, os participantes puderam conhecer e observar as práticas implementadas pelos empreendimentos para atrair este segmento da melhor idade: programações especiais, tarifas reduzidas, atividades direcionadas e o trabalho com os clubes e associações da melhor idade. O que mais chamou a atenção dos empresários, segundo Anete, “foram as ações voltadas para a sustentabilidade ambiental, as iniciativas para o uso racional dos recursos naturais e de modo mais especial a água termal. Um dos exemplos nessa dimensão foi um empreendimento em Rio Quente, único no Brasil com o certificado ISO 14000”.

Entre os participantes, estava Luiz Neves de Souza, do Solar Corte Real, de Sabará (MG), que pela primeira vez participou do projeto. Além de elogiar a iniciativa – “gostei da filosofia e do conceito aplicado de multiplicação” -, Souza aprovou o que viu: “O forte, para mim, foi a variedade de experiências percebidas no destino, a evolução da infra-estrutura de hospedagens visitadas e a ousadia e o planejamento estratégico de alguns empreendimentos”.

 

Dividido em Excelência em Turismo (internacional) e Vivências Brasil (nacional), o projeto de Benchmarking busca qualificar empresários do setor a partir da observação e vivência da operação de destinos que são referência no país e no mundo. No mesmo período, 14 participantes, líderes no processo de organização da Copa de futebol no Brasil, estiveram na Alemanha para conhecer como se deu a organização do evento naquele país. 

 

 

Boa Viagem