Novos dromedários chegam a Jenipabu, no litoral norte do Rio Grande do Norte

Felipe II, Saarah, Aurélia, Aicha II, são os novos dromedários que chegaram as dunas de Jenipabu no dia 13
Chegada dos novos dromedários ao RN
Chegada dos novos dromedários ao RN

As dunas da praia de Jenipabu, que fazem parte do cenário turístico potiguar , sendo um dos mais famosos  no litoral Norte do Rio Grande do Norte, receberam novos habitantes. No dia 13 de maio, chegaram a praia,localizada no município de Extremoz, seis dromedários: Felipe II, Saarah, Aurélia, Aicha II- os outros dois ainda receberão nomes, que será escolhido num CONCURSO NA INTERNET.

Os novos habitantes vieram se juntar a uma grande família de dromedários. Segundo a sócia gerente da Dromedunas, empresa que administra os dromedários, a turismóloga Cleide Batista,  a empresa começou em 28 de novembro de 1998 com seis dromedários (Maria, Tereza, Candelária I, Mário Felipe I  e Canato)  foram vendidos 3 fêmeas e 3 machos castrados. Com o sucesso, disse ela, tiveram  que comprar mais 4 para passeio e reprodução – dois machos inteiros – Omar e Zidane e duas fêmeas  – Kênya e Candelária II, no ano 2 000. Desse nasceram 11 filhotes: HAKIM, JOSÉ, ALLI, HANI, SAID, MOISÉS, RAJ, ZATHARA, JADE, SHERAZADE, AICHA(in memorian – morreu no parto, com cordão umbilical no pescoço).

 

CHEGADA NO BRASIL

No dia 7 de maio, o Terminal de Logística de Carga (Teca) do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro recebeu seis dromedários originários de Las Palmas, na Espanha. Os animais foram importados pela empresa Dromedunas para ampliar a oferta do turismo no Rio Grande do Norte, principalmente nas dunas de Jenipabu. Segundo o importador, a chegada desses animais vai garantir a miscigenação genética, além de incrementar o turismo e dar continuidade à atividade socioambiental da região.

Durante a permanência no Teca foram cumpridas todas as exigências sanitárias, técnicas de manejo nutricional e profilática para os animais. Participaram ativamente dos trâmites de desembaraço do processo logístico o Vigiagro, representado por Paulo Campani, a Receita Federal do Brasil, representada pelo fiscal Robson, e as empresas Terrasul Assessoria em Comércio Exterior e Waiver Logistics, representadas por Felipe Azevedo e Paulo Medina, respectivamente. “A agilidade e o sucesso na operação só foram possíveis devido à perfeita integração entre os órgãos anuentes e a Infraero”, disse Felipe, da Terrasul. (fonte: Infraero)

 

Dromedários nas dunas de Jenipabu
Dromedários nas dunas de Jenipabu

Como tudo começou no Rio Grande do Norte:

A idéia surgiu a partir de um passeio de dromedário que um dos proprietários, Sr Philippe Landry, fez no Marrocos, na Espanha e na Índia, anos antes de visitar o Brasil.

Dromedários no RN!

A oportunidade aconteceu quando o Sr. Landry veio morar no Brasil. E ao chegar em Jenipabu – Extremoz/RN, ao olhar as dunas pensou: “Só falta aqui dromedários!”. Mas o seu sonho só veio se tornar realidade cinco anos depois, no ano de 1998, após conhecer Cleide Batista Gomes e propor a ela uma sociedade, na qual ela desenvolveria um projeto na área de Turismo. O referido projeto foi levado ao governo do estado por Cleide Batista Gomes, apresentado a Secretaria de Turismo – SETUR/RN, e do então Secretário, Sr. Ivanaldo Bezerra que, embora perplexo com tal projeto, a priori de risco, achou inovador e exclusivo, dando total apoio. Mas o Capital Inicial os Sócios buscaram fora e de forma particular. E no dia 24 de Novembro de 1998, às 9 horas da manhã foi inaugurada a DROMEDUNAS TURISMO LTADA: Passeio de Dromedário nas Dunas de Jenipabu.

 

A 1ª semana foi exclusiva da comunidade de Jenipabu. O passeio foi gratuito para todos os moradores. O objetivo foi inserir a comunidade nesse novo segmento de lazer, de cultura diferente . Com cobertura do Programa Global O FANTÁSTICO.

 

* OBJETIVO: Levar o público a conhecer uma opção nova dentro dos atrativos turísticos do RN: PASSEIO DE DROMEDÀRIO NAS DUNAS FIXAS DE GENIPABU, um passeio exótico, seguro e relaxante. Hoje o Lazer é visto e praticado com Responsabilidade Socioambiental.

 

* LOCALIZAÇÃO DO PASSEIO: O passeio acontece em cima das dunas de Genipabu. Há 20 km de Natal.

