33 anos, o futuro hoje

Juan Pablo De Vera Barbieri, Presidente do Conselho de Administração do São Paulo Convention & Visitors Bureau
Juan Pablo De Vera Barbieri,
Presidente do Conselho de Administração do
São Paulo Convention & Visitors Bureau

O momento no qual vivemos é peculiar. A sociedade como um todo está ansiosa para saber o que acontecerá nos próximos capítulos de São Paulo. E a iniciativa privada organizada, como sempre e mais do que nunca, está disposta a fazer a diferença, com o desejo árduo em realizar mudanças e ajudar o país a avançar, seja em nível municipal, estadual ou federal, com protagonismo e integração.

Seja em tempos de convergência ou não, com visão adiante, ainda assim é essencial reconhecer a história que já foi construída e cada agente responsável pelas transformações que, peça a peça, moldaram o presente e direcionaram o futuro. E o São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) reitera o orgulho por todos os profissionais que passaram pelas mais de três décadas no trabalho de captação e apoio a eventos nacionais e internacionais.

O passado, presente e futuro se cruzam e espelham a confiança depositada na entidade hoje e para os próximos anos, em um momento inédito e promissor para o setor de eventos, turismo e viagens. Prova disso, basta olhar para a história. Há mais de 33 anos, um grupo de empresários, executivos e representantes de entidades empresariais se reuniram para tornar real o sonho da criação de uma entidade que incrementasse o turismo em São Paulo. Pouco tempo depois deste primeiro encontro, em 11 de novembro de 1983, foi criada a Fundação 25 de Janeiro, dando origem ao primeiro Convention & Visitors Bureau do Brasil e da América do Sul. O Ca’d’Oro, lar da primeira reunião e nascente dessas ideias inovadoras, retorna agora, em 2016, moderno, mas com o mesmo espírito de sua criação.

E é assim, com o contemporâneo aprendendo com o passado e o passado dando espaço à inovação, que o SPCVB segue com seu trabalho estatutário de ampliação do número de visitantes por meio da captação de eventos nacionais e internacionais. Entretanto, com tantas mentes inquietas e com o fulgor de fazer ainda mais, a entidade abre os braços e amplia o horizonte de sua atuação, lançando campanhas para incrementar a economia do setor como um todo, a divulgação do destino e o amor por São Paulo, seja de seus moradores ou visitantes. Tudo isso desde o momento de sua criação.

Os resultados são visíveis e colocaram São Paulo como um dos principais destinos do mundo. Entretanto, manter esse espírito ousado e focado em resultados só é possível graças à orientação e participação dos líderes do setor que compõem o Conselho Curador e de Administração; os 14 empresários e executivos que formam o Conselho Consultivo; a equipe técnica, hoje, dividida em cinco diretorias (Eventos Internacionais, Eventos Nacionais, Relacionamento, Marketing e Administrativo e Financeiro); os colaboradores atuais e de toda a história da entidade; além de cada um dos mais de 750 associados de diversos segmentos da cadeia produtiva do turismo, eventos e viagens, que acreditam no trabalho do SPCVB e no turismo como um injetor pulsante para a economia de São Paulo e das cidades associadas.

São 33 anos de capítulos simbólicos, como o “São Paulo Halley Festival”, que celebrou a passagem do cometa Halley, em 1986; a abertura do comércio aos domingos, algo impensável há décadas, mas, desde 1997, uma realidade que auxilia na movimentação econômica; a campanha “São Paulo Tudo Acontecendo Agora”, de 1993, que hoje, com o mote “São Paulo é Tudo de Bom”, integra a comunicação do destino e já foi cantada por famosos, escolas de samba e, agora, em uma nova roupagem, em música escolhida de um festival que envolveu bandas do Brasil inteiro.

Construímos o futuro a cada dia, por isso, São Paulo conta com eventos captados até 2020, além de oportunidades que seguem em processo de captação ou prospecção para até 2027. Há muito trabalho pela frente ainda. Muito obrigado a todos que fizeram parte desta trajetória!

 

 

 

 

Juan Pablo De Vera Barbieri,
Presidente do Conselho de Administração do
São Paulo Convention & Visitors Bureau

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.