11ª edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2023/24 anuncia vencedores


O evento, que aconteceu na Casa do Turismo Capixaba, premiou 10  iniciativas e 4 menções honrosas 



A tão esperada noite de entrega do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2023/24 aconteceu no sábado (25/11), na Casa do Turista, no Espírito Santo, e também contou com transmissão ao vivo pelo Youtube da BRAZTOA.
O evento teve a presença de autoridades, apoiadores, operadoras, jurados, finalistas, imprensa e outros convidados, e começou com a palavra do Presidente do Conselho da BRAZTOA, Fabiano Camargo, que abriu a cerimônia agradecendo a acolhida e trabalho conjunto com o governo do Estado, Secretaria de Turismo e Sebrae ES, além de destacar o amadurecimento das iniciativas e da estrutura da premiação. “A cada ano, os cases apresentados têm sido considerados mais consistentes e têm gerado influência dentro do mercado, sendo inclusive, replicados. Nesta edição, os inscritos tiveram uma avaliação na qual um dos principais critérios de avaliação foi a contribuição para mitigação dos efeitos da emergência climática”, destacou Camargo.
Em seguida, Marina Figueiredo, Presidente Executiva da BRAZTOA, fez seus agradecimentos, antes do anúncio dos vencedores. “É sempre inspirador conhecer iniciativas que estão fazendo a diferença no turismo brasileiro – e nós da BRAZTOA só podemos agradecer aos 98 cases válidos inscritos para essa 11º edição, vindos de 22 Estados brasileiros e do Distrito Federal. Todos são vencedores pelo empenho e o compromisso em atuar de forma diferenciada e responsável”, disse Marina.
Nesta edição, os 25 finalistas de diversas partes do Brasil tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos aos jurados em pitches de cinco minutos, que aconteceram presencialmente e on-line, no Sebrae ES.
Após criteriosa avaliação realizada pelos jurados, que contou com coordenação e interface realizadas pela SPRINT Dados, foram anunciadas ao público as 10 iniciativas vencedoras e outras quatro menções honrosas, nas categorias Gestão/Governança e Experiência/Produto –  executadas pelas Operadoras Braztoa e de parceiros de negócios e institucionais. 
Confira a lista de vencedores em ordem alfabética. 
Categoria Experiência/Produto *Empreendimentos Turísticos Buraco Das Araras, com a iniciativa RPPN Buraco Das Araras – a RPPN Buraco das Araras, localizada em Mato Grosso do Sul, é o local para viver todas as sensações que a natureza pode oferecer. Com sua beleza singular de formações geológicas e biodiversidade, o local reúne atividades de contemplação e observação de aves, proporcionando interação com a natureza, a conscientização e propagação da importância de RPPNs para a conservação de áreas naturais e fomenta o desenvolvimento do turismo sustentável, uma alternativa de baixo impacto e com geração de renda sem destruir os recursos naturais.*Lajedo Dos Beija-Flores, com a iniciativa Lajedo Dos Beija-Flores: Unindo Conservação e Birdwatching Sustentável – a observação de aves está se tornando um instrumento poderoso para a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável. Além de oferecer experiências únicas de observação de aves, a iniciativa da cidade de Boa Nova, na Bahia, reflete uma tendência global em ascensão e se esforça para promover a consciência ambiental e a preservação da biodiversidade. Com infraestrutura sustentável, criação de empregos locais e engajamento da população através de programas educacionais, tornou-se uma jóia de sustentabilidade e conservação e um modelo inspirador de como o turismo pode ser uma força motriz positiva.*Palmitolândia – com a iniciativa Palmitolândia – uma Experiência Gastronômica No Coração Da Mata Atlântica – Seu propósito de vida é aproveitar cada pedacinho do palmito – essa joia da mãe natureza que na Palmitolândia é carinhosamente chamada de “ouro branco”.A iniciativa está enraizada em Iporanga, no estado de SP, no coração da Mata Atlântica, onde o palmito é rei e fonte de inspiração para todas as criações: brigadeiro, trufa, sushi, kibe, tudo é de palmito, até o prato é feito com a folha da palmeira. Com um cardápio completo, que vai do café da manhã até o jantar, a Palmitolândia oferece aos visitantes desde macarrão de palmito com cogumelos até bombocado de pupunha, tudo para ensinar a todos a consumir o palmito muito além da salada.

*Pure Brasil Agência De Viagens e Turismo Ltda, com a iniciativa Amolar Experience – a Serra do Amolar, situada em Corumbá no Mato Grosso do Sul, é um destino que transforma pessoas. O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) faz a gestão de área de preservação, que compõe uma área de mais de 300 mil hectares para formar a Rede Amolar, um corredor de biodiversidade, fundamental para a conservação do Pantanal. O programa de turismo Amolar Experience, criado em parceria com a Pure Brasil, permite que o viajante viva esse ambiente de natureza exuberante e se envolva em projetos de conservação desenvolvidos pelo IHP, gerando renda para o financiamento das ações e para as comunidades locais.

