Aldeia do Boco quer afirmar-se como destino turístico

  • Turismo Centro de Portugal visitou a aldeia para conhecer o seu potencial de atração turística


 

Uma equipa da Turismo Centro de Portugal (TCP) visitou a Aldeia do Boco, no concelho de Vagos, para conhecer de perto as características que podem fazer desta aldeia – uma das Aldeias de Portugal – um destino turístico diferenciado.

A equipa da TCP foi liderada pelo presidente Pedro Machado e integrou as chefes dos núcleos de Estruturação, Planeamento e Promoção, Sílvia Ribau, e de Comunicação, Imagem & Relações Públicas, Adriana Rodrigues.

A comitiva percorreu a pé parte do Trilho das Levadas das Azenhas do Boco. Este trilho percorre azenhas e moinhos, alguns ainda em funcionamento, que aproveitam a água das levadas para a moagem da farinha. O percurso é circular, com cerca de 4 km, sempre acompanhado pela água e sons da natureza.

No final, na Azenha da Ti Luísa, a equipa observou o processo da moagem e participou na confeção da Broa Mimosa, típica da Aldeia do Boco, tendo também provado alguns dos produtos endógenos da região, num almoço preparado pela Confraria dos Sabores da Abóbora.

A visita foi acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado, além de vereadores e do presidente da Junta de Freguesia de Soza, Nelson Cheganças, e do presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, Pedro Soares, entre outros elementos.

“Como presidente da Turismo Centro de Portugal, considero essencial visitar regularmente todos os territórios da região, para conhecer em primeira mão o seu potencial turístico, que não cessa de surpreender. Este tipo de visitas permite-nos obter uma compreensão mais profunda e abrangente dos diferentes ativos turísticos da região, incluindo aqueles que são menos conhecidos do público em geral”, considerou Pedro Machado.

“Foi o caso da Aldeia do Boco, que reúne uma série de características que a tornam um destino privilegiado: a beleza natural dos seus percursos, onde o som da água e dos pássaros são uma constante; as experiências gastronómicas que aqui se podem usufruir; e a hospitalidade e simpatia dos seus habitantes. São características que podem ser colocadas ao serviço da população, através da atividade turística, ajudando a garantir que o turismo no Centro de Portugal seja equilibrado, sustentável e inclusivo, e que todos os locais podem beneficiar das oportunidades que o turismo pode trazer”, acrescentou.

“É sempre uma honra receber no nosso território a Turismo Centro de Portugal, em particular numa aldeia com tanto potencial como a Aldeia do Boco. A equipa teve oportunidade de comprovar a singularidade da oferta natural desta aldeia e das tradições das suas gentes. Temos o objetivo de, em conjunto, trabalharmos no sentido de tornar a Aldeia do Boco um destino turístico qualificado e diferenciado, assumindo-se como mais um polo de atração turística do concelho de Vagos e da região Centro de Portugal”, sublinhou Silvério Regalado.
 
Sobre o Turismo Centro de Portugal:

O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.