Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Atrações nacionais e regionais agitam a Costa do Dendê no III Festival da Primavera de Morro de São Paulo

Música de boa qualidade, belas praias e natureza. Esta é a combinação que a Bahia oferece para o feriadão de 15 de novembro, em um dos seus principais destinos turísticos: Morro de São Paulo. A localidade, pertencente ao município de Cairu, na Costa do Dendê, ao sul de Salvador, recebe de 15 a17 de novembro as atrações do III Festival da Primavera de Morro de São Paulo, produzido pelo Grupo A Tarde, Nossa Agência Marketing, com patrocínio da Prefeitura de Cairu e apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e Bahiatursa.
O evento é gratuito e acontece na Segunda Praia. Trata-se de um dos mais belos cartões-postais do lugar, perto da vila e com excelente infraestrutura de pousadas, bares e restaurantes. A estimativa é a de que um público de 12 mil pessoas por dia participe do festival, que será aberto na noite de 15 de novembro com o espetáculo “Chão”, do cantor e compositor Lenine, já visto em mais de 20 cidades do Brasil, além de Chile, Argentina, Uruguai, Paris, Milão e Vienne (França).
Em seguida, sobe ao palco principal o grupo Radiola, uma das principais bandas independentes da Bahia, com 10 anos de estrada, e participação em grandes shows, como o Festival de Verão de Salvador. No dia 16, será a vez do cantor e compositor Jorge Vercillo e da Banda Maglore, formada em Salvador no ano de 2009, cujo repertório mistura MPB e pop. No último dia, 17 de novembro, o samba contagiante da banda Batifun sobe ao palco principal da Segunda Praia.
O Festival da Primavera começou em setembro de 2010, como parte das comemorações pelos 400 anos de Cairu, o único município arquipélago do Brasil, formado por 26 ilhas, do qual Tinharé é a principal e onde fica o Morro de São Paulo, escolhido como palco das comemorações. A mistura de estilos, com destaque para as apresentações de Maria Gadú, Nando Reis, Vânia Abreu e Leilah Moreno, agradou em cheio ao público e a primeira edição superou as expectativas dos organizadores.
O público recorde, estimado em mais de 10 mil pessoas por noite, consolidou o evento e, no ano seguinte, 2011, também em setembro, o Festival da Primavera (com Vanessa da Mata, Capital Inicial, Monique Kessous e Jau) foi inserido ao calendário festivo oficial de Cairu e da Bahia, e tornou-se o principal evento musical da Costa do Dendê. A novidade naquele ano foi a instalação do palco cultural na vila, destinado às manifestações culturais, artistas, artesãos e à música regional.
Na edição de 2012, de 15 a 17 de novembro próximos, os organizadores pretendem transformar as ações do projeto em oportunidade de geração de renda para toda a cadeia produtiva do turismo local. A Prefeitura de Cairu, em conjunto com o Senac e o Sebrae, vai realizar Oficinas de Profissionalização, palestras de Atendimento ao Cliente, Boas Práticas no Manuseio de Alimentos e Oficinas de Artesanato.
Ao lado disso, o evento será creditado com um selo de neutralização de carbono durante os três dias e a cota de emissões registrada será revertida em plantio de árvores, visando à diminuição do impacto desta ação na natureza. Outra ação de responsabilidade socioambiental é a limpeza das praias onde será realizado o evento. Todo o material recolhido será enviado para cooperativas de reciclagem.
Para informações sobre as atrações turísticas, como chegar e onde ficar em Morro de São Paulo, consulte o Disque Bahia Turismo (71 3103-3103) ou acesse o site oficial de turismo da Bahia (www.bahia.com.br).
Serviço
O quê: III Festival de Primavera
Quando: 15 a 17 de novembro
Onde: Segunda Praia de Morro de São Paulo (Cairu)
Horário: 21h
Quanto: Gratuito
Boa Viagem