Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the jetpack domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/cristina_shared/cristinalira.com/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio astra foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/cristina_shared/cristinalira.com/wp-includes/functions.php on line 6114
APECATE e ISCTE são parceiras do projeto RESETTING – ferramenta que visa relançar os modelos europeus de turismo inteligente e sustentável - Boa Viagem por Cristina Lira

APECATE e ISCTE são parceiras do projeto RESETTING – ferramenta que visa relançar os modelos europeus de turismo inteligente e sustentável

A APECATE e o ISCTE são os parceiros portugueses do projeto europeu RESETTING.  Lançado este mês, o RESETTING – financiado por fundos europeus através do Programa COSME – tem por objetivo ser uma ferramenta para “relançar os modelos europeus de turismo inteligente e sustentável através da digitalização e tecnologias inovadoras”. O RESETTING quer ajudar a promover a competitividade das Pequenas e Médias Empresas (PME) europeias e visa facilitar a transição das empresas de turismo europeias para modelos operacionais mais resilientes, circulares e sustentáveis, através do teste e integração de soluções inovadoras de base digital que reduzem encargos desnecessários, melhoram a qualidade da experiência turística, contribuem para a descarbonização do setor do turismo e para um crescimento económico mais inclusivo (não apenas para as pequenas e médias empresas, mas também para os residentes dos destinos).

Este projeto vai ajudar a competitividade de 60 PME de cinco países europeus – Portugal, Espanha, Itália, Albânia e Grécia – onde estão localizados os oito parceiros do consórcio RESETTING, que vão receber, globalmente, um milhão de euros de financiamento atribuído pela Agência Executiva para as Pequenas e Médias Empresas (EASME) da Comissão Europeia.

A iniciativa facilita a cooperação transnacional e aposta na co-criação e na inovação e vai permitir superar as diferenças e unir os empreendedores em torno de objetivos comuns: como tornar o turismo mais sustentável e inteligente – o que se alinha com a dupla transição digital e ecológica a que assistimos atualmente. Ao co-criar, implementar soluções piloto e otimizar soluções tecnológicas sofisticadas e inovadoras, o projeto vai ajudar a superar o desafio das PME que muitas vezes carecem de recursos e capacidade para acompanhar o desenvolvimento tecnológico e, consequentemente, introduzir soluções inovadoras.

O RESETTING vai permitir às PME implementar novos modelos de negócio, através do reforço e melhoria das suas capacidades e competências na utilização das novas tecnologias, que previsivelmente irão disseminar-se por toda a Europa. Ao envolver PME de diferentes países europeus na criação e teste deste conjunto de novas soluções, o projeto vai promover soluções inovadoras que podem ser aplicadas em diferentes contextos turísticos.

A participação de associações empresariais e do setor público, bem como universidades, conduz também à facilitação do diálogo e da colaboração entre os diferentes atores público-privados. Assim, dada a natureza do consórcio e a participação de instituições académicas e de investigação, o projeto vai promover a colaboração entre instituições de conhecimento e empresas, de forma a estimular a inovação empresarial na área do turismo na Europa. O  projeto é coordenado por Ignacio de las Cuevas da Eurecat – Centro Tecnológico da Catalunha e tem como parceiros portugueses o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e a APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos.

A APECATE é a associação que congrega e representa as empresas de congressos, animação turística e eventos de Portugal. A sua atuação centra-se na representação de setores de relevância na Indústria Criativa e no Turismo, onde se incluem empresas que concebem, desenvolvem e realizam produtos e serviços inovadores e de grande interesse estratégico para a economia Portuguesa.

O ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa é uma instituição pública de ensino universitário criada em 1972. Com mais de 10 mil estudantes, as áreas de ensino e investigação do ISCTE estão organizadas em quatro escolas: Escola de Ciências Socias e Humanas (ECSH); Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP); Escola de Gestão (IBS); Escola de Tecnologias e Arquitetura (ISTA).

Rolar para cima