Restaurante italiano, comandado pelo chef Michele Petenzi, ganhou na categoria `Melhor Restaurante dentro de Hotel´
O ano de 2023 tem sido marcante para o Alloro Al Miramar. Depois de comemorar a sua primeira década, e ficar em segundo lugar na categoria `Cozinha de Hotel´, no Prêmio `Comer e Beber´, da revista Veja Rio, o sofisticado restaurante italiano acaba de atingir mais uma marca importante: foi o ganhador da categoria “Melhor restaurante dentro de hotel”, na primeira edição do prêmio `Chef dos Chefs`.
O Alloro al Miramar, situado no cinco estrelas Miramar Hotel by Windsor, em Copacabana, foi o local da premiação e do jantar comemorativo, preparado pelo chef Michele Petenzi, natural da região da Lombardia, na Itália. O prêmio `Chef dos Chefs` foi idealizado pelo advogado e amante da gastronomia, Jorge Passarelli.
“É uma grande honra ganhar em uma premiação que reconhece o trabalho dos chefs, que traz mais representatividade para a nossa categoria. Fiquei feliz também por ter recebido a cerimônia no Alloro”, vibra Petenzi, que comanda a cozinha do restaurante desde 2021.
Entre os diferenciais do prêmio `Chef dos Chefs´, está o fato dos próprios chefs serem os jurados.
“A ideia do prêmio surgiu visando a tornar ainda mais democrática a escolha dos melhores chefs e restaurantes. Dar voz aos chefs e promover o reconhecimento do trabalho destes profissionais foi extremamente gratificante. Destacar a importância da gastronomia para o Rio de Janeiro e suas diversas contribuições para a cidade são fundamentais para fortalecermos o setor de hotelaria, restaurantes e bares.”, diz Jorge Passarelli.
Premiados e categorias:
Melhor chef com prêmio internacional – Rafa Costa e Silva
Melhor restaurante – Lasai
Melhor chef – Gonzalo Vidal
Melhor chef confeiteiro – Frédéric De Maeyer
Melhor restaurante dentro de hotel – Alloro al Miramar
Melhor italiano – Gabbiano Ristorante
Melhor francês – Didier Restaurante
Melhor japonês – Haru
Melhor asiático – Spicy Fish
Melhor português – Tasca Miúda
Melhor peruano – Lima
Melhor espanhol – izär
Melhor pizza – Ella
Melhor steakhouse – Giuseppe Grill
Melhor churrascaria – Churrascaria Palace
Melhor gastrobar – Nosso
Melhor experiência – Lilia
Melhor frutos do mar – Giuseppe Mar
Melhor árabe – Amir
Melhor almoço executivo – Lilia
Melhor buffet – Câliner
Melhor pão – João Padeiro
Melhor chef corporativo – Pedro de Artagão
Melhor maître sommelier – Gustavo Alves
Melhor gestor – Danni Camilo
Melhor grupo – Grupo Irajá
Melhor Restaurateur – Leo Rezende
Sobre Michele Petenzi:
Michele Petenzi é PhD em Química pela Universidade de Pavia, mas, na gastronomia, é um autodidata. Sua paixão pelas panelas e por ingredientes frescos e naturais o levou a migrar dos laboratórios para a cozinha. Iniciou sua trajetória gastronômica trabalhando como personal chef, oferecendo um sofisticado serviço de menu degustação diretamente nas casas dos clientes, dividindo-se entre Itália e França. Após algumas experiências em restaurantes, estagiou no Mirazur (França), restaurante 3 estrelas Michelin e eleito Melhor do Mundo pelo The World’s Best Restaurant 2019.
Em 2015, veio passar o carnaval no Rio de Janeiro e decidiu fincar raízes na cidade. No início, foi chef do restaurante Il Borgo del Conte, em Botafogo, além de ter atuado como chef consultor do conceituado Satyricon, em Ipanema, e do L’Ulivo Cucina e Vini, em Copacabana. Depois, assumiu a chefia da cozinha do Quadrifoglio, na Barra da Tijuca. No ano de 2020, participou da segunda temporada do reality Top Chef, da Record.