Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Baianos celebram padroeira do estado com festa na Conceição da Praia

Se em Salvador há uma igreja para cada dia, na mesma proporção pode-se dizer que há uma festa para cada igreja. O ciclo de festas populares da capital baiana prossegue neste sábado, 8, com as comemorações em louvor a Nossa Senhora da Conceição da Praia, na Cidade Baixa. A padroeira da Bahia, instituída em 1971, através de decreto do Papa Paulo VI, será homenageada com missas durante todo o dia.
A principal será a missa campal das 9h, celebrada pelo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, defronte à Basílica da Conceição, seguida de procissão pelas ruas do bairro do Comércio, passando por pontos turísticos como o Elevador Lacerda, Mercado Modelo, Associação Comercial da Bahia e o Porto de Salvador.
A festa religiosa começou no último dia 29 de novembro com a novena, sempre às 19h30, no interior da basílica. Cada dia de orações é dedicado a uma autoridade e a instituições da Bahia. No último dia da novena, nesta sexta-feira, 7 de dezembro, o Governador do Estado Jaques Wagner e as secretarias de Turismo e de Cultura serão os homenageados da noite, junto com senadores e deputados.
Com o trânsito fechado nas imediações da festa, durante todo o dia haverá festa de largo no entorno da igreja, com barracas de bebidas, comidas típicas, frutas e doces, além de música, principalmente o samba de roda, como é tradição nas festas de largo da capital baiana.
Situada no sopé da montanha que liga as cidades Alta e Baixa, a Conceição da Praia foi a primeira paróquia da cidade de Salvador e a atual basílica é o terceiro templo erigido no mesmo local onde Tomé de Souza, em 1549, ao fundar a capital da colônia, mandou erguer uma ermida de taipa para a imagem, trazida na nau capitânia, da padroeira de Portugal. Em 1623 foi feita a primeira ampliação e em 1739, com projeto atribuído a Manuel Cardoso de Saldanha, a terceira igreja foi iniciada. Apesar de inaugurada em 1765, as obras só foram concluídas em 1849. Sua atual construção, em estilo Barroco, é toda de pedra sabão trazida de Portugal.
Em 1938, o conjunto da Conceição da Praia foi tombado como patrimônio pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em 1946 a igreja foi elevada à categoria de basílica.
No dia festivo (8 de dezembro) acontecem missas às 5h, 6h e 7h, celebração eucarística campal às 9h, com o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger seguida de procissão. As celebrações prosseguem a partir das 12h, às 14h, 15h30 e 18h, encerrando os festejos religiosos da padroeira da Bahia. Além da basílica, Salvador ainda possui outras paróquias dedicadas à padroeira, nos bairros de Itapuã, Periperi e Tororó. Todas as paróquias terão novena até o dia 7 e missas solenes seguidas de procissão no dia 8.
O ciclo de festas populares em Salvador prossegue no dia 13 de dezembro com a festa de Santa Luzia, na Igreja do Pilar, Comércio. Depois vem Bom Jesus dos Navegantes (de fé católica, no 1º de janeiro, com procissão marítima pela Baía de Todos-os-Santos), Iemanjá (do culto afro, no dia 2 de fevereiro, no Rio Vermelho, também com cortejo marítimo para entrega do presente ao orixá das águas salgadas) e Itapuã (31 de janeiro, com cortejo e lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia de Itapuã, na orla).
Serviço
O quê: Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia
Onde: Bairro do Comércio, Cidade Baixa
Quando: Novena até sexta (7 de dezembro) e festa no sábado (8), com missa campal às 9h, seguida de procissão
Boa Viagem