Quem visitar a Bahia neste verão terá 40 novas opções de roteiros nas 13 zonas turísticas do Estado. Os novos produtos incluem visitas a comunidades quilombolas no Recôncavo; fábricas de chocolate e aldeias indígenas no Litoral Sul; esportes de aventura, na Chapada Diamantina e Baía de Todos-os-Santos; além de patrimônio histórico e roteiros gastronômicos, em Salvador.
O livro com os novos roteiros foi apresentado oficialmente pela Bahiatursa a agentes e operadores de viagem, durante a Feira das Américas, promovida pela Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav), no Anhembi, em São Paulo. Na oportunidade, o secretário do Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, também fez uma apresentação do calendário de verão da Bahia, que inclui festas populares, ensaios de bandas e artistas, e o Festival de Verão de Salvador, assim como festas em Porto Seguro e demais regiões.
“É o período mais aquecido da economia do turismo da Bahia, quando recebemos cerca de dois terços dos nossos 5,8 milhões de turistas brasileiros e estrangeiros, por isso, estamos apresentando esses produtos a quem pode comercializá-los, que são os agentes e operadores”, ressalta Leonelli.
Operadoras também formataram novos roteiros para a Bahia
A partir deste verão, Salvador ganhará um novo roteiro terrestre para Itacaré, no Litoral Sul. De acordo com o diretor de Relações Nacionais da Bahiatursa, Fernando Ferrero, a CVC vai realizar a operação, que terá saídas diárias da capital para a cidade da Costa do Cacau. “A ideia é que os turistas de Salvador aproveitem o dia em Itacaré, e que os visitantes que lá estejam curtam um dia inteiro na capital”, explica.
Nos segmentos de ecoturismo e aventura, a novidade está por conta de atividades como trilha e canoagem na Ilha de Itaparica. O roteiro é operado pela empresa D’Aventura, que fez o lançamento durante a Abav. “O objetivo é aproveitar o nosso potencial natural, incrementando atividades de lazer”, afirma o diretor da empresa, Tiago Valois.