Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

A média de penetração LTE na populaçção é de 8,91% em 2015

  2015 foi o ano em que a LTE se consolidou como a tecnologia móvel de mais rápido crescimento na história da América Latina, com 18 mercados da região abrigando ao menos duas redes que oferecem serviços móveis desta tecnologia. Os únicos dois mercados da região que ainda precisam de ao menos uma rede oferecendo serviços comerciais de LTE, são Cuba e El Salvador.

Ainda com os 18 milhões de habitantes que representam estes dois mercados (3% da população total da América Latina) sem a capacidade de acessar serviços móveis de LTE, a penetração da tecnologia alcançou ao final de 2015 uma média regional de 8,91% segundo dados compilados pela 4G Americas de órgãos como CEPAL e reguladores nacionais, assim como das empresas de pesquisa Ovum, 451 Research e Carrier & Associados.

Gráfico LTE na América Latina 

Estabelecendo a média regional de 8,91% como marca de referência, em 2015 somente 5 mercados desta mostra conseguiram ultrapassá-la, todos eles na América do Sul.

Uruguai lidera a região da América Latina na adoção de LTE com uma penetração de 48,91%, em segundo lugar está o Chile (17,95%), em terceiro o Peru (13,15%), quarto o Brasil (11,65%) e  em quinto a Argentina (10,39%). Temos que destacar o crescimento acelerado que têm tido a tecnologia no Peru e na Argentina, mercados que apenas tiveram sua primeira rede LTE em 2014.

No total, 14 mercados se encontram abaixo da marca da média regional em penetração de linhas LTE na população. Neste subgrupo se pode encontrar incluído mercados cujas implantações comerciais de LTE terminaram em 2012, como na Bolívia e no México, que registram uma penetração de LTE na população de 7,67% e 7,17%, respectivamente.

Neste sentido, a idade de uma implementação comercial não é necessariamente a melhor maneira de predizer esta amostra para avaliar a extensão da LTE dentro de uma população. Como se observa, algumas implantações recentes foram geradas imediatamente após serem alocados espectros para implantar serviços LTE em um mercado.

Gráficos LTE nas Américas do Sul, Central, do Norte e Carib

###

Sobre a 4G Americas: Unificando as Américas através da Tecnologia de Banda Larga Móvel
A 4G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia de banda larga móvel LTE e sua evolução além do 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A missão da 4G Americas, a voz da 5G para as Américas, é de liderar o desenvolvimento de 5G nas Américas e manter a liderança da América do Norte em inovação global para a tecnologia LTE. A 4G Americas é sediada na cidade de Bellevue, Washington. Para mais informações, visite www.4gamericas.org. Siga-nos no Twitter:  @4GAmericas e no Facebook: www.facebook.com/4gamericas.

Os Membros do Conselho de Administração da 4G Americas incluem: Alcatel-Lucent, América Móvil, AT&T, Cable & Wireless, Cisco, CommScope, Entel, Ericsson, HP, Intel, Mitel, Nokia, Qualcomm, Sprint, T-Mobile US, Inc. e a Telefónica.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem