1.º Aniversário do Avenidas – Um Teatro em Cada Bairro

Efeméride assinalada a 17 de dezembro, com música, cinema, arte urbana e fotografia
O espaço Avenidas – Um Teatro em Cada Bairro, da Câmara Municipal de Lisboa, celebra este domingo, 17 de dezembro, o seu primeiro aniversário, com uma programação cultural aberta a todos.

Com entrada gratuita, a abrangente programação decorre entre as 10h00 e as 18h00, com iniciativas que vão desde uma oficina de bonecas, uma nova intervenção artística no icónico mural da Feli.Cidade, até à exibição do documentário de Frank Saalfeld com testemunhos da comunidade local e do concerto “And All That Jazz” com Jaya Girão e Francisco Sassetti.  

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, o vereador da Cultura, Diogo Moura, e o presidente da Junta de Freguesia de Avenidas Novas, Daniel Gonçalves, marcam presença nas comemorações, a partir das 15h00.  

Inaugurado em 17 de dezembro de 2022 como o primeiro espaço cultural da rede Um Teatro em Cada Bairro, este centro cultural de proximidade (localizado na Rua Alberto de Sousa 10, A) tem vindo a desempenhar um papel fundamental na consolidação de uma oferta cultural diversificada e regular, construída com o envolvimento dos agentes culturais locais e das diferentes comunidades que habitam o bairro de Santos ao Rego.  

A aposta numa cultura descentralizada e assente numa cidadania participativa tem contribuído para a apresentação de diferentes projetos de cariz cultural e social, como oficinas criativas, peças de teatro, concertos, sessões de cinema, conferências, debates, entre outras atividades.   

Da programação desenvolvida pelo Avenidas – Um Teatro em Cada Bairro, destacam-se iniciativas como: o projeto “Feli.Cidade” pelo Universo Maravilha que contou com 180 testemunhos; “O Meu Bairro Sou Eu” pela Agência Calipo, um projeto fotográfico com a participação de 50 moradores e comerciantes do bairro de Santos ao Rego; o documentário “Alma De Bairro” do realizador Frank Saalfeld e do diretor de fotografia Ricardo Jorge Fauastino; o projeto “Entre Rimas”, um diário de bordo com testemunhos recolhidos ao longo de três meses neste território; o percurso encenado “Vamos Parar neste Apeadeiro”, resultado de uma partilha de narrativas pessoais com a comunidade e as instituições.   
No domingo, são várias as propostas dirigidas a todos, que incluem:   – 10h00: a oficina de bonecadas “Dar Vida aos Afetos” com Leise Semedo, a criadora das Dusadolls e uma das artesãs da Cooperativa Bandim, que convida as famílias a confecionar as suas próprias bonecas com recurso a técnicas de costura ancestrais de Cabo Verde;   – 14h30: o regresso ao mural da Feli.Cidade com uma nova intervenção artística de Carolina Caldeira onde serão colocados novos cartazes com frases sobre aquilo que nos faz felizes e que foram partilhadas pelos moradores do bairro do Rego;  – 15h00: a cerimónia oficial conta com alguns pequenos apontamentos e ainda uma visita à exposição “Retratos Contados de Ruy de Carvalho” inaugurada a 1 de dezembro no interior do Avenidas.  – 15h30: exibição do documentário “Um Ano de Avenidas: Que impactos na comunidade?”, uma curta-metragem documental de 15 minutos, realizada por Frank Saalfeld, a partir da recolha de testemunhos da comunidade local.  – 16h00: o público é convidado a viajar no tempo com o concerto “And All That Jazz”, um recuo aos grandes clássicos do jazz que fizeram furor nas rádios durante a Segunda Guerra Mundial. As obras de Gershwin, Cole Porter ou Glenn Miller serão revisitadas através da voz de Jaya Girão e do piano de Francisco Sassetti a quem cabem encerrar estas comemorações.   

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!