Os vencedores foram conhecidos na gala da passada quinta-feira, dia 30 de março, que decorreu em Albufeira no fim do primeiro dia do XIX Congresso ADHP.
São conhecidos os vencedores dos Prémios Xénios 2023 – Excelência na Hotelaria, anunciados em Albufeira, no primeiro dia do XIX Congresso Nacional ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal.
Os Xénios têm como objetivo distinguir os melhores diretores de hotéis, bem como o melhor parceiro do negócio, fazendo uma avaliação sobre o ano de trabalho transato.
Após a abertura do período de candidaturas, entre os dias 31 de janeiro e 12 de fevereiro, a direção da ADHP selecionou um conjunto de nomeados para sete categorias.
Os nomeados foram submetidos a uma votação online, entre os dias 18 de fevereiro e 19 de março, que resultou na seleção dos finalistas, constituída por três nomes em cada categoria, exceto uma, devido a empate técnico. Essa seleção foi submetida à avaliação de um júri composto por doze personalidades do setor:
1. ADHP (Presidente) – Fernando Garrido
2. DIRHOTEL – Manuel Ai Quintas
3. AHRESP – Carlos Moura
4. APAVT – Pedro Costa Ferreira
5. AHETA – Hélder Martins
6. TURISMO E PORTUGAL – Ana Paula Pais
7. ESHTE – Carlos Brandão
8. UNIVERSIDADE LUSÓFONA – Mafalda Patuleia
9. ESHT PORTO – Flávio Ferreira
10. REGIÃO DE TURISMO DO ALGARVE – João Fernandes
11. PUBLITURIS – Victor Jorge
12. AMBITUR – Pedro Chenrim
À semelhança das edições anteriores, o júri voltou a atribuir o Prémio Carreira, que procura homenagear uma individualidade de destaque no setor. Este ano, o prémio foi entregue a Manuel Vegas, presidente da congénere Asociación Española de Directores de Hotel.
A ADHP atribuiu, ainda, um galardão especial. João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve, recebeu o Prémio Mérito em reconhecimento do trabalho desenvolvido para o turismo algarvio e para o setor nacional.
“Os Prémios Xénios reconhecem e distinguem, todos os anos, a excelência que a hotelaria nos oferece. A vitalidade do setor turístico é posta à prova repetidamente, mas temos sido sempre capazes de responder aos maiores desafios. Isso só é possível graças aos excelentes profissionais que temos em Portugal. Recorremos, por isso, à simbologia do Xénio, o deus grego da hospitalidade, para distinguir aqueles cujo esforço e talento nos permite ter uma hospitalidade de referência a nível internacional. Os meus parabéns aos vencedores e a todos os nomeados que contribuem diariamente para o desenvolvimento do setor”,felicita Fernando Garrido, presidente da ADHP.
O XIX Congresso Nacional da ADHP decorre nos dias 30 e 31 de março, no NAU Salgados Palace, em Albufeira, sob o tema “Gerir na incerteza. Rethink the future”.
Vencedores dos Xénios 2023
Melhor Diretor de Hotel
Ana Teresa Garcia Matos
Hotel PortoBay Teatro e PortoBay Flores
Melhor Diretor de Alojamentos
Tiago Féteira Rodrigues
NAU Palácio do Governador
Melhor Diretor de F&B
Diogo Brites Santos
Six Senses Douro Valley
Melhor Diretor Comercial/Marketing & Vendas
Gilda Cardoso
DHM – Discovery Hotel Management
Melhor Jovem Diretor
João Matos
Moxy Lisboa Oriente
Melhor Gestor de Potencial Humano
Joana Ferreira
Vila Galé Hotéis
Melhor Parceiro de Negócio
XLR8 RM
Prémio Carreira
Manuel Vegas
Prémio especial:
Prémio Mérito
João Fernandes – presidente da Região de Turismo do Algarve