Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Turismo religioso por Manoel Sidnésio

20160706_093853_HDRArtigo Turismo Religioso por Manoel Sidnésio, idealizador do Grupo de Turismo Religioso no RN – GR

Segmento já corresponde a mais de 3,6% das viagens realizadas no Brasil

A religião é a motivação de 3,6% das viagens realizadas, podendo esse percentual ser bem maior, tendo em vista que os dados coletados junto ao Ministério do Trabalho se relacionam as situações formais, regularizadas e os dados do Ministério do Turismo podem chegar a 5% ou mais das viagens.

Recentemente o Globo Online publicou uma matéria com o título “A fé que move as cidades”, informando sobre o avanço de cidades no Brasil, onde o PIB cresceu entre 2000 a 2013 influenciado principalmente pelo turismo religioso, impactando diretamente no crescimento econômico do país, como pode se verificar no seguinte trecho:

“A fé que move curiosos e peregrinos move também muitos municípios e sustenta famílias inteiras. Em cidades como Aparecida, em São Paulo, símbolo maior desse tipo de turismo no país, o Ministério do Turismo estima que os dez milhões de visitantes deixam, a cada ida à cidade, cerca de R$ 1.200, o equivalente a R$ 12 bilhões por ano. Não à toa, a economia dessas cidades se expandiu, nos últimos anos, a níveis muito superiores ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Entre 2000 e 2013 (último dado disponível) o PIB de Juazeiro do Norte, no Ceará, por exemplo, avançou 579,5% (a preços correntes). Nesse mesmo período, a economia brasileira cresceu 329%. Mesmo assim, a falta de um programa estruturado para aproveitar o alto fluxo de pessoas ainda impede que muitas dessas cidades, de fato, se desenvolvam economicamente”.

De forma resumida, podemos dizer que o Turismo Religioso além de estar em plena expansão, dentro de poucos anos tomará uma proporção igual ao Turismo de Lazer no país. Porém, o Brasil ainda tem muito a aprender sobre esse segmento.

É necessário investimento, capacitação e infraestrutura nos destinos com atrativos religiosos.Deve-se incentivar programas, projetos, estudos técnicos, tecnológicos e acadêmicos, profissionalizando e qualificando a todos os interessados em empreender neste segmento.

Porém, jamais podemos esquecer que o Turismo Religioso tem como seu ponto central a evangelização. A igreja em unidade com a OMT (Organização Mundial do Turismo), elaborou uma carta referente ao dia mundial do Turismo partindo do mesmo objetivo: Um bilhão de turistas, um bilhão de oportunidades.

Dentro desse segmento, Natal irá sediar dois importantes eventos nos próximos meses – o Fórum Nacional de Turismo Religioso, nos dias 18 e 19 de agosto de 2016, no auditório do SEBRAE-RN, e a Expotour Católica, de 07 a 09 de abril de 2017 no Centro de Convenções.

A Expotur Católica representa um espaço onde palestras serão ministradas, música e arte sacra exibidas, o artesanato, que continua sendo a arte das mãos, expressando a religiosidade, mas não perdendo a essência do “fazer manual”, os stands dos destinos religiosos expondo suas potencialidades turísticas e culturais, enfim criando um verdadeiro celeiro cultural e religioso.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem