Dentre os variados segmentos do turismo serão abordados nas capacitações que serão ministradas na Vila do Saber, durante a realização da 41ª ABAV – Feira de Turismo das Américas, destacam-se: turismo enológico, turismo acessível, turismo equestre, turismo de luxo e turismo pet.
No dia 5 de setembro (quinta-feira), entre 14h00 e 14h50, os participantes da palestra “Turismo enológico na América do Sul: destino Mendoza” terão a oportunidade de conhecer o turismo voltado à gastronomia, tendo o vinho como maior representante deste segmento. Como atual destaque do turismo enológico, o país Mendonza, na Argentina, será mencionado durante o treinamento como referência para os brasileiros. Em seguida, das 15h00 às 15h50, será iniciada a capacitação “Turismo acessível: venha conquistar esse segmento potencial”, cuja demanda tem sido crescente.
Já o turismo equestre, ligado ao turismo rural, aborda passeios e viagens a cavalo ou cavalgadas, geralmente realizadas junto a hotéis fazenda. A palestra que discorrerá sobre este assunto está agendada para o dia 6 de setembro (sexta-feira), das 14h00 às 14h50, e será norteada pelo tema “Experiências rurais equestres e naturais: inovação e profissionalismo”. No mesmo dia, entre 15h00 e 15h50, a capacitação “Oportunidades e desafios do turismo de luxo no Brasil” apresentará as oportunidades deste setor para o país e seu potencial ainda pouco explorado.
A palestra sobre turismo pet é recomendada não apenas para as pessoas que são aficionadas por animais, mas também por se tratar de um segmento em ascensão. No dia 7 de setembro (sábado), das 18h00 às 18h50, os participantes receberão informações e dicas de viagens que podem ser realizadas com animais de estimação.