 

* Acessos: Por Jenipabu e por Santa Rita. Pode chegar de buggy ou caminhar a pé 20 minutos até a Trilha, subindo por 5 minutos até a Tenda.

 

* AMBIENTE “INTERNO” :

 

Na tenda: Ela foi projetada em estilo e decoração árabe, confeccionada em lona e madeira, REMOVÍVEL (em virtude de estar numa duna / APA), e tem capacidade para acolher cem (100) pessoas. É o local onde é realizado o atendimento ao cliente.

Nos Galpões – São instalações grandes, divididos em sub – galpões médios e pequenos, que são usados para:

 

* Recolhimento dos dromedários antes e após o labor.

* Acasalamento / Berçário.

* Animais em repouso / vacinados / pós – prenhez, etc.

* Depósito de mantimentos, alimentos e acessórios dos dromedários.

* Área para eles ficarem ao ar livre.

* Armazenamento das fezes.

* Banheiro para os funcionários.

 

* AMBIENTE EXTERNO:

 

Equipe de fornecedores que nos abastece de produtos e serviços:

* Ração / Feno / Cenoura

* Medicamentos

* Acessórios dos animais (cadeiras, argolas, rabichos, cordas, bolsas, fucinheiras, almofadas e etc.).

* Material de construção: pintura, elétrico e hidráulico (para ampliação dos galpões).

* Empresa responsável pela energia solar (painéis, lâmpadas, baterias e etc).

* Fardamento.

 

Desenvolvemos o nosso trabalho em forma de equipe, onde todos cooperam uns com os outros. Ela é composta de:

– Dois sócios: Cleide Gomes e Philippe Landry

– Uma gerente – Sra. Marilda Gomes.

– Quatro atendentes/guias.

– Três vigias Noturnos.

– Um vigia folguista.

– Um (a) estagiário (a) – Curso de Turismo das Insitituições de Graduação.

– 10 Dromedários: 5 Machos Adultos: Felipe (in memorian), Canato, Mário, Omar e Zidane e 5 Fêmeas Adultas: Tereza, Maria (in memorian), Candelária I (in memorian), Candelária II e Kênya.

 

* REPRODUÇÃO:

 

Foi iniciada no ano de 2001, hoje possuímos 11 filhotes de dromedários: Hakim, Alli , Said, José, Hani, Jade, Moisés, Sherazade, RAJ, Zatara e AICHA A gestação são 13 meses, parto normal e o filhote só inicia o trabalho com 5 anos de idade.

Já temos entre os filhotes nascidos aqui animais na fase adulta, como HAKIM, ALI, SAID e HANI, já trabalhando.

 

* CONFRATERNIZAÇÃO

 

É feita anualmente no período natalino. Os funcionários escolhem festa ou cestas.

 

* REMUNERAÇÃO

 

A remuneração de todos está além dos salários estipulados pelo sindicato da categoria. Em virtude da atividade ser atípica, os funcionários têm mais de quatro folgas no mês, inclusive a folga pelo dia do aniversário de cada um.

 

 

 

 

* MÍDIA GRATUÍTA: A maioria da Mídia é gratuita em virtude da exclusividade na atividade e das parcerias feitas entre entidades dos governos brasileiros:

 

* Revistas ( Veja, Viagem e Turismo, Viaje Mais, Caras, Época e etc.)

* Jornais escritos de quase todo o país (Folha de São Paulo, O Estadão, Gazeta Mercantil, Diário de Natal, Tribuna e etc.).

* Programa Domingo Espetacular – TV RECORD

* Jornal de fora – EL MERCÚRIO (Santiago do Chile).

* Programas de TV (Ana Maria Braga, Casseta & Planeta, Programa do Didi, Sílvio Santos, Luciano Ruck, Globo Esporte, Globo Ecologia, Vídeo Show, Programa da Xuxa, Brasil Total e etc.).

* Propagandas do Governo do Estado (Televisão, folder, revistas, cartazes e etc.).

* Repasse “boca a boca”.

* Fotografias de artistas famosos, jogadores de futebol.

* Participação em Filmes (Maria Mãe do Filho de Deus),

* Novelas (O Clone, e por último na Novela Portuguesa Morangos com Açúcar).

* Peças Teatrais (Presépio Vivo – Capina Grande/PB).

* Programa Novo da Xuxa com estréia Dezembro/07.

* Programa do Gugu – SBT – 2008.

* Hebe Camargo – 2008

* O Pânico na TV -2009 e outros.

* Seriado da RECORD – Sansão e Dalila para 2011;

* PIAUÍ 45 – 2010 – 04 de Junho

* Comercias para a Copa 2014 – Vários Internacionais.

* TV União – Fortaleza / Programa Passaporte

* Site da Empresa – www.dromedunas.com.br – MIDIA PAGA.

