34º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo(AHP) de Portugal

Madeira em destaque no 1º dia do Congresso. 2º dia abre com António Vitorino.

O Congresso, com o tema “Horizonte 2030”, realiza-se de 21 a 23 de fevereiro de 2024, no Centro de Congressos da Madeira – Funchal.

O Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, organizado pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), regressa este ano ao Funchal. Com uma imagem renovada, e de olhos postos no futuro, o tema “Horizonte 2030” é o ponto de partida para esta edição do Congresso que se realiza, de 21 a 23 de fevereiro, no Centro de Congressos da Madeira – Funchal.

HORIZONTE 2030

O fim de uma década. Da década de make-or-break, usando a expressão determinante do “Fit for 55”, ou “Objetivo 55″: meta da UE de reduzir as emissões líquidas de gases com efeito de estufa em, pelo menos, 55 % até 2030.  

É também o número mágico da Agenda 2030 aprovada pelas Nações Unidas, que engloba os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como parte integrante do plano de ação internacional para o Desenvolvimento Sustentável (económico, social e ambiental) de forma interligada, considerando ainda os domínios da paz e segurança, o combate às alterações climáticas, a promoção do crescimento económico inclusivo e a adoção de padrões de consumo sustentáveis.

Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP, faz o enquadramento do tema: “o nosso Congresso está totalmente orientado para a Sustentabilidade do negócio turístico-hoteleiro: para demonstrar às nossas empresas que seguramente têm desafios difíceis pela frente, mas podem e devem liderar uma transformação positiva em direção a um futuro sustentável.  E que não só a Sustentabilidade é Negócio, como não há Negócio se este não for Sustentável”.

PROGRAMA

Os trabalhos do Congresso da AHP iniciam-se no 21 de fevereiro, com uma tarde totalmente dedicada à Madeira, com destaque para a mesa-redonda “Evolução e Inovação na Hotelaria: da História à Visão de futuro na Madeira e no País”, conduzida pela jornalista Maria João Avillez, que conta com 5 grandes hoteleiros com origem na Madeira: Dionísio Pestana, Pestana Hotels; António Trindade, PortoBay Hotels & Resorts; Ricardo Farinha, Savoy Signature e Filipa Jardim Fernandes, Dorisol Hotels.  O dia termina com o Get Together, ponto alto de networking entre os congressistas.


À Conversa com… “Nova Ordem Mundial: Desafios Globais e Oportunidades Emergentes” abre o 2º dia do Congresso, 22 de fevereiro. António Vitorino, em entrevista conduzida pela jornalista Maria Flor Pedroso, com uma carreira nacional e internacional notável, tendo sido Comissário Europeu para a Justiça e Assuntos Internos e depois Diretor Geral da Organização Internacional para as Migrações, partilhará as suas reflexões e expectativas sobre as mudanças em curso e em perspetiva, que moldarão a geopolítica, economia, segurança, direitos humanos e cooperação internacional. E ainda os desafios com que a UE, em alargamento sofrido e com eleições à porta, se debate, interna e internacionalmente.  

MADEIRA

O Congresso regressa à Madeira 33 anos depois, num momento em que a região é a protagonista no crescimento de hóspedes e dormidas, tanto nacionais, como estrangeiros, em Portugal.

Como referiu o Presidente da AHP, Bernardo Trindade, na apresentação do Congresso, em março de 2023: Entendemos que, à nossa dimensão, estando presentes na Madeira com os nossos associados num processo de reflexão que procura, de facto, acrescentar conhecimento, pode ser uma forma interessante de darmos esse contributo”.

Os trabalhos irão decorrer de quarta a sexta-feira (21 a 23 de fevereiro). Na sexta-feira à tarde e no sábado, os Congressistas poderão aproveitar o programa social, oferecido pela AHP em reservas de 3 ou mais noites.  

As inscrições já estão abertas e pode inscrever-se em Early Bird, só até 4 de janeiro. A data-limite de inscrições é dia 11 de fevereiro de 2024.  

Saiba mais na página do Congresso: www.congresso.hoteis-portugal.pt.

O Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo conta com o apoio, entre outras entidades, da Agência de Promoção da Madeira.  

#congressoahp2024 #madeirataotua #visitmadeira  

Sobre a Associação da Hotelaria de Portugal

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) é a maior associação patronal da indústria hoteleira em Portugal. Com mais de 800 associados, a AHP representa toda a Hotelaria, bem como os estabelecimentos de alojamento local coletivo – Hostels, Guesthouses e blocos de apartamentos com serviço integrado -; Resorts; TER e TH. A AHP disponibiliza um conjunto de serviços indispensáveis para a gestão e operação das empresas, centrando a sua ação no negócio dos seus associados e no futuro da Hospitality Industry. Foi reconhecida como Associação de Utilidade Pública (outubro de 2013) e em fevereiro de 2022 foi condecorada pelo Presidente da República como “Membro Honorário da Ordem do Mérito Empresarial – Classe do Mérito Comercial”, em razão dos serviços relevantes no fomento e na valorização de um setor económico.

Sobre o Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo

O Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, organizado pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), reúne cerca de 450 participantes, entre empresários, responsáveis políticos e dirigentes da administração pública, autarcas, consultores, académicos, banca, fornecedores e outros parceiros do setor, num encontro alargado para partilha de saber e debate. Os Congressos da AHP realizam-se, anualmente, em diferentes destinos nacionais. Nas últimas edições, o Congresso realizou-se em Fátima, 2022; Albufeira, 2021; Viana do Castelo, 2019; Lisboa, 2018; Coimbra, 2017.


Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!