Azul e Paraíba lançam desafio para acabar com a baixa temporada  

O Governo do Estado da Paraíba, a prefeitura de João Pessoa e a Azul Linhas Aéreas assumiram um desafio público de tornar a capital paraibana um destino turístico com alta estação durante todo o ano. “Esse é um desafio que já estamos assumindo e vamos transformar João Pessoa na cidade mais desejada do Brasil”, afirmou o prefeito Cícero Lucena. “Estamos desenhando a inexistência de uma baixa temporada na cidade”, enfatizou Daniel Bicudo, diretor de Marketing da companhia aérea. 

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, afirmou que o Destino Paraíba como um todo tem sido colocado em outro patamar junto às maiores operadoras de turismo do país. A parceria com a Azul Viagens – operadora oficial da companhia aérea – tem se consolidado a cada ação traduzindo os resultados em crescimento sustentável. “O governo tem trabalhado forte e certeiro para promover a Paraíba e temos obtido resultados que demonstram que estamos no caminho certo”, avaliou a secretária.

Na parceria com a Azul, o governo tem oferecido redução da alíquota do ICMS sobre o combustível de aviação, além de promovido ações de marketing a exemplo da adesivagem de um Airbus da frota da companhia, que irá frequentar todos os aeroportos da malha aérea da Azul após o Carnaval. Essa ação foi anunciada pelo próprio vice-governador Lucas Ribeiro durante o Nordestur, um evento da Azul Viagens pela região e que aconteceu nesta terça-feira (23) em João Pessoa. Essa ação tem a parceria do Ministério do Turismo também.

Na oportunidade, Daniel Bicudo anunciou o início de operação de novos voos dedicados para a capital paraibana a partir de julho, num total de nove voos semanais. Os voos não estão na malha atual da companhia aérea: Goiânia, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. De acordo com o executivo, essa operação representa um crescimento de 70% da companhia no destino Paraíba e uma prospecção de 48 mil assentos. 

“Tenho certeza que aqui eles vão performar muito bem e a gente vai conseguir mantê-los. Tem Goiânia, que apesar de estar agora na alta temporada de janeiro como voo origem, ela não estava em julho do ano passado. Então, a gente tem três novas origens agora no mês de julho para a cidade de João Pessoa”, explicou.

Cidade preparada para receber o visitante

Turismo também tem relação com o cuidado com a cidade, sua infraestrutura, serviços, e tudo que faça com que o visitante sinta-se bem acolhido. Esse conjunto de ações, o dever de casa, a Prefeitura vem fazendo bem, segundo Daniel Rodrigues, secretário de Turismo da Capital.

“A Prefeitura e o Governo do Estado trabalham muito no fortalecimento promocional. E a Prefeitura na sua parte apoia também na promoção, mas a sua maior tarefa, vamos dizer assim, é cuidar da infraestrutura da cidade, da limpeza, da mobilidade urbana, da rua calçada e asfaltada, da confecção do Centro de Apoio ao Turista, por exemplo”, explicou. 

O presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBtur), Ferdinando Lucena, disse que, com a ampliação da malha viária, novas possibilidades se abrem  para a ampliação do fluxo de visitantes, não apenas na alta, mas também em períodos de baixa demanda. “Isso é fruto desse processo de ampliação das estratégias e de promoção e divulgação do destino Paraíba que nós estamos promovendo desde 2023 – e isso tem repercutido muito no mercado nacional e o nosso trabalho, por determinação do governador João Azevedo, é exatamente fazer com que a gente possa ampliar esses voos”, afirmou.

Fotos: Sérgio Lucena

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!