Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Aéreas brasileiras iniciam 2015 com altas expressivas nos mercados doméstico e internacional

Resultados refletem ritmo aquecido de vendas do último trimestre de 2014. Fator de aproveitamento – recorde histórico para o mês – supera os 84% em ambos os segmentos
A demanda1 consolidada por transporte doméstico registrada pelas companhias integrantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) – AVIANCA, AZUL, GOL e TAM – avançou 9,2% em janeiro de 2015 sobre o mesmo mês do ano passado. A oferta2 foi ampliada pelo quinto mês consecutivo para atender ao aumento da procura e avançou 4,1%.

Como resultado dessa expansão equilibrada, o fator de aproveitamento3 dos voos no mês foi de 84,6%, quase quatro pontos percentuais acima de janeiro de 2014. O desempenho é um recorde histórico para o mês e comparável aos índices registrados durante a alta temporada do mercado norte-americano, referência na aviação mundial.

“Os números que vemos agora são a continuidade do que já se verificava no último trimestre de 2014. As companhias ampliaram seus esforços de vendas no período e os consumidores responderam positivamente. Parte das reservas que já estavam feitas foram para os voos realizados agora em janeiro, reforçando os resultados de um mês tradicionalmente forte”, conta o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz. “Os números, em especial o fator de aproveitamento, atestam a importância atingida pela aviação na matriz nacional de transporte e mostram o nível de eficiência que as empresas têm imprimido às suas operações”, celebra. “Mas não perdemos de vista que no cenário econômico atual, passada a alta temporada, os próximos meses nos reservam um desafio para manter bons níveis de atividade”, ressalva.

O número total de passageiros transportados nos voos domésticos ficou próximo de 9,7 milhões, em alta de 12,5% sobre janeiro de 2014. Hipóteses para esse desempenho seriam uma possível transferência de viagens de lazer que deveriam ter acontecido no meio do ano passado e que podem ter sido reprogramadas pelo receio de aeroportos cheios durante a Copa do Mundo, além da valorização do Dólar ante o Real, o que pode ter estimulado mais viagens internas.

Em termos de participação no mercado4 doméstico, em janeiro a GOL figurou como líder pelo segundo mês consecutivo, com 38,43% de share. A TAM, por sua vez, capturou uma parcela de 37,02% da demanda. A AZUL teve 16,45% de participação, seguida da AVIANCA, com 8,10%.

Internacional – No mercado internacional, os resultados do primeiro mês de 2015 são ainda mais expressivos. Com as quatro companhias aéreas associadas realizando operações regulares nesse segmento, a demanda registrou uma expansão de 32,9% sobre janeiro de 2014. A oferta internacional foi igualmente ampliada (já são sete meses consecutivos de expansão) e avançou 26,4%.

Como resultado da diferença de ritmos de evolução entre oferta e demanda, o fator de aproveitamento, assim como no mercado doméstico, atingiu patamar muito positivo de 84,8% (alta de 4,1 pontos percentuais). O total de passageiros transportados nos voos internacionais cresceu em linha com as demais estatísticas. Foram 703,6 mil passageiros transportados pelas quatro empresas no mês, 28% a mais do que em janeiro de 2015.

A TAM liderou em participação no mercado internacional no mês, com 69,61%. A AZUL conquistou o segundo posto com uma parcela de 15,87% do mercado. A seguir figura a GOL, com 14,47% de share. A AVIANCA obteve menos de 1% de participação.

Confira as planilhas com as estatísticas na área de Dados e Fatos do site da ABEAR, na seçãoNÚMEROS DAS COMPANHIAS AÉREAS ASSOCIADAS.

Glossário
Demanda – é medida em RPK (Revenue Passenger Kilometers ou Passageiros-quilômetro pagos transportados): é calculada por voo, pela multiplicação do número de passageiros pagantes (ou seja, excluindo tripulantes, cortesias e gratuidades) pela distância percorrida. Para uma companhia ou para a indústria, é calculado a partir do somatório dos RPKs de todos os voos daquela companhia ou de todas as companhias.

2 Oferta – é medida em ASK (Available Seat Kilometers ou Assentos-quilômetro oferecidos): é calculada por voo, pela multiplicação do número de assentos disponíveis pela distância percorrida. Para uma companhia ou para a indústria, é calculado a partir do somatório dos ASKs de todos os voos daquela companhia ou de todas as companhias.

3 Fator de Aproveitamento ou LF (Load Factor): diz respeito à relação entre oferta e demanda. É calculado por voo, pela divisão do total de assentos comercializados, independentemente do tipo de tarifa, pelo total de assentos oferecidos. Para uma companhia ou para a indústria, é calculado a partir da divisão do total de RPKs pelo total de ASKs daquela companhia ou de todas as companhias.

4 Participação de mercado (ou Market Share): refere-se à parcela da oferta ou da demanda total detida por uma determinada empresa. Nas estatísticas acompanhadas pela ABEAR, é observada pelo viés da demanda. É calculada pela divisão do total de RPKs de uma companhia pelo total de RPKs da indústria.

Canais e endereços eletrônicos da ABEAR
www.abear.com.br
Facebook – facebook.com/voarpormaisbr
Twitter – @abear_br

ABEAR
A ABEAR foi criada em 2012 pelas cinco principais companhias aéreas brasileiras – AVIANCA, AZUL, GOL, TAM e TRIP, com a missão de estimular o hábito de voar no Brasil. Entre suas estratégias de atuação estão planejar, implementar e apoiar ações e programas que promovam o crescimento da aviação civil de forma consistente e sustentável, tanto para o transporte de passageiros como para o de cargas. As empresas fundadoras representam 99% do mercado, empregam 57 mil pessoas, dispõem de mais de 450 aeronaves e fazem cerca de 2.700 voos diários. A entidade tem ainda mais duas associadas: TAM Cargo, TAP e The Boeing Company.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem