Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

11º Festival de Turismo das Cataratas supera expectativas e já tem data para 2017

paulo angeli e mesa centralTodos as edições do Festival de Turismo das Cataratas , conhecido por FIT Cataratas foram ótimas, mas esta 11ªedição com certeza superou todas as expectativas. Aberto no Rafain Palace hotel & Convention Center, seja na noite de abertura no dia 15 de junho e no dia 16 a partir das 14hs  na feira de Turismo, neste ano, o evento superou tudo em termos de tudo. Com espaço ampliado, corredores mais amplos, os expositores e visitantes não pouparam elogios ao evento, que consagrou como o melhor de todos os tempos.  Neste ano com maior público, número de estandes e expositores. A abertura muito bem prestigiada contou com a presença do presidente interino da Embratur, José Antonio Parente, do presidente da ABAV-PR, Roberto Bacovis, o presidente da Fecomércio do Paraná, Darci Piana, Michel Tuma Ness, presidente da Fenactur, o presidente do grupo GJP hotels, Guilherme Paulus, o diretor presidente da Itaipu Binacional, Jorge Sameck, o superintendente de Comunicação da Itaipu, Gilmar Piolla, entre outros. Uma das novidades foi o salão do vinho argentino que agradou a todos, com variedade dos produtos com degustação de vinhos com seus representantes e fornecedores presentes e fez toda a diferença. Sucesso total!. A abertura foi feita pelo idealizador e coordenador geral do Festival, Paulo Angeli, que mostrou que o festival supera todas as crises e veio para ficar.

 

“Foi uma demonstração inequívoca da força do Destino Iguaçu para superação da crise pela qual passa a economia brasileira”, avaliou Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social de Itaipu e vice-presidente do Fundo Iguaçu. A Itaipu é patrocinadora máster do evento.

Paulo Angeli e o presidente da ABAV-PR, Roberto Bacovis
Paulo Angeli e o presidente da ABAV-PR, Roberto Bacovis

De quarta a sexta-feira, foram mais de 30 atividades paralelas. Entre elas, o 1º Salão Brasileiro de Turismo Termal & Spa, em conjunto com o VI Thermal Meeting OMTh/ALATh Latin America 2016.

A diversidade de atrações ajuda a impulsionar o evento, com várias frentes, desde a formação de profissionais no fórum técnico-científico. O 10º Fórum Internacional de Turismo Iguassu teve 199 trabalhos aprovados. Focado na discussão sobre megaeventos, a iniciativa reuniu pesquisadores de todo o Brasil no Rafain e também no campus da Unioeste, em Foz. “Tivemos aqui representantes de cursos de todas as faculdades de turismo e de hotelaria do País”, afirmou Angeli.

 

DSCF0935

A programação teve, ainda, o Hackatour Cataratas, Salão de Turismo de Compras, Salão de Vinhos Argentinos, Salão Adventure Cataratas, Salão E-Marketing Cataratas, Expo Hotel Cataratas, Salão de Turismo Cultural e Espiritualidade, Salão Mice Cataratas e uma Mostra Regional de Produtos Sustentáveis.

Mas a preocupação com a sustentabilidade não ocorre apenas no incentivo ao produtor, que ganha espaço na feira. Há cinco edições, o Festival de Turismo Cataratas promove compensação de carbono, com plantio de mudas para equilíbrio do impacto ambiental. Serão plantadas entre 700 e 800 mudas no Corredor da Biodiversidade Santa Maria, que liga o Parque Nacional do Iguaçu à faixa de reserva florestal da Itaipu Binacional.

 

Jorge Sameck e Gilmar Piola -foto Jordan Santos
Jorge Sameck e Gilmar Piola -foto Jordan Santos

O Festival Internacional de Turismo das Cataratas tem o apoio da Fecomércio, Sebrae, Ministério do Turismo, governo do Estado e Prefeitura de Foz do Iguaçu.

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,35 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de cerca de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75 % do Paraguai.

Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 

O crescimento é expresso também pelo número de estandes – 207, 18% a mais que no ano passado. Criado há dez anos, o festival chegou a 3.200 participantes em 2009. Em 2010, eram 264 expositores, diante de 1.110 expositores neste ano.

Para o superintendente da Itaipu, os resultados desta edição são mais uma prova do potencial da região como destino de lazer, eventos, ecoaventura e compras, a partir de uma boa gestão integrada de turismo. “Demos uma resposta contundente aos pessimistas de plantão que acreditam que o Brasil e o mundo estão em crise. Somos um exemplo de superação e mostramos aos participantes que aqui no Destino Iguaçu é proibido falar em crise”, completou Piolla.

Em 2017, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) o “Ano do Turismo Sustentável”, o Festival Internacional de Turismo das Cataratas será entre os dias 21 e 23 de junho.

Superação

Nesta edição, eram esperadas 6 mil pessoas, mas a projeção mudou logo no primeiro dia. “Na quarta-feira (15), alguns expositores ficaram sem material, de tanta gente atendida”, disse Paulo Angeli, coordenador geral do festival. O público diverso foi formado por gente de todo o Brasil e exterior, entre eles mais de mil estudantes. Ao todo, foram mais de 50 caravanas, vindas de 60 cidades do Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina.

A presença do presidente da Embratur, José Antônio Parente, durante toda a programação, mostra o peso do evento. Parente se comprometeu a dar “grande divulgação” ao Destino Iguaçu durante a Olimpíada e Paraolimpíada Rio 2016, por meio de parceria com a Itaipu. “O case Iguaçu é um sucesso. Quiséramos nós que todo o Brasil fosse como o Destino Iguaçu”, afirmou o presidente. No período dos jogos, Foz terá um espaço especial na Casa Brasil, a vitrine brasileira da Embratur para o turismo do País. A Casa Brasil deve receber 100 mil pessoas por dia.

Segundo Gilmar Piolla, o presidente da Embratur não foi o único a registrar uma boa impressão do evento e do Destino Iguaçu. “O público saiu impressionando com a mensagem positiva que passamos”. E completou: “mostramos aos convidados, parceiros e ao público do Festival de Turismo que estamos preparados para crescer, mesmo nas adversidades. Somos um destino turístico único, diferenciado”.

Nascido para promover o Destino Iguaçu, o festival ganhou nova dimensão, servindo como uma vitrine para o turismo do próprio Brasil. “A atração de estrangeiros, como os de origem uruguaia, argentina e paraguaia, despertaram o interesse da Embratur, que olhou com carinho para o festival”, afirmou Paulo Angeli.

HOMENAGEADOS NA NOITE DE ABERTURA

 

A programação do 11º Festival de Turismo das Cataratas começou em alto estilo na quarta-feira (15), com a presença de autoridades e a entrega do tradicional Troféu Cataratas, criado pela Associação dos Jornalistas de Turismo do Paraná (ABRAJET-PR) e realizado em parceria com a Paraná Turismo.

O objetivo da iniciativa – que este ano teve a assinatura “Centenário Paranaense do Turismo” – é homenagear personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do setor no Estado. As obras de arte únicas foram criadas sob encomenda pelo consagrado Escultor paranaense, Luiz Antônio Gagliastari, e entregues aos homenageados ou seus familiares/representantes.

 

O coordenador geral do Festival, Paulo Angeli recebendo a homenagem foto Jordan Santos
O coordenador geral do Festival, Paulo Angeli recebendo a homenagem foto Jordan Santos

Foram homenageados o ex-governador Paulo Pimentel, que criou a PARANATUR, em 1969; Darci Piana, Presidente do Sistema Fecomércio-PR; o ex-prefeito de Curitiba e ex-governador Jaime Lerner, face ao seu histórico; e a jornalista Rosy de Sá Cardoso, fundadora e editora do primeiro caderno de Turismo do Paraná.

“In memorian”, foram homenageados o pioneiro da hotelaria de Foz do Iguaçu, Frederico Engel, que em 1916 recebeu o aviador Santos Dumont, que foi o grande incentivador para a criação do Parque Nacional do Iguaçu; e Sérgio Miguel, ilustre incentivador do Turismo no estado.Também em reconhecimento ao trabalho desenvolvido no setor, a organização do Festival de Turismo das Cataratas entregou o Troféu Amigo do Festival a cinco personalidades: Márcio Favilla, diretor executivo de Programas Operacionais e Relações Institucionais da Organização Mundial do Turismo (OMT); José Antonio Silva Parente, presidente da Embratur; Chico Brasileiro, deputado estadual e presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná; Aleandro Rubin, vice-presidente da Ordem do Caminho de San Tiago de Compostela e coordenador da Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-Estar (Termatália); e e Fabio Lazzerini, geólogo e presidente da Alath.

 

trofeu cataratas

trofeu centenário

 

 

trofeu todos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Cristina Lira viajou para o festival de Turismo das Cataratas a convite da organização do evento

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem