ABAV Expo 2023: Acordo da Embratur com Viajes El Corte Inglés

inova em estratégia de promoção com imersão virtual,

sustentabilidade e gastronomia

Parceria, que será oficializada durante o evento no Rio de Janeiro, irá fortalecer o Brasil na vitrine do turismo internacional, afirma presidente da Agência, Marcelo FreixoO gerente de Mercados e Eventos Internacionais da Embratur, Bruno Reis, explica que a parceria com a Viajes El Corte Inglés irá aumentar a venda de produtos do Brasil nas prateleiras das grandes operadoras do mundo (Foto: Divulgação)

– A Embratur inova em modelos de acordo de parceria para ampliar a venda de pacotes com destino ao Brasil no exterior. A Agência assinou um acordo com a empresa Viajes El Corte Inglés – agência de turismo da cadeia espanhola que reúne lojas de departamento em diversos países europeus. Três temas centrais norteiam a parceria: sustentabilidade, gastronomia e inovação. A assinatura ocorreu no primeiro dia (27) da ABAV Expo 2023, que acontece até esta sexta-feira (19), Centro de Convenções Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ).

Entre as novidades da parceria, está a oferta de uma experiência de imersão virtual interativa em destinos brasileiros, a criação de um hotsite apresentando os destinos brasileiros sustentáveis e os pacotes para conhecê-los, e a unificação do cardápio dos cafés da rede Viajes El Corte Inglés durante uma semana com produtos brasileiros, e QR Code que direciona para a venda de pacotes com destino ao Brasil, onde o turista pode conhecer cada uma das iguarias. Haverá também a projeção de peças da campanha publicitária da Embratur para o mercado Europeu nos telões de LED da rede varejista, nas lojas em que eles dispõem destes displays.

A Viajes El Corte Inglés está presente em mais de cem localidades nas mais importantes cidades espanholas, mas também tem unidades em Portugal, França, Itália, México, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Panamá, República Dominicana e Estados Unidos da América. Desde março deste ano, a Embratur vem trabalhando com a empresa para traçar um plano de ações com o objetivo de trazer mais turistas europeus ao Brasil, a partir do intercâmbio de dados sobre destinos e preferências dos consumidores. Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a parceria irá fortalecer o Brasil na vitrine do turismo internacional.

“O trabalho em parceria com o Viajes El Corte Inglés amplia as ações que já estamos realizando na Embratur. O acordo com esta grande marca na Europa irá fortalecer os destinos brasileiros, nos colocando ainda mais na vitrine do mercado internacional. Temos pontos de conexão fortes, como priorizar sustentabilidade e incorporar tecnologias às ações promocionais”, explicou Freixo.

gerente de Mercados e Eventos Internacionais da Embratur, Bruno Reis, detalha um pouco mais sobre essa parceria e como o acordo irá fortalecer a promoção dos destinos brasileiros no exterior. Confira!

1- A Embratur irá oficializar, durante a ABAV Expo, uma parceria com a empresa Viajes El Corte Inglés, uma cadeia de estabelecimentos multimarcas da Europa que também é uma importante agência de viagens. Estão presentes em todas as importantes cidades espanholas e em Portugal. O que há de inovador nesta parceria?
A Embratur está estabelecendo acordos e parcerias para aumentar, ainda mais, a venda de produtos do Brasil nas prateleiras das grandes operadoras do mundo inteiro. Por isso, o Viajes El Corte Inglés faz parte do nosso plano de trabalho. No desenho dessa estratégia 360°, iremos promover os destinos brasileiros na Europa. Com o Viajes El Corte Inglés, também vamos ampliar o estímulo dos turistas europeus para o consumo dos produtos do Brasil. Iremos, de maneira conjunta, estabelecer uma meta de pacotes turísticos vendidos pela empresa na intenção de diversificar o produto Brasil.

2- Além de uma estratégia 360°, que será realizada de outubro/2023 a dezembro 2024, que outras ações estão previstas?
Além dessas iniciativas previstas para o período entre outubro deste ano a outubro de 2024, vamos lançar um hotsite, que mostra um pouco dos destinos brasileiros, suas particularidades e seus encantos. Também iremos promover a Semana da Gastronomia brasileira nas 73 cafeterias e restaurantes dos complexos comerciais El Corte Inglés, incluindo QRCode nos cardápios para promoção da gastronomia típica e dos destinos nos pacotes. Com isso, queremos explicar mais um pouco mais da cultura do nosso país por meio da gastronomia. Essa é uma referência que a Embratur quer trabalhar nessas iniciativas, o que é inovadora e muito interessante.

