Anunciados os vencedores dos Prémios Xénios 2023 – Excelência na Hotelaria

 

Os vencedores foram conhecidos na gala da passada quinta-feira, dia 30 de março, que decorreu em Albufeira no fim do primeiro dia do XIX Congresso ADHP.

São conhecidos os vencedores dos Prémios Xénios 2023 – Excelência na Hotelaria, anunciados em Albufeira, no primeiro dia do XIX Congresso Nacional ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal.

 

Os Xénios têm como objetivo distinguir os melhores diretores de hotéis, bem como o melhor parceiro do negócio, fazendo uma avaliação sobre o ano de trabalho transato.

 

Após a abertura do período de candidaturas, entre os dias 31 de janeiro e 12 de fevereiro, a direção da ADHP selecionou um conjunto de nomeados para sete categorias.

Os nomeados foram submetidos a uma votação online, entre os dias 18 de fevereiro e 19 de março, que resultou na seleção dos finalistas, constituída por três nomes em cada categoria, exceto uma, devido a empate técnico. Essa seleção foi submetida à avaliação de um júri composto por doze personalidades do setor:

 

1.       ADHP (Presidente) – Fernando Garrido

2.       DIRHOTEL – Manuel Ai Quintas

3.       AHRESP – Carlos Moura

4.       APAVT – Pedro Costa Ferreira

5.       AHETA – Hélder Martins

6.       TURISMO E PORTUGAL – Ana Paula Pais

7.       ESHTE – Carlos Brandão

8.       UNIVERSIDADE LUSÓFONA – Mafalda Patuleia

9.       ESHT PORTO – Flávio Ferreira

10.   REGIÃO DE TURISMO DO ALGARVE – João Fernandes

11.   PUBLITURIS – Victor Jorge

12.   AMBITUR – Pedro Chenrim

 

À semelhança das edições anteriores, o júri voltou a atribuir o Prémio Carreira, que procura homenagear uma individualidade de destaque no setor. Este ano, o prémio foi entregue a Manuel Vegas, presidente da congénere Asociación Española de Directores de Hotel.

A ADHP atribuiu, ainda, um galardão especial. João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve, recebeu o Prémio Mérito em reconhecimento do trabalho desenvolvido para o turismo algarvio e para o setor nacional. 

 

“Os Prémios Xénios reconhecem e distinguem, todos os anos, a excelência que a hotelaria nos oferece. A vitalidade do setor turístico é posta à prova repetidamente, mas temos sido sempre capazes de responder aos maiores desafios. Isso só é possível graças aos excelentes profissionais que temos em Portugal. Recorremos, por isso, à simbologia do Xénio, o deus grego da hospitalidade, para distinguir aqueles cujo esforço e talento nos permite ter uma hospitalidade de referência a nível internacional. Os meus parabéns aos vencedores e a todos os nomeados que contribuem diariamente para o desenvolvimento do setor”,felicita Fernando Garrido, presidente da ADHP.

 

O XIX Congresso Nacional da ADHP decorre nos dias 30 e 31 de março, no NAU Salgados Palace, em Albufeira, sob o tema “Gerir na incerteza. Rethink the future”.

 

Vencedores dos Xénios 2023

 

Melhor Diretor de Hotel

Ana Teresa Garcia Matos

Hotel PortoBay Teatro e PortoBay Flores

 

Melhor Diretor de Alojamentos

Tiago Féteira Rodrigues

NAU Palácio do Governador

 

Melhor Diretor de F&B

Diogo Brites Santos

Six Senses Douro Valley

 

Melhor Diretor Comercial/Marketing & Vendas

Gilda Cardoso

DHM – Discovery Hotel Management

 

Melhor Jovem Diretor

João Matos

Moxy Lisboa Oriente

 

Melhor Gestor de Potencial Humano

Joana Ferreira

Vila Galé Hotéis

 

Melhor Parceiro de Negócio

XLR8 RM

 

Prémio Carreira

Manuel Vegas

Prémio especial:

 

Prémio Mérito

João Fernandes – presidente da Região de Turismo do Algarve

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!