 

* CAPACITAÇÃO:

 

1. Para formar a primeira equipe, a empresa contratou um especialista em dromedários, mulçumano, que passou trinta (30) dias  no Brasil, em Jenipabu, treinando e formando os candidatos selecionados e como também os sócios.

2. A empresa investiu no Curso de Turismo da UNP – na fundamentação teórica da empresa, através de um dos sócios (Cleide Batista) – 2002 a 2005.

3. Especialização em Pedagogia Empresarial – Conclusão 22.12.2010.

4. Pleiteando o Mestrado em Gestão Ambiental para 2011 – NA UFCG – Universidade Federal de Campina Grande – PB. – Já com aprovação do Projeto – INCLUSÃO ECOLÓGICA E SOCIAL A PARTIR DO ESTERCO DE DROMEDÁRIO PRESENTES NA ATIVIDADE TURÍSTICA EM NATAL (RN) FOMENTANDO HÚMUS PARA HORTAS PERIURBANAS.

Com este acervo de Conhecimentos a empresa terá uma nova capacitação para 2011.

 

* EXPANSÃO:

 

* PROJETO DROMEDUNAS – ESCOLA – Já inaugurado desde 22.10.2002 – Aula – passeio – projeto Interdisciplinar;

* PROJETO DE INSERÇÃO SOCIAL / DESTINO FINAL DAS FEZES DOS DROMEDÁRIOS – Parcerias: EMATER/RN, DROMEDUNAS E FOME ZERO – Destino final das fezes: Doamos 400 kg de fezes que passam pelo processo de compostagem e vira adubo. Alimentando 25 hortas comunitárias e educativas, gereando emprego e renda para 40 famílias.

* PROJETO DE MARKETING SOCIAL (em construção).

 

* CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE:

 

A Dromedunas acredita no TRIPÉ DA SUSTENTABILIDADE, por isso toma alguns cuidados com o meio ambiente, principalmente por desenvolver sua atividade na APAJ – Área de Preservação Ambiental Jenipabu:

* Todos os dias do ano, tanto no percurso de ida e vinda como no trajeto do passeio de dromedário, existe um trabalho de recolhimento das fezes dos animais.

* Após armazenadas em sacos plásticos lacrados, as fezes são doadas para a comunidade que aproveita como adubo para hortaliças e plantas de jardins.

* Toda a área de trabalho nas dunas e nos galpões é limpa e têm o lixo recolhido todos os dias.

* A iluminação da tenda foi feita a base de energia solar para não descaracterizar a paisagem.

* Foram plantados vários pés de coqueiros em volta da tenda para preservação dessa espécie de planta no solo da duna.

* Foi comprado um terreno para uso da trilha de acesso a duna.

 

* HORÁRIO DOS PASSEIOS:

 

* Das 8 e 30h até o pôr do Sol (em dias de marés-altas, encerramos às 14 horas).

* Dias: De domingo a domingo.

* Tempo: Passeio 1 – de 15 minutos – R$ 45.00 por cadeira (o mais vendido) – Janeiro de 2014 será R$ 50,00 por cadeira.

*

* ENDEREÇOS:

 

* Site: www.dromedunas.com.br * E-mail: [email protected] / [email protected]

* FACEBOOK/ TWITTER – Passeio de Dromedário

* Endereço do escritório: Rua Vereador Ricardo Afonso de Lima, nº 34 – Sala 03 – Centro Praia de Genipabu. Fone: (fax) 3225.2324 – 8871.0120 – 8871.0121 (Duna) – 3225.2053 e do

* Estábulo – Rua Ver Ricardo A. de Lina, 224 – Centro.

* Endereço para correspondência: Caixa Postal 30, Agência Central – Ribeira. Natal/RN. CEP. 59.010-970

 

* SÓCIOS:

 

* PHILIPPE ANDRÉ LANDRY – Empresário / Mestre em Panificação

 

* CLEIDE BATISTA GOMES Empresária / Turismóloga/Educadora Pós – Graduada em Pedagogia Empresarial Estratégica – PEE Diretora de Marketing do Sindicato dos Hotéis Restaurantes e Similares.

Conselheira do Projeto Orla / GRPU

Diretora do Conselho de Turismo da UNP – LAUREATE UNIVERSITYS

Conselheira do Conselho Gestor da APAJ – Jenipabu / IDEMA

 

TURISMO UNIDO, SUCESSO GARANTIDO! DROMEDUNAS, 15 ANOS DE EXCLUSIVIDADE NO RN. Responsabilidade Socioambiental – Conheça o PROJETO HORTAS COMUNITÁRIAS COM HÚMUS DE DROMEDÁRIO. NADA CONTRA O SAARA, MAS O NOSSO DESERTO É BEM MELHOR! APAJ – Área de Proteção Ambiental Jenipabu. TÁ ESTRESSADO?! VEM PRA GENIPABU ANDAR DE BUGGY E DE DROMEDÁRIO!

 

 

 

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!