3- É crescente a chegada de turistas estrangeiros ao Brasil preocupados com a questão da sustentabilidade nos destinos. Trabalhar o Brasil como um destino sustentável também será foco desta parceria?
Assim como uma preocupação mundial, a sustentabilidade é um eixo central da Embratur. Pela parceria, iremos lançar um website com pacotes turísticos sustentáveis no Brasil, que contemplem iniciativas ESG e tenham experiências sustentáveis de viagens. Os destinos brasileiros têm se posicionado dessa maneira, priorizando as práticas sustentáveis, preservando o meio ambiente e promovendo o bem estar, como as cidades de Bonito (MS), Fernando de Noronha (PE), muitas cidades no Rio Grande do Norte e outros estados. Assim como essas localidades, também queremos promover e fortalecer esse trabalho em conjunto.

4- Além da sustentabilidade e da gastronomia, qual o outro foco da parceria?
O nosso trabalho em conjunto irá girar em torno de três pilares: Sustentabilidade, gastronomia e inovação, que será contemplada com uma maneira mais inspiradora de vender os destinos brasileiros. Iremos utilizar o metaverso e trazer para o mundo virtual o que o Brasil real tem de melhor. Com isso, ficará mais claro ao turista o quão incrível e maravilhoso o Brasil é.

5- Outro objetivo da parceria é posicionar o destino BRASIL no “TOP OF MIND” junto às marcas Viajes El Corte Inglés e Logitravel na Espanha e Portugal. Como será o plano de trabalho nesse sentido?
No “Top of Mind”, queremos aumentar a relação aos outros produtos semelhantes que existem dentro dessa mesma operadora. O que a Embratur quer e espera é que o Brasil aumente o market share de venda, principalmente da Espanha e de Portugal, para que a gente tenha um crescimento efetivo de turistas para o Brasil no curto prazo.


Quem é Bruno Reis: É bacharel em Turismo, com especialização em Administração e Marketing na Austrália. Em 2023, assumiu a gerência de Mercados Internacionais da Gerência de Mercados e Eventos Internacionais da Embratur. Foi diretor-presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur-RN) e vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). Também atuou como executivo do Aeroporto Internacional Tom Jobim – Rio Galeão, focado na experiência dos passageiros e na captação de voos para o Rio de Janeiro e Brasil, e, anteriormente na Embratur, foi responsável por gerir os antigos Escritórios Brasileiros de Turismo no Exterior (EBTs). Foi eleito como um dos mais 100 poderosos do Turismo em 2020, 2021 e 2022, pela Panrotas. Recebeu o 1º lugar do Prêmio Nacional do Turismo na categoria Marketing, em 2018.

Confira a programação da participação da Embratur na ABAV Expo:

28 de setembro

9h30 – Participação da Embratur em reunião com o Fornatur
14h – Lançamento de concurso audiovisual
14h30 – Lançamento do Guia de Ações Climáticas para o Turismo
15h às 17h30 – Conexão Embratur: Estratégias de Promoção do Turismo:

  • Apresentação do Portal de Dados da Embratur
  • Apresentação da Campanha Marca Brasil
  • Novas Experiências para a Promoção Internacional – Diversidade & Inclusão – Apresentação do CAÊ
  • Turismo de Negócios e Eventos: Apresentação da Polícia de Apoio à Captação e Promoção de Eventos Internacionais
  • Sustentabilidade e ESG, estratégias complementares para fortalecer o turismo internacional: Apresentação do Guia para a Adesão à Declaração de Glasgow
  • Google e EmbraturLAB: A digitalização do setor do turismo. Workshop de digitalização para PME´s (Pequenas e Médias Empresas)

29 de setembro

14h – I Encontro Embratur & DMCs: O trabalho em rede na promoção internacional
16h – Comitê de Inteligência na ABAV Expo:

  • Jornada ESG na ABAV Talks
  • Reunião Sebrae e Rota das Emoções

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!