O município, que fica a 120 km de Natal, está credenciado na Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, projeto de abrangência em todo território nacional
O município de Araruna (PB) ganha, neste sábado (10), um novo produto turístico voltado para os amantes de aventura e atividades na natureza. Caminhos das Ararunas é a primeira trilha de longa distância da Paraíba e uma das primeiras a serem lançadas no Nordeste dentro do projeto Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, iniciativa conjunta do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério do Turismo.
Os Caminhos das Ararunas têm aproximadamente 100 km, que podem ser percorridos de uma vez ou por etapas, com pontos de paradas estratégicas ao longo do percurso. O início da trilha fica município de Araruna (PB) e finaliza no município vizinho de Cuité (PB). Apesar de estarem localizados no território paraibano, os caminhos passam a pouco mais de quatro quilômetros de Gameleiras, Serra de São Bento, Japi e Passa e Fica, municípios do Rio Grande do Norte que fazem divisa com Araruna.
Todo o corredor ecológico é marcado por ambientes diversificados, formados por leitos secos de rios, matas estacionais, resquícios da floresta atlântica, vegetação de caatinga e vários geosítios (Pedra da Boca, Pedra do Chapéu, Pedra da Macambira, Pedra Olho D´água dos Índios, Cânion do Macapá, Cânion da Serra Verde, entre outros).
A inauguração da trilha de longo curso Caminhos das Ararunas está marcada para este sábado (10), data em que se comemora o aniversário de 145 anos de emancipação política de Araruna. Haverá a apresentação simbólica da placa informativa instalada no início da trilha e uma rodada de conversas que será promovida em formato virtual – no instagram @caminhosdasararunas -, em consonância com recomendações oficiais de distanciamento social nesse período de pandemia.