Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

5 grandes vantagens de fazer estágio durante o intercâmbio

Programa na Irlanda reúne oportunidades em empresas de diferentes setores para quem quer aprender inglês enquanto desenvolve habilidades para o mercado de trabalho

  Acelerar o processo de aprendizagem é uma das propostas do intercâmbio. Mas a experiência internacional também é procurada por milhares de brasileiros todos os anos pela oportunidade de conhecer outras culturas e melhorar o currículo para se destacar no mercado de trabalho.

Thales de Lima Silva escolheu a escola de inglês em Dublin com esse foco. A Seda College tem parceria com empresas irlandesas em áreas da Tecnologia da Informação (TI), marketing, vendas, administração de negócios, hospitalidade, mídia, design, arquitetura, serviço ao cliente, engenharia, contabilidade e outras. “A possibilidade de vivenciar o dia a dia de um ambiente corporativo em outro país me fascinava. Quando li relatos de alunos que tinham participado do programa de estágio tive certeza de que precisava dessa oportunidade para que minha experiência na Irlanda fosse completa”, conta ele. Até agora, mais de 200 alunos da escola aplicaram para estágio e cerca de 130 tiveram uma vivência profissional em empresas da Irlanda.

Durante três meses, o intercambista teve a oportunidade de passar por diferentes áreas da empresa de tecnologia em que estagiou. Atuou na prospecção de clientes junto ao departamento de marketing e até recebeu a missão de desenvolver um protótipo de Business Inteligence (BI). “Já estive na posição de estagiário em algumas empresas no Brasil e existem semelhanças, trabalha-se muito e o trabalho pode ser monótono e repetitivo, ganha-se nada ou muito pouco. A principal diferença é o respeito com que as pessoas tratam os estagiários na Irlanda, como uma peça importante dentro da empresa. Meus superiores me davam total liberdade para criar, estabelecer meus horários e me concentrar naquilo que realmente importava”, avalia ele.

A experiência, embora não garanta uma colocação no mercado de trabalho, proporciona aos estudantes uma série de vantagens:

Fluência no idioma

Os participantes do programa de estágio precisam ter no mínimo o nível intermediário de inglês, o que também significa que os alunos que pretendem estagiar precisam se dedicar. Com domínio intermediário do idioma, a pessoa já consegue falar, mas alguns erros ao pronunciar as palavras são bastante comuns. “Os estudantes precisam se sentir desafiados, pois é quando já conseguem se comunicar que precisam ampliar a prática. Quanto mais a pessoa sente que está evoluindo, mais consegue fôlego para atingir seus objetivos e é por isso que oferecemos o programa de estágio aos nossos alunos”, avalia o cofundador da Seda College, Tiago Mascarenhas.

Thales diz que o apoio dos colegas no trabalho ajudou muito no seu progresso com o idioma. “Quando cheguei à Irlanda, meu inglês era básico. Conseguia ler um pouco e falava apenas o necessário. O maior benefício do estágio foi sem dúvida a evolução no inglês. Aprendi que a autoconfiança é fundamental para se falar bem e o período que estive na empresa consegui desenvolver minha autoconfiança com o idioma”.

Imersão cultural

Os irlandeses têm rotinas diferentes da maioria dos brasileiros. Uma das curiosidades é que o almoço não é visto pela maioria como refeição principal. Muitos trabalhadores apenas fazem um lanche leve com salada ou sanduíche. Alguns comem até cereal ao meio-dia. Esses detalhes ficam mais evidentes quando as pessoas estão inseridas no mercado de trabalho e começam a observar o cotidiano de um nativo. “Acreditamos que a experiência profissional permite que os estudantes conheçam mais sobre a cultura do país. É a chance de descobrirem detalhes do comportamento das pessoas em suas rotinas diárias e, ainda, praticarem a flexibilidade necessária para o ambiente de trabalho, o respeito ao próximo e a inteligência emocional”, afirma o cofundador da escola.

Currículo

Para quem tem como objetivo dar destaque ao currículo durante o intercâmbio, vale lembrar que as empresas apreciam diferenciais. O estágio pode colocar o candidato à frente dos demais em uma entrevista de emprego, já que isso demonstra dedicação e, dependo da área de atuação, significa que o intercambista teve contato com novas tecnologias que poderão contribuir para o diferencial competitivo da sua profissão.

Amigos e contatos

O estágio permite interação com nativos e até com pessoas de outras nacionalidades. Essa interação amplia as relações sociais. “Tínhamos uma equipe de estagiários de excelência na empresa, o clima era descontraído, mas muito profissional. Fiz grandes amigos, ainda mantemos contato. O network é um dos grandes benefícios do estágio”, diz Thales.

Motivação

Thales acredita que para conseguir um bom emprego é preciso estar preparado e saber identificar as oportunidades. “Sinto que estou fazendo corretamente a primeira parte, quanto às oportunidades, elas sempre estão por aí basta ficar atento. Sobre os meus planos confesso que estão mudando constantemente. Apenas um dos meus planos nuca muda, o de continuar aprendendo”.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem