A retomada da companhia marca a recuperação de todo um setor
essencial para economia, a da indústria de cruzeiros.
– Amanhã, dia 1º de maio, a Costa Cruzeiros reinicia suas operações de navio, com uma viagem a partir de Savona em um tour exclusivo pela Itália com o Costa Smeralda, flagship da empresa e movido a GNL. Para comemorar esta retomada, autoridades locais e portuárias estarão presentes no porto de Savona, juntamente com o presidente da Costa Cruzeiro, Mario Zanetti.
O reinício da empresa de cruzeiros marca uma importante recuperação econômica para a Itália que, antes da pandemia da COVID-19, gerava impacto econômico de € 3,5 bilhões por ano e mais de 17 mil empregos diretos e indiretos.
O itinerário de uma semana do Costa Smeralda inclui as cidades de Savona, Civitavecchia, Roma, Nápoles, Messina, Cagliari e La Spezia, podendo também ser dividido em dois mini cruzeiros de 3 ou 4 dias para quem preferir um roteiro mais curto, como em feriados.
Os cruzeiros do Costa Smeralda seguirão todos os procedimentos definidos do Protocolo de Segurança Costa, desenvolvido pela companhia em conjunto com especialistas científicos e autoridades italianas. Ele incluiu medidas aprimoradas de saúde e de segurança para todos os aspectos da experiência de férias, tanto a bordo como em terra. O protocolo inclui, por exemplo, testar todos os passageiros antes do embarque e também na metade da viagem, após excursões em terra, além de novas maneiras de utilizar os serviços a bordo.
O Costa Smeralda será o primeiro de um total de quatro navios da Costa a operar durante o verão europeu de 2021 pelo Mediterrâneo. Nos dias em que os navios não estiverem operando, a companhia irá disponibilizá-los no terminal do porto de Savona como ponto de vacinação da população local contra a COVID-19, realizada pela ASL 2 Savone (Unidade de Saúde Pública da região).
Sobre a Costa Crociere
O Grupo Costa Crociere, com sede em Gênova, na Itália, é a empresa de cruzeiros líder na Europa e na China, proprietária da Costa Cruzeiros e da AIDA Cruises. É a única companhia do setor com bandeira italiana em sua frota, composta por 28 navios com capacidade total de mais de 93 mil passageiros. Oferece uma gama ampla de opções de férias em lugares como Mediterrâneo, Norte da Europa, Mar Báltico, Caribe, América do Norte e Central, América do Sul, Emirados Árabes e Extremo Oriente. O Grupo Costa Crociere promove um modelo de negócio orientado para o desenvolvimento sustentável e a criação de valor. Dois navios de sua frota são movidos a gás natural liquefeito (GNL), a tecnologia de combustível mais avançada da indústria naval atualmente disponível para reduzir as emissões ao meio ambiente. Em 2023, três navios adicionais de próxima geração movidos a GNL serão lançados. O Costa Crociere Group faz parte da Carnival Corporation & plc, a maior empresa de viagens de lazer do mundo, com um portfólio de nove marcas globais de cruzeiros.