Mossoró deve atrair cerca de 1,5 milhão de pessoas durante o Mossoró Cidade Junina, um dos maiores arraiás do Brasil. A programação da 18ª edição do evento já foi lançada e conta com grandes atrações como Zé Ramalho, Bell Marques, Aviões do Forró, Garota Safada entre outros. Mais de 100 atrações musicais se apresentarão nos palcos do evento, espalhados por todo o Corredor Cultural.
A festa começa no dia 7 de junho, com o tradicional “Pingo da Mei Dia”, e continua até o dia 29. Além dos grandes shows realizados na Estação das Artes Elizeu Ventania, 27 projetos culturais compõem o MCJ, com destaque para o espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró, Pau de Arara Eletrônico, Festival de Quadrilhas Juninas e Cidadela.
Neste ano, a realização da Copa do Mundo promete atrair mais turistas para a festa. Por estar localizada entre Natal e Fortaleza, duas cidades sedes do mundial de futebol, Mossoró deve receber visitantes de diversas partes do mundo. A organização do arraiá também vai aproveitar o clima de Copa e disponibilizar um telão na Estação das Artes para que os torcedores possam acompanhar os jogos da Seleção Brasileira.
A intenção da Prefeitura de Mossoró é proporcionar um aquecimento da economia local, tendo em vista que neste período a cidade recebe um grande número de turistas e registra aumento na demanda por serviços diversos. Hotéis, pousadas, restaurantes e o comércio em geral se beneficiam diretamente do evento que deixa na cidade sempre muitas vezes o que é investido.
Abertura
O MCJ tem início no dia 7 de junho com o Pingo da Mei Dia. A festa que começa ao meio dia já se consolidou e a cada ano registra um aumento de público. Mesmo debaixo de forte sol, milhares de pessoas entram no clima junino e, vestidos a caráter, marcam presença no Corredor Cultural.
Nesta edição oito atrações se revessarão nos trios para fazer a festa dos participantes. As bandas Saia Rodada, Forró dos Plays, Pegada de Luxo, Municipal Santos, Dayvid Almeida e André Luví serão os responsáveis pela animação do público.
Chuva de Bala resgata história da resistência de Mossoró
De 12 a 29 de junho, o Adro da Capela de São Vicente é palco do Chuva de Bala no País de Mossoró, espetáculo que conta a história da resistência do povo de Mossoró a invasão do bando de Lampião. O cangaceiro mais temido do Nordeste tentou invadir a cidade no ano de 1927 e foi expulso pelos mossoroenses.
O fato histórico se transformou em espetáculo teatral e é um dos diferenciais do Mossoró Cidade Junina, atraindo milhares de espectadores a cada edição. O teatrólogo João Marcelino é o diretor do musical, que contará com a participação de mais de 70 artistas de diversos grupos da cidade.
As apresentações do Chuva de Bala no País de Mossoró acontecem sempre de quinta-feira a domingo, no adro da igreja de São Vicente, palco da batalha real ocorrida há mais de 80 anos.
Bandas principais que tocarão na Estação das Artes
Dia 07/06 – Pingo da Mei Dia
– Saia Rodada
– Forró dos Plays
– Municipal Santos
– Dayvid Almeida
– Renata Falcão
– André Luví.
Dia 12/06
– Romeu e Renato
– Cavalo de Pau
Dia 13/06
– Aviões do Forró
– Pé de Ouro
Dia 14/06
– Wesley Safadão e Garota Safada
– Dorgival Dantas
– Farra de Playboy
Dia 19/06
– Banda Encantus
– Ferro na Boneca
Dia 20/06
– Zezo
– Lairton e Seus Teclados
Dia 21/06
– Zé Ramalho
– Banda Grafith
Dia 26/06
– Bonde do Brasil
Dia 27/06
– Bell Marques
– Amazan
Dia 28/06
– Solteirões do Forró