Ano de Portugal no Brasil Realiza “Encontro de Líderes Empresariais Portugal-Brasil”

o de Líderes Empresariais Portugal-Brasil”
·         O evento acontece nesta quinta-feira, dia 13, no Hotel Tivoli  Mofarrej.
·         Será apresentado um estudo realizado pela McKinsey&Company sobnre as tendências e transformações do mundo global e os cenários da economia mundial para a próxima década.
Será realizado um encontro de empresários  brasileiros e portugueses, com objetivo de incentivar o intercâmbio económico entre entidades privadas e públicas de ambos os países. O evento acontece  nesta quinta-feira, no dia 23/5, no Hotel Tivoli Mofarrej  (Alameda Santos, 1437 – Cerqueira César), em São Paulo, a partir das 14h00. O encontro conta com o patrocínio do Espírito Santo Investment Bank – BESI e faz parte das iniciativas do“Ano de Portugal no Brasil”.
Denominado“Encontro de Líderes Empresariais Portugal-Brasil 2013” o evento será presidido pelo Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Portas, pelo Presidente da Comissão Executiva do Espírito Santo Investment Bank, José Maria Ricciardi, pelo Comissário Geral de Portugal para o Ano de Portugal no Brasil, Miguel Horta e Costa,. Estão também previstas as presenças da  Ministra da Cultura do Brasil, Marta Suplicy, e o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Fernando Pimentel. 
Durante os debates, será apresentado um trabalho de pesquisa  da McKinsey & Company, produzido pela McKinsey Global Institute, sobre as grandes tendências e transformações globais e a forma como refletirão na economia mundial na próxima década. A palestra será apresentasda pelos sócios diretores da McKinset, João Cadtello Branco e Heinz Peter Elstrodt. O estudo “Global Forces: Transformações para a próxima década” analisa as grandes mutações e tendências económicas dos últimos 20 anos e o modo como determinarão o futuro das sociedades e da economia mundial. Em duas sessões paralelas serão debatidos os seguintes temas:
·         O Imperativo do crescimento para a economia de Portugal: Em que medida pode o Brasil ser parte da solução?
·         Desafios e Oportunidades na Economia do Brasil: Que lições a retirar da experiência europeia?
O presidente do Besi, José Maria Ricciardi salienta: “ As relações entre Portugal e Brasil já duram há mais de quatro séculos; ambos partilham a mesma língua e ambos fazem parte do mundo lusófono. O Brasil é a primeira economia da América Latina, a sexta maior economia mundial e é, no domínio do comércio externo, considerado o grande parceiro comercial da China. Portugal tem sido um dos maiores investidores no Brasil e é crucial para o País a internacionalização das suas empresas e a diversificação de mercados de modo a aumentar o peso das exportações e a angariação de investimento estrangeiro, nomeadamente, com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Acredito que esta iniciativa é da maior importância para ambos os países, dada a forte adesão de entidades governamentais, organizações internacionais e empresas públicas e privadas.”
O Ano de Portugal no Brasil (APB) e do Brasil em Portugal decorrem entre 7 de Setembro de 2012 – dia da Independência no Brasil, e 10 de Junho de 2013 – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Para Miguel Horta e Costa, comissário-geral do APB: “este é o ano, este é o momento de levantar mais pontes
entre dois países que têm entre si, e a uni-los, um mar sem fim de afectos, de palavras, de entendimentos. É lá que está também a nossa história. Aqui, está também o nosso futuro.”
A organização do evento “Encontro de Líderes Empresariais Portugal-Brasil 2013” é da responsabilidade da LIDE Portugal, empresa que promove a integração entre empresas, organizações e entidades privadas, por meio de programas de debates e fóruns de negócios.​