*Rede Brasileira De Trilhas, com a iniciativa Rede Brasileira De Trilhas – em 2023, a Forbes elegeu o Brasil o melhor país para ecoturismo, mas que atrai menos turistas comparado ao segmento de sol e praia. Pesquisa do Instituto Semeia aponta que 75% dos ecoturistas buscam trilhas, mas nossa malha é inferior a 10.000 km, menor que Portugal. A missão da Rede Brasileira de Trilhas é transformar o potencial identificado em produto real, para isso, capacitam e implementam trilhas em todo o Brasil, provendo recreação, geração de empregos e corredores ecológicos. A iniciativa é da cidade de Águas da Prata de São Paulo.
Categoria Gestão/Governança*Acolhida na Colônia, com a iniciativa Turismo Pedagógico da Acolhida da Colônia – a iniciativa de Santa Rosa de Lima, em Santa Catarina, fomenta e potencializa o turismo rural ecológico, respeitando a natureza e suas preciosidades. Com passeios educativos e imersivos no campo, mostra a estudantes e visitantes em geral a importância da sociobiodiversidade e como valorizá-la. Além disso, provoca uma visão crítica sobre a preservação dos recursos naturais e, assim, fortalece a agricultura familiar agroecológica. *BWT Operadora, com a iniciativa Convenção BWT – Eventos Sustentáveis – desde a primeira edição da Convenção BWT Operadora, em 2017, o olhar para a sustentabilidade esteve presente como uma premissa para realização do evento, sendo um tema da governança da empresa. Em 2023, o destaque foi o evento ser carbono neutro, onde os gases de efeito estufa emitidos foram compensados, através da compra e aposentadoria de créditos de carbono certificados (VCS), bem como a destinação de resíduos para a ONG Eco Local Brasil – que os transformou em um banco reciclado. *Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, com a iniciativa ESG como vetor para a Gestão Sustentável em Meios de Hospedagem – o projeto foi criado para promover os conceitos e práticas de environmental, social and governance (ESG) e as diversas possibilidades de aplicabilidade junto aos meios de hospedagem, a partir do exemplo do sistema de gestão da sustentabilidade (SGS) do Hotel Senac Barreira Roxa, no Rio Grande do Norte, construído com base a NBR ISO 21401, nos objetivos de desenvolvimento sustentável – ODS e nas práticas de ESG aplicáveis à hotelaria, contemplando os três pilares da sustentabilidade: o ambiental, o social e o econômico.Secretaria de Turismo de São Sebastião, com a iniciativa Avistamento de Baleias São Sebastião – o projeto “Avistamento Responsável De Baleias” em São Sebastião no Estado de São Paulo, promove a conservação marinha e o turismo sustentável. com práticas responsáveis, educação ambiental e parcerias, preserva baleias, reduz impactos ambientais e impulsiona o crescimento econômico local. Uma iniciativa que protege a biodiversidade, cultiva cultura de conservação e fortalece a economia.  *Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), com a iniciativa Grande Reserva Mata Atlântica – iniciativa voluntária que reúne vários atores – públicos, privados, não governamentais e academia – que, juntos, promovem ações de desenvolvimento com foco no turismo de natureza dentro do maior remanescente de Mata Atlântica do mundo, com cerca de 3 milhões de hectares de ambientes naturais conservados, rico em cultura e história, situado entre São Paulo, Paraná e Santa Catarina. A iniciativa visa promover esse importante patrimônio como destino de turismo de natureza nacional e internacional.Menções Honrosas*Céu De Montanhas, com a iniciativa Céu De Montanhas
*CVC Corp, com a iniciativa Criação Do Instituto CVC
*Ekôa Park, com a iniciativa Encontre Sua Natureza
*Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), com a iniciativa Topbus+
Para ver todos os cases vencedores e seus descritivos na íntegra, acesse: https://www.braztoa.com.br/
 A cerimônia de premiação ainda contou com a apresentação emocionante do Instituto Serenata D´Favela e os troféus entregues aos vencedores foram criados pela artista capixaba, Aline Ribeiro.
Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2023/24Consultoria: SPRINT DadosApoio Institucional: Ministério do Turismo do Brasil, Embratur e PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio AmbienteDestino Anfitrião: Espírito Santo 

 Sobre a BRAZTOAA BRAZTOA – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo – reúne e representa algumas das principais operadoras e marcas de turismo no setor de viagens de lazer no Brasil. Durante o ano de 2022, as operadoras associadas à BRAZTOA faturaram R$ 11,55 bilhões e realizaram 8,4 milhões de embarques. Entidade vanguardista e sem fins lucrativos, a BRAZTOA promove ações e parcerias de apoio à comercialização e que valorizam as atividades empresariais dos associados, também ações institucionais, representando e defendendo os interesses dos associados e do setor junto aos Poderes Legislativo e Executivo, autoridades governamentais, outras entidades do setor, imprensa e mercado, além de estar comprometida com o fomento do setor, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável. Ao longo dos seus mais de 30 anos de existência, tem trabalhado com o objetivo de gerar benefícios e valorizar a atuação dos operadores e contribuir para o fortalecimento do setor, reafirmando constantemente sua missão de inovar e antecipar as demandas de mercado, se consolidando como uma das mais importantes e representativas entidades do turismo no Brasil.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!