Salão do Empreendedor aproxima consumidores da produção local do azeite de oliva

 

Atividades gratuitas ocorrem na Expointer, de 26 de agosto a 3 de setembro, em Esteio

 

Esteio – Talvez pouca gente saiba, mas nos últimos 10 anos o cultivo de oliveiras no Rio Grande do Sul cresceu, em média, 2000%, tendo a produção direcionada para a extração do azeite. Estas e outras informações sobre este segmento promissor no Estado poderão ser encontradas no Salão do Empreendedor, na Expointer, iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do programa Juntos para Competir, em parceria com a Fecomércio/Senac-RS, o SENAI-RS e apoio da Embrapa por meio das unidades Pecuária Sul, Uva e Vinho e Clima Temperado. Todas as atividades do Salão do Empreendedor, localizado no Pavilhão Internacional, são gratuitas. 

Segundo o Conselho Oleícola Internacional, o mercado brasileiro é o segundo maior importador de azeitonas e de azeite de oliva do mundo, registrando mais de R$ 1 bilhão ao ano na comercialização destes produtos. Tendo em vista o mercado consumidor nacional, os produtores gaúchos investem e aumentam a produção. No Salão do Empreendedor os visitantes serão convidados a navegar por um mapa interativo que mostra as áreas recomendáveis para o cultivo da oliveira, além de assistir a um vídeo explicativo a respeito de todo o processo da produção até a extração do óleo.

Em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI), por meio do Programa Estadual de Desenvolvimento da Olivicultura – Pró-Oliva, o Salão do Empreendedor também recebe o Salão do Azeite Gaúcho, onde o consumidor poderá conhecer as 17 marcas gaúchas existentes atualmente no mercado.

Sobre o Salão do Empreendedor

Pelo segundo ano na Expointer, considerada uma das principais do setor agropecuário na América Latina, o Salão do Empreendedor terá sua programação orientada a partir dos sete segmentos selecionados por seu potencial de desenvolvimento no Rio Grande do Sul: Apicultura, Horticultura, Olivicultura, Ovinocultura, Pecuária de Corte, Pecuária de Leite e Vitivinicultura. Neste ano, todo conteúdo, atividades e atrações interativas proporcionados pelo Salão do Empreendedor estarão relacionadas à ideia de mostrar as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul com a perspectiva ‘do campo à mesa’.

Com a inclusão da Fecomércio/Senac-RS, do Senai-RS e da Embrapa (apoio) ao grupo de entidades responsáveis pela organização do espaço e das atividades, o Salão torna-se mais completo. “A grande ideia é mostrar como se faz e o que está envolvido na produção de itens do dia a dia – detalhando cuidados, técnicas e tecnologia – e, claro, além disso, gerar oportunidades de negócios”, diz o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Rivaci Sperotto.

Categories: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »