Maria Ângela Carvalho, vice-presidente de Turismo Especializado da ABAV, declarou hoje (26), durante a 22ª Reunião Internacional da entidade, que estão avançadas as negociações com o Ministério do Turismo na elaboração de uma portaria pertinente à regulamentação do transporte turístico rodoviário no Brasil. “Estamos em fase final de revisão de um artigo que autoriza o transporte turístico rodoviário intermunicipal”, anuncia.
De acordo com Antonio Azevedo, presidente da ABAV, o Brasil carece de normas para regulamentação do segmento e superação de dificuldades encontradas em várias regiões do país. Como exemplo, cita a impossibilidade de turistas serem transportados adequadamente, em vans, de Maceió (AL) a Maragogi, devido a restrições de ordem municipal. O mesmo ocorre em relação ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) e a capital do estado.
A dificuldade também atinge o deslocamento interestadual. As agências de viagens de receptivo sediadas em Curitiba (PR), ainda que possam deslocar seus clientes até Foz do Iguaçu, cujo percurso é de 700 quilômetros, estão impedidas de utilizar micro-ônibus e vans para atender a demanda turística de Joinville (SC), localizada a uma distância de 120 quilômetros. “Contamos com o apoio do Ministério do Turismo para que a portaria seja aprovada em conformidade com as necessidades de desenvolvimento do setor”, pontua Maria Ângela Carvalho.
ABAV defende transporte turístico intermunicipal no Brasil
Entidade conta com apoio do Ministério do Turismo