Pomerode define o tema da Osterfest em 2024

Pomerode define o tema da Osterfest em 2024

Pomerode definiu o tema da 16ª Osterfest, de 8 de fevereiro a 31 de março de 2024. A Festa da Páscoa vai celebrar os 200 anos da imigração alemã no Brasil, com identidade visual e atrações que remetem à herança cultural dos primeiros colonizadores, que chegaram ao país em julho de 1824. Em Pomerode, a imigração germânica começou há 160 anos, em 1863.

O próximo ano ficará marcado, no Brasil e na Alemanha, por uma programação comemorativa do bicentenário, envolvendo os dois países. A Osterfest, um dos principais eventos turísticos do Sul do Brasil, promove a cultura brasileira de origem alemã, com tradições, hábitos, gastronomia, música e manifestações religiosas únicas no país.

Osterbaum e ovo gigantes

Duas das principais atrações da Páscoa em Pomerode já estão em produção. Começou a pintura das 100 mil casquinhas que vão colorir a maior Osterbaum do mundo — título reconhecido em 2017 pelo Guinness World Records. Cada empresa ligada à Associação Visite Pomerode (Avip) cedeu 2 mil casquinhas de ovos naturais. A campanha para recolher as doações é intensa. No Parque Vila Encantada, por exemplo, o visitante que levasse duas dúzias de cascas naturais de ovos ao longo do ano não pagava ingresso. Quem tiver casquinhas para doação ainda pode contribuir com a árvore (veja como no fim do texto).

Quanto ao maior ovo de Páscoa decorado do mundo (este reconhecido pelo Guinness em 2023), a obra de arte que estampará a atração em 2024 está em produção. O nome do(a) artista escolhido para colorir a escultura gigante e o desenho criado só serão conhecidos no início do ano.

— Em 2024 as relações entre Brasil e Alemanha estarão mais intensas do que nunca. A Osterfest será um dos primeiros eventos de grande porte do bicentenário. É uma grande responsabilidade para nós — analisa o presidente da Avip, o empresário Manfredo Goede.

O Melhor Destino do Brasil

Em 2023, Pomerode foi eleita o Melhor Destino do Brasil em votação realizada pelo site especializado Melhores Destinos. A cidade consolidou-se como um dos principais locais para férias em família no Sul do Brasil. Hoje, Pomerode tem atrações e eventos para os visitantes durante todo o ano.

A Associação Visite Pomerode reúne mais de 60 empresas ligadas ao turismo de Pomerode, como hospedagens, restaurantes, confeitarias, comércios, parques e museus. Além de organizar a Osterfest e o Festival Gastronômico de Pomerode, a Avip promove o destino o ano inteiro e desenvolve ações para qualificar a experiência do turista.

Doação de casquinhas

Quem tiver casquinhas de ovos para doar à Osterbaum de Pomerode pode entrar em contato pelo e-mail [email protected] para obter orientações de como entregá-las.

Fotos: Maria Eduarda Vasselai, Divulgação

Fotos da Osterfest 2023: https://bit.ly/470Mrpv

Áudio

Presidente da Associação Visite Pomerode, Manfredo Goede:

https://bit.ly/4asMltC

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!