Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

ABIH NACIONAL E O IMPASSE COM DECOLAR.COM

 

Segunda rodada de conversa entre hoteleiros e a OTA não colocou um ponto final no assunto

Uma comitiva de hoteleiros liderada pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional, Sr. Dilson Jatahy Fonseca Jr., participou na última sexta-feira, 15, da segunda reunião de negociação com a Decolar.com, agência online que propôs o aumento de comissionamento de seus serviços de 13 para 15%, e de 19 para 22%, resultando em ambos os casos em um aumento real em mais de 15% em termos econômicos para a hotelaria brasileira.

A conversa parece longe de um consenso uma vez que os hoteleiros que já enfrentam certas dificuldades com o excesso de oferta e a escassez de turistas são veementemente contra o aumento, não só o considerando abusivo como também impróprio para o momento atual vivido pela economia.

Liderado por Dilson Jatahy Fonseca Junior, presidente da ABIH Nacional, a Comitiva de Negociação que foi à Brasília conversar com a Decolar.com contou com as presenças de Manoel Cardoso Linhares (Vice-Presidente da ABIH e da FBHA), Jaime Menin (Executivo da ABIH Nacional), Manoel Andrade Lima Filho (Diretor da ABIH-RN), Patrícia Coutinho (Presidente da ABIH-MG), Fábio Kazuo Yamashita (Diretor da ABIH-AL), Rodrigo Pinto (Diretor da ABIH-PB), João Bueno (Diretor ABR), Adriana Pinto (Presidente da ABIH-DF) e Dr. Huilder Magno de Souza – (Assessor Jurídico).

Na pauta da reunião, além da proposta de limitação do comissionamento de no máximo 10% a ser cobrado dos hotéis legalmente e das empresas formalmente registradas para atividade fim, a ABIH Nacional também propôs a metade do comissionamento aplicado para as demandas de imóveis em atividade caracterizada como concorrência ‘informal’; a carga tributária relativa ao comissionamento em

sustentável.

Mesmo depois de 2 horas e meia de conversas e negociações, a reunião não chegou a um bom termo para os hoteleiros que encontraram uma Decolar irredutível quanto a suspensão do aumento ou até da diminuição das taxas atualmente cobradas, dos hotéis regularmente implantados, que são muito superiores das taxas cobradas de outros setores do turismo.

Segundo o presidente da Associação de Hoteis, Dilson Fonseca, os representantes dos hoteleiros foram incisivos ao mostrar que o atual momento econômico e a impossibilidade de repassar esses aumentos para o consumidor, faz-se necessário um entendimento entre as partes, estimulando as parcerias para o bem de todo o mercado. “Esperávamos um pouco mais de compreensão da Decolar e ficou claro que isso não é possível, desta forma, a hotelaria brasileira não aceitará imposições que aumentem seus custos, e recomendamos aos associados que façam o bloqueio das vendas da Decolar.com”, afirmou.

Na semana anterior, a atitude de muitos hotéis e de ABIHs estaduais de bloquearem as vendas de Decolar já causou um alvoroço no mercado. Agora, com esta atitude unilateral e inoportuna da OTA, é possível a adesão de muitos outros hotéis em todo o Brasil. A Comissão de negociação espera o mínimo de coerência da agência on line e aguarda uma nova conversa que converta para se amadurecer soluções para ambos os lados, mas que não prejudique os clientes e nem o mercado.

A diretoria da ABIH Nacional, chama a atenção da extrema necessidade e urgência da regulamentação do setor, para impedir que o setor empresarial continue a ser surpreendido a cada dia com atitudes que atentem contra a viabilidade da atividade, tais como a excessiva carga tributária da hotelaria formalizada do Brasil, contra a concorrência desleal das ‘economias colaborativas’ que não pagam a carga tributária correspondente a da hotelaria, e agora este aumento descomunal do ex-grande parceiro da hotelaria formal, que passou a dar prioridade a venda dos concorrentes informais.

Defende ainda a atual Diretoria da Entidade nacional, que o governo regulamente urgentemente o setor ‘informal’ dos apartamentos residenciais, cobrando por intermédio das OTAs, para que estas retenham na fonte, e passem a ser corresponsáveis fiscais, dos mesmos percentuais de carga tributária que a hotelaria formal tem como obrigação.

“Será que o grande ‘legado’ que a hotelaria brasileira terá com o evento esportivo mundial das Olimpíadas, será o absurdo aumento dos custos comerciais?“, arremata o presidente da ABIH Nacional Dilson Fonseca.

Sobre a ABIH Nacional

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) é presidida por Dilson Jatahy Fonseca Jr., advogado e engenheiro civil, pós-graduado em administração empresarial, administração hoteleira e direito empresarial, construtor e hoteleiro.

Completando 80 anos no próximo mês de novembro, a entidade nacional representa as 26 ABIH’s estaduais e o Distrito Federal, tem aproximadamente 4 mil associados integrando todos os meios de hospedagem no Brasil, independente de tipo e tamanho.

Entre os objetivos da nova diretoria estão a regulamentação do setor hoteleiro, o compartilhamento das decisões estratégicas em prol da hotelaria e do turismo brasileiro, visando estimular uma gestão voltada aos interesses empresariais dos associados, tanto no relacionamento com o poder público quanto com aaos interesses empresariais dos associados, tanto no relacionamento com o poder público quanto com a sociedade e com o trade turístico. Buscar melhorias dos mercados, redução da carga tributária e dos custos operacionais e geração de emprego e renda.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem