Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias


Aniversário do Terramoto de 1755 assinalado a 1 de novembro

Sessões especiais no Museu Quake reforçam importância de estarmos preparados

– No próximo Dia de Todos os Santos, o Quake promove e acolhe sessões especiais para assinalar o aniversário do sismo de 1755, que aconteceu nessa mesma data há 268 anos. O Museu do Terramoto de Lisboa quer evocar anualmente o 1 de novembro pelo seu simbolismo, aproveitando para relembrar a importância de se estar preparado para o inesperado.

Estas sessões especiais são um evento único que acontece apenas uma vez por ano e que torna a experiência vivida no Quake ainda mais autêntica e imersiva. Quem visitar o museu no próximo dia 1 de novembro, começa por entrar no espírito com música ao vivo à chegada. A experiência única continua em todas as visitas, entre as 10h00 e as 18h00, com um acompanhamento muito especial: personagens caracterizadas à época vão estar presentes ao longo do percurso, para recriar de forma ainda mais fidedigna o ambiente do século XVIII. Por ser um dia especial, o Museu do Terramoto de Lisboa vai garantir pormenores exclusivos durante toda a visita.

O aniversário do sismo ajuda também o Quake a relembrar e reforçar a mensagem de sensibilização para a preparação. Numa visita ao museu, uma homenagem à Lisboa pré-terramoto – com recurso a simuladores, tecnologia 4D e cenários – os visitantes conhecem os dados científicos e preparam-se para agirem e protegerem-se em caso de necessidade. Portugal e a capital portuguesa sabem que o que aconteceu em 1755 pode voltar a acontecer. Relembrar o terramoto todos os anos – e não apenas em aniversários redondos – é uma forma de ajudar a criar uma sociedade mais consciente e prevenida. 

O dia 1 de novembro faz inevitavelmente parte da nossa cultura. O convite está feito para conhecer melhor uma parte da nossa história, que ajuda a perceber o passado e a preparar o futuro, num misto de sensações, que nos despertam a curiosidade e a necessidade estarmos preparados.

###

Sobre o Quake 

O Quake é um museu temático que dá a ver e a sentir o Grande Terramoto de Lisboa, em mais de dez salas tecnológicas e totalmente didáticas. É um convite, sob a forma de uma viagem no tempo, a descobrir mais sobre o desastre natural de 1755, sobre a época do Iluminismo, sobre Lisboa e sobre eventos sísmicos. Estarmos melhor preparados para um novo terramoto é a razão de ser do Quake. As visitas devem ser agendadas, para assegurar o horário mais desejado, estando os bilhetes disponíveis para venda no site oficial. 

Online 

lisbonquake.com 

instagram.com/lisbonquake/ 

facebook.com/lisbonquake/ 

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem